Pular para o conteúdo

O Resgate de Jeremias – Jeremias 38:6-13


O Resgate de Jeremias – Pregação

Esboço de Pregação em Jeremias 38:6-13 – “Então tomaram a Jeremias, e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; e desceram a Jeremias com cordas; mas na cisterna não havia água, senão lama; e atolou-se Jeremias na lama.”

Introdução de Jeremias 38:6-13

Jeremias era um profeta que estava sendo usado por Deus para apontar os erros e as consequências dos pecados do povo. Era um momento difícil, pois a região estava sendo dominada pelo império Babilônico. Havia falta de recursos e o povo estava preste a perder quase todos os seus bens. Havia muito medo e insegurança no meio do povo.

O povo, então, prefere viver na ilusão de que a situação seria resolvida a aceitar a verdade que estava sendo proclamada por Jeremias. Ele é preso em um poço onde não havia mais água, somente lama. Jeremias é abandonado numa situação que, com certeza, o levaria à morte.

Esta experiência vivida por Jeremias na cisterna pode ser facilmente comparada ao trabalho da Igreja desta última hora em favor do necessitado e do pecador.

Desenvolvimento

O mundo hoje também vive um momento de medo e incertezas quanto ao futuro. Muitos estão perdendo tudo e se sentido dominados por dívidas, vícios e doenças como stress e depressão.
A grande maioria não entende o motivo de estarem vivendo tempos tão difíceis, não aceitam a verdade: que este mundo é consequência dos nossos pecados. Preferem viver a ilusão que tudo vai se resolver, quando a realidade aponta o contrário.

Jeremias na Cisterna

Muitos estão sendo esquecidos em meio aos seus problemas. Estão vivendo momentos de grande angústia e sofrimento, estão vivendo a realidade de sua situação. A religião não acalma mais a sede de sua alma, pois ela necessita da água pura que é a Palavra da verdade, e não da lama que é a palavra adulterada pela vontade humana. A religião tem apresentado um evangelho segundo seus interesses.

O homem toma consciência que o seu futuro é de destruição, e que ele nada pode fazer para mudá-lo.
Quem passava pelo pátio não via a Jeremias, pois ele estava no fundo do poço. Muitos estão sofrendo e ninguém percebe. As pessoas já estão sobrecarregadas de problemas, não tem tempo para verem os problemas que os outros estão vivendo.

Ebede-Meleque, o Etíope

Um homem tomou conhecimento da situação de Jeremias e foi interceder ao rei por ele. Hoje o Espírito Santo tem visto o sofrimento do homem e principalmente daquele que serve a Deus, e o Espírito geme com gemidos inexprimíveis em favor dos santos. Ele consegue ver a luta que está no fundo do coração do homem.
O Espírito Santo não está indiferente à dor da alma do homem, mas intercede por nós diante de Deus. Suplica e batalha pela salvação do homem.
Ebede-Meleque não era da mesma nacionalidade de Jeremias, mas mesmo assim foi em seu socorro. Mesmo não havendo um vínculo inicial entre o pecador e a Obra do Espírito Santo, Ele vem em socorro do homem.

Trinta Homens

O rei determinou que trinta homens ajudassem Ebede-Meleque a resgatar Jeremias. É o chamado que o Senhor tem feito à sua Igreja para trabalhar na sua Obra.
O objetivo da Igreja é trabalhar sob o governo do Espírito Santo no resgate do homem necessitado.

Esta Obra é feita no corpo e não é pesada a ninguém, pois trinta homens é um número muito maior do que o necessário para tirar Jeremias da cisterna.

Trapos Velhos e Rotos, e Roupas Velhas

Qual a utilidade das roupas velas?

Às vezes não observamos alguns irmãos na igreja inertes, chegamos muitas vezes a comentar que o irmão fulano não se envolve com as atividades da igreja, não quer nada com o Senhor. Não devemos fazer julgamento de valor de nossos irmãos, Deus usa seus servos na hora e da forma que ele quer.

Há irmãos que não apresentam destaque dentro da igreja, mas são servos de oração, que jejuam por dias, que visitam os presídios e hospitais, lugares em que muitos não querem estar, e são estes que muitas vezes aos nossos olhos não tem utilidade, estes o senhor os usa para alcançar o necessitado.

São tantos que dá para fazer uma corda(a igreja como corpo é uma ferramenta usada por Deus para salvação e assistência de muitos). Aquela corda com roupas velhas foram o escape de Jeremias, o recurso para sair daquela cisterna.

Ficou Jeremias no Átrio da Guarda

O lugar seguro é na presença do Senhor! A vida de Jeremias foi preservada por que Deus usou servos que deram lugar, atentaram para a direção do Espírito Santo, sem olhar para as dificuldades, lançaram mãos daquilo que Deus tinha preparado e usaram para salvar a Jeremias da cisterna.

Há muitos que inda estão na cisterna, e nós como igreja fiel devemos estar atentos ao chamado do Senhor para socorrer os servos e necessitados.

Esboço de Pregação em Jeremias 38:6-13 – “Então tomaram a Jeremias, e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; e desceram a Jeremias com cordas; mas na cisterna não havia água, senão lama; e atolou-se Jeremias na lama.”


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Cisterna de Belém – 2 Samuel 23:15

Vigilância, Santificação, Religião – 2 Reis 18:31-32

As Portas de Jerusalém – A Porta de Ouro

Consequências por não ouvir a voz de Deus – Jonas 1:1

As Portas de Jerusalém – A porta do monturo



Alguma dúvida?