DESCE DA TUA GLÓRIA…

Jeremias 48: 18, 19

INTRODUÇÃO

  • Desce da tua glória e assenta-te em seco…

O Senhor lança um chamado ao homem, e o convida a se humilhar e a reconhecer sua fraquezas e necessidades espirituais.

  • Ó moradora, filha de Dibom…

Era uma cidade de Moabe, portanto não eram judeus, e sim gentios. Deus fala a um povo gentio, que a princípio não tem direito à herança alguma, mas que por sua misericórdia deseja salvar.

DESENVOLVIMENTO

  • O destruidor de Moabe subiu contra ti…

O inimigo tem se levantado nesta hora para destruir a muitos. Ele veio para matar, roubar e destruir. Os lares estão ruindo, os jovens se entregando aos vícios, nem as crianças têm sido poupadas e a miséria tem se alastrado, por causa da ação do destruidor. O Senhor, no entanto, tem chamado a atenção de todos para esta realidade, a fim de que despertem e o busquem. A arrogância do homem às vezes o impede de despertar e se humilhar diante do Senhor.

  • E desfez as tuas fortalezas…

As fortalezas de muitos, aquilo que lhes dá segurança hoje em dia, basicamente são: a família, a situação econômica e a saúde física. Estas três coisas têm sido o alvo do inimigo, pois ele sabe que, se conseguir destrui-las, a vida do homem será desestruturada. A destruição dos lares, a perda do emprego e da estabilidade financeira, além da perda da saúde, têm levado muitos à angustia e à destruição. Tudo isso faz parte do obra do destruidor, e as defesas do homem e tudo aquilo em que confia nada valem.

  • Põe-te no caminho…

O Senhor aponta a saída para a triste situação em que se encontra o homem. Ele o convida para entrar no Caminho e conhecer a Jesus. Ele mostra que o homem precisa abandonar seus próprios caminhos, para que possa obter a verdadeira segurança e salvação. Mas o que fazer para alcançar isso…?

CONCLUSÃO

Pergunta ao que vai fugindo, e à que escapou dize: Que sucedeu?

Aquele que teve uma experiência com Jesus é o que vai fugindo, e a igreja é a que vai escapando de toda esta situação, pois ela atentou para a Palavra do Senhor e tem se humilhado na sua presença. Pergunta: Que sucedeu? A resposta da igreja é: “Jesus morreu para te salvar, para te dar vida eterna e te livrar da mão do destruidor. Ele é rei e Senhor de todas as coisas, por isso deves te humilhar diante dele, reconhecendo tua pequenez e extrema necessidade de sua bênção e de sua salvação.