Gênesis

O encontro que não somos reconhecidos – Gênesis 33:1-4

O encontro que não somos reconhecidos

Gênesis 33:1-4 – E levantou Jacó os olhos e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então, repartiu os filhos entre Léia, e Raquel, e as duas servas. E pôs as servas e seus filhos na frente e a Léia e a seus filhos, atrás; porém a Raquel e José, os derradeiros. E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão. Então, Esaú correu-lhe ao encontro e abraçou-o; e lançou-se sobre o seu pescoço e beijou-o; e choraram.

Introdução

A momentos que as maiores necessidades não estão ao lado de fora, mas então dentro dos lares, comprometendo a comunhão, alegria, respeito, carinho e amor. A palavra que lemos retrata a vida de (02) dois irmãos, Esaú e Jacó, eles se distanciaram por causa de suas escolhas.

A bênção da primogenitura era de Esaú o filho mais velho, mas ele rejeitou. Por uma escolha Esaú trocou por prato de lentilha, ao contrário de Esaú, Jacó lutava em obter a bênção.

Após obter o que tanto desejava, Jacó é obrigado a deixar a terra de seus pais, por causa da ameaça de Esaú, sendo assim Jacó foi viver em terra longínqua. Meus bênção a escolha que fazemos determina que nós somos. Deus abençoa que tem compromisso com bênção, projeto, salvação.

Mesmo vivendo longe da terra, o seu Deus não deixou de abençoar Jacó, por que a bênção não está na terra, a bênção vem alto..Quantas pessoas estão rejeitando, não dando valor, preocupados com aquilo que é efêmero para esta vida.. 

Desenvolvimento

Mas Deus terminou o retorno, Jacó sabia ao retornar o que poderia enfrentar, Esaú incompassivo, destinado a cumprir com a sua palavra, mas mesmo assim obedeceu o conselho do Senhor.

“… Então Esaú correu-lhe ao encontro…”

Ao avistar seu irmão Jacó estava cheio de preocupações, certamente inquieto. Esaú  é tipo daquele que age pela razão, carne, impulso.. Mas devemos agir segundo a palavra, como a Bíblia diz: Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti ..

“.. Inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou o seu irmão…”

Meus irmãos devemos se apressar para estar aos pés do Senhor por nossos rosto no pó ali Jacó permaneceu até que chegasse o seu irmão.. Devemos orar sem cessar, pelos nossos familiares, até que eles possam se achegar  a nós, libertos, transformados, curados, fortalecidos..

 Como foi o encontro inesperado!

Abraçou – Sentimento de acolhimento, levando a sentir o calor do corpo, envolvê-lo na comunhão da igreja.

Lançou-se sobre o pescoço – A comunhão restaurada, aquilo que havia como impedimento, não havia mais, houve operação do Espírito. Santo.

Choraram – Provas do passado não existem mais, a Bíblia diz: O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pelo amanhã.

Conclusão

Ali mostrava a posição única de Jacó e sua característica.. Onde o Senhor pode restaurar, perdoar, qual ressentimento, por que no final de tudo permanece o AMOR.. PARA ISSO DEUS MANTÉM FIRMES UM IGREJA QUE ORA, PARA QUE POSSA VER MILAGRES, POR INTERMÉDIO DA ORAÇÃO.



Mais Esboço de Pregação

Esboço Bíblico – Caiu da Graça de Deus

Eu tenho de tudo – Gênesis 33:09-11

O QUE FAZER COM O CORDEIRO? – Gênesis 22:13

Eu tenho bastante, eu tenho Tudo – Gênesis 33:09-11