Pular para o conteúdo

Jeremias 17:7-8 – Bendito o homem que confia no Senhor


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

BENDITO O HOMEM QUE CONFIA NO SENHOR – Pregação

Esboço de Pregação em Jeremias 17:7-8 – “Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.”

INTRODUÇÃO

Estamos vivendo um momento especial dentro do plano de Deus nesta Obra.

O aspecto profético é fundamental para que possamos entender o que se passo u com Israel e o que se passa com a vida da igreja, pois há um paralelo entre a história daquele povo com a história da igreja.

O profeta Jeremias profetizou no período aproximado de 627 a 586 a.C.

O conselho do Senhor para Israel, referindo-se a um povo que aprendeu a confiar Nele, é o mesmo para a Igreja como Corpo (“Bendito o varão”).

Profeticamente,  a “esperança” de Israel estava em saber que havia um Deus provedor cuidando deles e garantindo a vitória mesmo diante de tantas batalhas.

Tudo o que o Senhor operou a favor do Seu povo no passado, Ele tem proporcionado àqueles cuja “confiança e esperança” estão firmados no Senhor Jesus. Confiança se conquista, mas em Romanos 5:3-5, esperança é o resultado da experiência.  Nossa experiência com a salvação em Jesus nos proporciona a esperança nEle. Encerramos este ano com o coração cheio de esperança porque nunca perdemos a confiança nEle.

DESENVOLVIMENTO

A profecia se refere aos que confiam e esperam no Senhor com uma “árvore plantada junto às águas”, apontando para o Senhor Jesus. E os chama de benditos. A verdadeira felicidade está em Jesus. Fomos plantados pelo Senhor junto ao ribeiro.

Encontrar a “fonte das águas da vida” é a grande necessidade do homem.

“Os aflitos e necessitados buscam águas, e não as há, e a sua língua se seca de sede; mas eu, o SENHOR, os ouvirei, eu, o Deus de Israel, os não desampararei.” Isaías 41:17

Entre os sinais que apontam o tempo do fim a escassez da água tem sido dos mais estudados e preocupantes.

O desmatamento, o assoreamento dos rios, a contaminação por diversas causas (Acidentes nucleares como Chernobyl e Fukushima), aumentam a angústia das nações e são evidências do cumprimento das profecias.

“ARVORE PLANTADA JUNTO ÀS ÁGUAS”

Ilustração retirada do Salmos 1:3 “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas”.

Às águas é tipo do Senhor Jesus. Por isso a árvore produz frutos. O ribeiro já existia, a árvore é que foi plantada depois. É a nossa experiência de salvação.

O que realmente satisfaz o homem é uma experiência de salvação em Jesus, que na cruz do Calvário abriu uma fonte que faz o necessitado saltar para a vida eterna, pois nela o Projeto Eterno de Deus se revela, dando ao homem tudo o que sua alma almeja, preenchendo o vazio do seu coração e dando-lhe a verdadeira paz que consola sua alma, saciando sua sede.

“Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre”. João 7:38

Jesus aqui convida o sedento para nele alcançar a fonte de toda satisfação da sua alma. Os rios d’água viva que correrão do seu ventre falam das palavras de glorificação e de vitórias na vida daqueles que têm atendido a esse convite.

“VEM O CALOR” – “…e não receia quando vem o calor,…”

Situação profética do mundo dos últimos dias.

Hoje o aumento da temperatura da terra tem provocado desastres naturais de grande impactos nos centros urbanos, com as tempestades, enchente e outras calamidades, e nas zonas rurais, com a desertificação de grandes áreas, perda da agricultura e desabastecimento.

O calor das lutas envolvem a vida do homem, e deixam cada dia mais evidente sua fragilidade diante dos problemas no lar, no trabalho, na saúde.

O homem na razão não resiste à hora difícil.

“NÃO RECEIA” – Segurança no Senhor

Há um lugar de refúgio para o homem onde ele encontra toda condição de suportar “os dias maus” e as aflições desta hora profética.

O Senhor nos ensina através da sua Palavra e nos dá todo o recurso para buscar na fonte das águas vivas, Jesus, o sustento necessário.

“Confia no Senhor”. Mesmo que estejamos atravessando momentos difíceis, se não tivermos encontrado nenhuma saída para os problemas que nos afligem, se a resposta às suas orações têm demorado, não desistam de confiar no Senhor.

“ESTENDE SUAS RAÍZES”

As doutrinas que o Espírito Santo tem revelado à Sua Obra, levam a igreja a conhecer com profundidade o mistério de uma Vida que se renova a cada dia.

Na profundidade da Revelação de Jesus que o Servo do Senhor alcança movido pelo Espírito Santo no cumprimento às orientações, orando, jejuando, madrugando, cantando louvores, consultando a Palavra, no Corpo, uma nova vida se manifesta no grande milagre da Salvação: “Então brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará” – Isaías 11:1.

“FOLHAS VERDES”

O testemunho mais visível da situação de uma árvore está no reverdecer de suas folhas.

Assim é a posição do servo de Deus, que não está sufocado pelas lutas enfrentadas, mas respira (como na fotossíntese, libera o oxigênio no calor do sol). “…muitos verão, temerão e confiarão no Senhor” Salmo 40:3

“NO ANO DA SEQUIDÃO NÃO SE AFADIGA”

Cada período, cada ano, que se passa na vida do homem reserva momentos em que o sentimento é de extrema sequidão, não há nada ao redor que possa trazer alegria, resta somente cansaço e fadiga.

A terra que é o coração do homem se vê assolada, infrutífera, sofrida, mas a Palavra revela o grande segredo daqueles que vivem a doutrina revelada pelo Espírito Santo, as raízes alcançam o ribeiro.

O mundo vive de novidades e utilizam todos os recursos possíveis da tecnologia com competência e velocidade. Apesar de tudo, não há limites para que o homem possa se dar por satisfeito, porque toda a essência deste amor está escondida no interior do homem, que é sua imortalidade, que aspira e anseia por algo transcendente: estar junto as águas da vida, algo que ultrapasse os limites do mortal, sabe que tudo nesta vida é passageiro e fugaz.

A Alegria da Vida Eterna, a Certeza da Salvação, a Paz que só Jesus dá, o Refrigério para alma, Graça e Misericórdia são o testemunho da vitória da igreja em meio às lutas.

“Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam  no SENHOR renovarão as suas forças”. Isaías 40:30-31

“NÃO DEIXA DE DAR FRUTOS”

O chamado do Senhor tem sido para viver uma “vida em abundância”.

Frutos colhidos e que contam para a eternidade.

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça,…” – João 15:16

Aquele que está plantado junto às águas tem podido apresentar diante de Deus os frutos gerados pela operação do Espírito Santo na sua vida.

Dons espirituais, palavra revelada, louvores revelados, Culto Profético, sinais, experiências, vitórias, que são um testemunho na vida daqueles que confiam e esperam no Senhor.

CONCLUSÃO

Um novo ano se aproxima (2015), a ciência evolui, a tecnologia, o homem e suas invenções vão procurando suprir as necessidades que são cada vez maiores. Sobretudo porque dentro do homem há uma alma aflita e necessitada, e o Profeta Jeremias alerta para o perigo de uma vida materialista, fundamentada naquilo que o próprio homem produz com sua mente, propondo soluções muitas vezes culturais, filosófica, teológicas, que levam  às decepções, angústias, desilusões.

“Maldito (infeliz) o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor”. Jeremias 17:5

O Profeta também aponta para uma benção de Deus para aqueles que, como nós, têm escolhido iniciar um novo ano na sua presença e guardar essa Palavra no nosso coração: “BENDITO (FELIZ) O VARÃO QUE CONFIA NO SENHOR, E CUJA ESPERANÇA É O SENHOR” Jeremias 17:7

MARANATA! O SENHOR JESUS VEM!

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

Esboço de Pregação em Jeremias 17:7-8 – “Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.”


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Parábola do Semeador – Mateus 13:1-9 18-23

Nosso Redentor vive e voltará – Jó 19:25

Convite e Rejeição – Lucas 14:17 a 21

Culto das Senhoras – O toque de Trombetas

Anunciar e fazer Ouvir – Grupo de Senhoras

Tocai a Trombeta na festa da lua nova

19 Sermões Bíblicos para download

A que você está apegado? – Jó 27:6

Ainda há Esperança – 1 Tessalonicenses 4:13

As Capas de Estevão – Palavra aos Jovens



Alguma dúvida?