Pular para o conteúdo

I Reis 5:17 – O crente que precisamos nos tornar


O CRENTE QUE PRECISAMOS NOS TORNAR

“E mandou o rei que trouxessem pedras grandes, e pedras valiosas, pedras lavradas, para fundarem a casa.” I Reis 5:17

INTRODUÇÃO

Estava havendo uma grande obra. Salomão estava cumprindo o projeto entregue por seu pai Davi de construir um templo ao Senhor. Havia todo um cuidado com a construção. Não poderia ser de qualquer jeito, nem com qualquer material.

Assim como Salomão, o Espírito Santo está fazendo uma grande Obra em nosso meio. A grande preocupação é com os fundamentos. Com quais fundamentos esta Obra está sendo gerada em nós? Que tipos de servos o Espírito Santo quer que nos tornemos.

DESENVOLVIMENTO

Salomão envia homens para trazer pedras para a construção do templo. O desejo do rei era que estas pedras fossem grandes, valiosas e lavradas.

Meus irmãos, assim como Salomão teve a preocupação de escolher as pedras para a construção do templo, de dizer quais pedras ele queria, nesta Obra que o Espírito Santo está realizando, Ele tem separado homens e mulheres para um chamado. Mas há uma grande preocupação em que nos tornemos servos segundo o seu coração. Estas pedras somos nós. Aquilo que devemos nos tornar. As características que precisamos ter.

Pedras grandes

As pedras naquela época usadas numa construção eram grandes, não eram tijolos de reboco frágeis como os dos nossos dias, mas eram parte da rocha (Isaías 38:2) . Ao olhar para aquelas pedras no templo, as pessoas saberiam que estavam olhando para a rocha, pois eram partes dela.

Amados, quando as pessoas olham para nós, precisam enxergar a Rocha eterna, o Senhor Jesus. Nosso testemunho precisa ter autenticidade. Nosso comportamento precisa chamar atenção de que somos pessoas transformadas, libertas. Precisamos (no trabalho, em casa, na escola, na vizinhança) ser referência para uma assistência, para um conselho, uma palavra. As pessoas precisam ver em nós alguém para procurar. Lembrando que é o Senhor quem nos torna grandes. Cada vez que nos renunciamos, que nos anulamos, Ele cresce em nós e nos faz grandes para glória do seu Nome.

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:16

“É necessário que ele cresça e que eu diminua.” João 3:30

Pedras valiosas

Salomão queria as pedras valiosas. Tinha que procurar. Tinha que avaliar o valor da pedra. Nós precisamos ter valor espiritual. Qual é a crente valioso? É o que acorda pela madrugada para orar, é o que se santifica, é o que tem compromisso, o que ama a Palavra e busca ter um relacionamento com Deus.

“E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.” Daniel 1:8

Pedras lavradas

Pedras lavradas eram pedras trabalhadas. Nós precisamos ser trabalhados. Precisamos nos deixar ser moldados, transformados por Deus. Dirigidos por Ele. É o servo provado, que traz no seu corpo as marcas de Cristo. Quando você passa alguma prova na igreja, no lar, no trabalho, na vida…não se entristeça. Você é pedra lavrada que Deus está moldando para usar na sua Obra.

“Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.” Gálatas 6:17

CONCLUSÃO

As pedras escolhidas precisavam ter estas 3 características: Grandes, valiosas e lavradas. Nossa luta é trazermos nas nossas vidas estas 3 características proféticas para que a Obra do Espírito se consolide em nós. Para que a Obra que está sendo gerada em nós tenha fundamentos eternos.

“Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito (pedras valiosas), para a obediência (pedras lavradas) e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas (pedras grandes).”

I Pedro 1:2

Bruno Rocha



botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

Esboço bíblico – A VONTADE DO PAI FEITA NA VIDA DO SERVO

..Se me fizeres um altar de pedras… Êxodo 20:25

Os quatro tipos de terrenos – Lucas 8:4-15

Salmo 61:2 – Leva-me para a rocha

Leva-me para a Rocha – Salmo 61:2

A Descrição da volta de Jesus – Cantares 2:8

Cantares de Salomão – O livro



Alguma dúvida?