A PASSAGEM PELOS TERMOS DOS AMORREUS

A  PASSAGEM  PELOS  TERMOS  DOS  AMORREUS

 Números 21: 21-22

Tema: Definição e fidelidade ao projeto de Deus

            21  Então Israel mandou mensageiros a Siom, rei dos amorreus, dizendo:

            22  Deixa-me passar pela tua terra; não nos desviaremos pelos campos nem pelas vinhas; as águas dos poços não beberemos; iremos pela estrada real até que passemos os teus termos.

1) INTRODUÇÃO

            Salvação é um chamado para obedecer, é uma caminhada de obediência.

            O mundo tem o seu príncipe (Siom)

            A igreja está no mundo, mas não é do mundo.  Seu objetivo é passar pela terra.  Está de passagem.  “Não nos desviaremos nem pela esquerda, nem pela direita, mas iremos pelo caminho real.” 

 

            A igreja conhece o caminho e não se desvia dele, porque o Espírito Santo mostra com intimidade como prosseguir:  “… e os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele; sem vos desviardes para a direita nem para a esquerda.” (Isaías 30: 21)

2) A PROPOSTA DO MUNDO

            O mundo apresenta suas propostas, cada uma levando o homem a desviar-se do caminho que leva à eternidade.  São diversas as formas de desvio:

            ä Pelos campos – interesses do mundo, do inimigo. São até interessantes (para a carne). O campo que o Senhor nos propôs é melhor. (Gênesis 27:27  E chegou-se, e beijou-o; então cheirou o cheiro dos seus vestidos, e abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o Senhor abençoou).

            ä Pelas vinhas – alegrias do mundo que são efêmeras, tendo curta duração, como a alegria do vinho (bebida).  A nossa alegria é duradoura.  (Cantares 1:4)

            ä Água dos poços  – aquilo que o homem cava neste mundo para satisfazer suas necessidades.  Mas o que satisfaz o homem é a água da vida: Pois ele satisfaz a alma sedenta, e enche de bens a alma faminta. (Salmo 107:9)

 

3) A RESPOSTA DA IGREJA FIEL

            A proposta da igreja é não se inclinar a essas coisas. 

            Seguiremos com dinamismo na direção traçada pelo projeto de salvação.  Temos um objetivo para alcançar.  O servo precisa conhecer com profundidade o que o Senhor oferece, para comparar e ter condições de escolher o que é melhor.  

… iremos pela estrada real até que passemos os teus termos. (vs. 22)

            O adversário. faz uma proposta material, mas a igreja fiel responde pela fé. 

            ò Estrada real  –  Jesus, o Caminho.  Passou por nós e seguimos após Ele. 

            ò Até que tenhamos passados os teus termos  –  Até completar a caminhada; até o arrebatamento. 

4) CONCLUSÃO

            A igreja está de partida.  Sabemos que temos que viver ainda um tempo neste mundo, passar pelos termos dos amorreus, mas não nos contaminamos, pois seguimos por uma estrada real (Jesus), revelada pelo Espírito Santo, que nos conduzirá com segurança à eternidade de Deus.

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email