Pular para o conteúdo

Salmo 110:1 – Está assentado à direita de Deus Pai


Está assentado à direita de Deus Pai – Pregação

Esboço de Pregação em Salmo 110:1 – “Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés”.

Introdução de Salmo 110:1

O Salmo 110 é um dos vários salmos messiânicos que encontramos ao longo dos livros dos Salmos que é a coletânea de louvores do povo de Israel composto de 150 salmos. Este salmo, foi sempre considerado um salmo messiânico. Sempre se entendeu que se referia ao Messias, ao Cristo. Que um dia o Senhor Jesus seria enviado por Deus para cumprir o projeto de Salvação.

Este é o versículo do velho testamento mais citado no novo testamento (Mt. 22:44; I Cor. 15:25; Hb. 1:13). Jesus é o Governante Supremo e nunca deixará de o ser. Desde salmo Davi profetizou a exaltação de Jesus como Senhor. E vemos o cumprimento dessa profecia quando o Senhor volta para o céu.

Desenvolvimento

Disse o Senhor ao meu Senhor:

Trata-se de uma referência a um diálogo entre Deus Pai e o Filho (Jesus), que era filho de Davi por descendência. A palavra Senhor aqui é a tradução do hebraico YHWH, que é traduzido por vezes como Jeová ou Yahweh, ao passo que a segunda palavra Senhor no versículo é a tradução do hebraico ADONAI.

Assim, neste Salmo Deus Pai fala com o seu filho, Jesus, convidando-o a sentar-se a sua direita.

Interessante observar que Davi mesmo sendo rei, reconheceu o Senhorio do Senhor Jesus em sua vida, e que ele precisava do Senhor para governar e cuidar de sua vida.

“… Assenta-te à minha direita,”

Só compreenderemos o verdadeiro significado de Jesus se sentar á direita de Deus Pai, se nos lembrarmos do que acontecia com os filhos dos imperadores depois de uma grande vitória.

Naqueles dias era comum o imperador nomear o filho como general dum exército e enviá-lo a uma parte distante do império que estava ameaçada por forças inimigas. Quando estas tinham sido reprimidas, o filho regressa num cortejo de vitória até a presença do pai, Ia á frente das tropas, a que se seguiam os prisioneiros que tinham sido capturados e acorrentados. Depois seguiam homens levando os despojos de guerra, que iam ser distribuídos como dádivas.

Como recompensa, o imperador convidava o filho a partilhar o trono com ele, sentando-o a sua direita, que era o lugar de honra, para ser co-regente. O filho era então coroado e passava a reinar juntamente com o pai.

Aplicação Profética do Senhor Jesus está assentado a destra do Deus Pai:

Da mesma forma, quando Jesus regressou ao céu, vitorioso, o Pai disse-lhe: “ Filho, vem sentar-te ao meu lado e reina comigo. Esta posição de honra pertence-te a ti e Só a ti.”

Jesus é o Senhor. Jesus é o Rei. Foi coroado Rei dos reis e Senhor dos Senhores quando voltou para o céu. (Ap. 17:14 e 19:16). Agora é o Rei de todo o universo.

O que representa profeticamente a expressão que o Senhor Jesus está assentado à direita do Deus Pai para a igreja fiel:

  • Intercede por Nós;
  • Governa todo o universo;
  • Estar preparando uma morada para os salvos.

“… até que ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés”.

Essa expressão mostrava que todos os inimigos estavam humilhados e derrotados. Muitos são os inimigos (desânimo, desemprego, enfermidades entre outros) que combatem contra a nossa fé na tentativa de tirar do nosso coração a bênção da Salvação. Mas em Jesus somos mais que vencedores.

Conclusão de Salmo 110:1

O Senhor Jesus como unigênito do Pai foi fiel e cumpriu o projeto de Salvação, e vencendo o pecado e a morte e nos garantindo uma tão grande Salvação.

Em breve o Pai dirá ao Filho (o Senhor Jesus) vai buscar a tua igreja e desse momento que o Filho levantará do seu trono que está à direita do Deus e voltará e nos levará para estarmos com Ele para todo o sempre. Amém.

Esboço de Pregação em Salmo 110:1 – “Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés”.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Desce da tua glória… – Jeremias 48:18-19

Jesus, o Mestre da Vida – 1 João 2:25

Quatro segredos importantes – Marcos 16:5-6



Alguma dúvida?