Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :
img

Eu tenho bastante, eu tenho Tudo – Gênesis 33:09-11

Gênesis – Eu tenho bastante – Eu tenho Tudo.

Mas Esaú disse: Eu tenho bastante, meu irmão; seja para ti o que tens.

Então disse Jacó: Não, se agora tenho achado graça em teus olhos, peço-te que tomes o meu presente da minha mão; porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus, e tomaste contentamento em mim.

Toma, peço-te, a minha bênção, que te foi trazida; porque Deus graciosamente ma tem dado; e porque tenho de tudo. E instou com ele, até que a tomou.

Gênesis 33:09-11

Introdução

O texto que acabamos de ler relata o encontro de dois irmãos gêmeos Esaú e Jacó. Logo novos os dois fizeram escolhas distintas: Esaú escolheu ser um varão caçador, diferentemente Jacó escolheu ser um varão de casa.

Como nasceu primeiro à Esaú lhe era dado por direito a benção da primogenitura, o primogênito teria o governo da casa, todo ouro, prata e bronze, mas um dia ele voltava do campo faminto pois não achou nenhuma carne, então acabou vendendo sua primogenitura à Jacó por um prato de lentilha, com isso Jacó deteve a benção da primogenitura. (Gênesis 25: 25-34)

Desenvolvimento

A Fome que Esaú teve vindo do campo tipifica o homem que sai da casa do Senhor e vai no mundo buscar alimento, sendo que na verdade o mundo não tem nada para oferecer para alimentar a alma, mas somente coisas passageiras que alimentam a carne.

Esaú quando ia no campo dependia da sorte para se alimentar, uma vez ele conseguia, outra não, isso nos mostra que hoje o homem que vive no mundo é um verdadeiro perdido, pois vem buscando preenche sua alma com coisas passageiras, uma noite ele está numa festa, na outra ele está na cama com o coração aflito.

Diferente de Esaú, Jacó tinha o alimento, por quê? Nunca se distanciou na casa do pai. Isso nos mostra que aqueles que estão na casa do Pai, sempre tem suas almas preenchidas com a verdade, ou seja, nunca podemos perder o contato com o pai, não podemos deixar de ouvir sua voz e seus conselhos.

No dia que Isaque abençoou a Jacó no lugar de Esaú, se acendeu uma ira no coração de Esaú, na verdade Esaú nunca amou a benção da primogenitura, o campo estava em seu coração em primeiro lugar. (Gênesis 27: 34-35). Hoje muitos estão vivendo no campo dos seus interesses, aventura, emoções, colocando tudo em primeiro lugar, menos valorizar a benção espiritual dada pelo pai.

Jacó viveu anos distante de Esaú, certo dia um anjo lhe diz que era hora de voltar para casa de seus pais e prontamente Jacó pegou tudo que havia adquirido e partiu, não olhou para atrás. Em seu retorno no rio Jaboque, Ele trava uma luta com o anjo a noite toda, por certo estava esgotado, suas forças estavam desvaindo, mas sua determinação era maior, a sua necessidade falava, mas alto.

O anjo pediu a Jacó que lhe soltasse, mas ele disse: Não poderei soltar enquanto não me abençoar, então o anjo disse: Qual é seu nome, ele disse: Não se chamaras mais Jacó, mas sim Israel, porque lutaste com Deus e prevaleceste.

Jacó não pediu para ser posto seu nome de Jacó (suplantador, enganador), mas toda sua luta era para que um dia tudo fosse mudado, a oportunidade estava diante dele, naquele lugar, um anjo da parte do Senhor estava ali. Jacó chamou aquele lugar de Peniel que significa: Vi a face de Deus. (Gênesis 32: 22-32)

Conclusão

Agora Jacó teria um segundo encontro, e esse seria com Esaú, aquele que inspirava a morte, mas não seria o encontro de Esaú e Jacó, mas Esaú e Israel, aquele que luta com Deus e prevalece.

No encontro, Esaú disse ao seu irmão, eu tenho bastante, Jacó disse: Tome peço-te que tomes o meu presente da minha mão.

A mão nos fala do trabalho desta Obra, porque Há servos de Deus trabalhando com todo o amor na Obra do Espírito Santo, com isso Deus vem usando essas vidas para transmitir aquilo de mais valor que é a Salvação

Jacó diz a Esaú que Deus graciosamente tinha o dado – Nós só temos a condição de oferecer, quando temos tudo em abundância: Experiência com Deus, Salvação, etc.…Esaú disse: Eu tenho bastante, Hoje o Homem no mundo acha que tem tudo, mas na verdade nada tem, pois, o Mundo é um colecionador de ilusões para a alma e vem prendendo as pessoas em mentiras. (João 8:32)

Diferente de Esaú, Jacó disse: Tenho tudo. (Gênesis 33: 8-11)

A partir do momento que Jacó lutou com o Anjo ele passou a manquejar, ou seja a andar de forma diferente, a partir daquele dia Jacó passou a ter tudo porque ele amou aquilo que foi alcançado com muita luta que foi o seu novo nome.

Quando o homem tem um encontro com Deus ele passa andar de forma diferente, passa a viver em novidade de vida, isto marca a vida do servo de Deus. Quando o servo luta pela bênção, ele passa a ter um novo nome, Podemos dizer que ele passa ver a face Deus, pois Deus passa a revelar as primícias eternas.

Hoje o Servo de Deus pode dizer com toda certeza: Eu tenho tudo. Por que um dia Deus mudou o nome desses que lutaram por aquilo de mais valor, ou seja, a Salvação.

Gostou? Então compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest
  • Buffer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar