Pular para o conteúdo

Salmo 61:2 – Leva-me para a rocha


Leva-me para a rocha – Pregação

Esboço de Pregação em Salmo 61:2 – “Desde o fim da terra clamarei a ti, quando o meu coração estiver desmaiado; leva-me para a rocha que é mais alta do que eu.”

Introdução de Salmo 61:2

Em um momento de abatimento, Davi, através deste salmo, clama ao Senhor que lhe dê força e proteção, expressando o seu forte desejo de estar na presença do Senhor que sempre lhe ouviu.

Destacamos aqui a expressão usada por Davi quando disse: “Leva-me para a rocha que é mais alta do que eu.”, em uma outra versão: “Leva-me para a rocha que é alta demais para mim.”

Davi coloca aqui o Senhor como uma rocha mais alta do que ele, ou seja, ele entendia que a grandiosidade do Senhor era a garantia da sua vida. Nós vamos ver este mesmo sentimento em muitos outros salmos que ele escreveu. O seu desejo era estar nesta rocha, mas ele sabia que sozinho não conseguiria, mas o Senhor é quem o colocaria nesta rocha, que era a figura profética do Senhor Jesus, a Rocha Eterna.

Desenvolvimento

Nós temos a mesma necessidade, que é estarmos firmados nesta Rocha que é mais alta do que nós. Nossa limitação é extrema, não somos capazes em nós mesmos de alcançar essa condição de comunhão, mas Deus o Pai enviou o seu Filho Jesus, a Rocha, e ele nos leva a essa Rocha.

Essa rocha é mais alta do que nós, nós não a alcançamos e só o nosso Pai Celeste nos eleva a ela. Não há outro lugar onde possamos nos refugiar, pois não há outra rocha. (IS 44:8) – Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra rocha que eu conheça.

O Pai é que nos leva a esta Rocha através da revelação: (JO 6:44) – Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

Só em Jesus temos abrigo seguro, e só nele somos salvos, pois ele é a Rocha: (1PE 2:4) – E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa. (1PE 2:4) – E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa.

Jesus é o Senhor dos Senhores, ele em tudo é vencedor, ele é o Rocha que está acima de nós, ele é mais alto do que nós, pois ele é o Eterno. “Leva-me para a rocha que é mais alta do que eu.”

Essa Rocha é nosso abrigo, nosso refúgio, nossa proteção, lugar de descanso, nossa paz, nossa salvação.

Conclusão de Salmo 61:2

Em Jesus nós vencemos, nele estamos seguros, o mal não nos toca, temos o consolo do Espírito Santo e a comunhão com o Pai. Nesta Rocha está a fonte da água da vida, ele é o Senhor dos Senhores. Assim, nossa súplica não pode cessar a cada dia, e deve ser ela: “Leva-me para a rocha que é mais alta do que eu.”, “Leva-me para a rocha que é alta demais para mim.”

Nossa necessidade maior é estar em Jesus, é estar nesta Rocha, pois ele é a nossa salvação, o único Salvador, não há outra Rocha.

Esboço de Pregação em Salmo 61:2 – “Desde o fim da terra clamarei a ti, quando o meu coração estiver desmaiado; leva-me para a rocha que é mais alta do que eu.”


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Leva-me para a Rocha – Salmo 61:2

A rocha ferida – Números 20:8

Estudo Bíblico – A Prática da Palavra – Mateus 7:24-27

E Jacó não tinha sede – Isaías 48:21

I Reis 5:17 – O crente que precisamos nos tornar



Alguma dúvida?