A rosa de Sarom – Pregação
Esboço de Pregação em Cânticos 2:1-2 – Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales. Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as filhas.
VALE DE SAROM – Vai de Betânia(Cesaréia) até Jope.
Obs: Este esboço de Pregação faz uso excessivo de ALEGORIA. Há várias interpretações acerca do Livro de Cantares, pondere bastante antes de levar este ensino para sua Igreja ou Congregação.
Cânticos 2:1-2 – Eu sou a rosa de Sarom…
Somente 1 vez ao ano ela floresce, e dura por 3 dias, e morre, é muito rara e valiosa, o seu aroma é muito forte e por isso é muito procurada, mas quando ela é espremida exala muito mais o seu aroma(principalmente em noites quentes).
A sua cor é de um vermelho muito intenso, que chega a quase a ser púrpura(cor de sangue), e as borda das pétalas são brancas. Ela é composta de 5 pétalas.
Pois ele veio para os seus, mas os seus não o quiseram.
Esta flor é extremamente rara, e assim foi o Senhor Jesus raro, pois foi o único que podia morrer por nós e para o mundo e nos dar a salvação.
Um detalhe, é que está rosa nasce em um lugar onde é plenamente deserto(mundo). E por um tempo, ela nasce, desabrocha, exala o seu perfume, mostra a sua plenitude, a sua magnitude e morre. E assim foi a vida do Senhor Jesus.
E o livro de Cantares de Salomão é totalmente profético e poético.
Em Cantares o Senhor fala do arrebatamento e como ele quer e espera a sua igreja fiel, que ele virá buscar.
Aqui o Senhor Jesus(Rosa de Sarom), se completa no corpo, numa íntima comunhão do Cabeça com o Corpo. Operação do Espírito Santo sobre o corpo, para fazer toda a vontade de Jesus.
Rosa De Sarom – O sangue de Jesus, seu Espírito Santo.
Cânticos 2:1-2 – …o lírio dos vales…
Refere-se a ele como igreja: Sendo visto na igreja como corpo, como Rosa de Sarom. Ele como o cabeça. O Espírito Santo derramado sobre a igreja, a Santificação da igreja.
A igreja nesta hora está vivendo como o lírio: Fora do mundo. As vestimentas como resultado do novo nascimento, a santificação.
O charco(o mundo), ficou para baixo. O lírio não traz a lama podre do charco. A igreja se apresenta na forma mais pura. Esta é a igreja que vai ser arrebatada.
É profético e poético.
É por isso que o livro foi aberto para a Obra, porque a Obra faz diferença entre: O que é Histórico e o Profético.
ROSA DE SAROM – Ele está falando na cor, na benção, no derramar do perfume, da benção do Espírito Santo.
Quando ele diz: Eu sou o Lírio dos Vales, Ele está falando da igreja.
– Ora Ele vê a igreja, ora Ele se vê na igreja, então o Senhor destaca a igreja dele, a minha igreja é minha igreja, quando Ele está na igreja.
Quando Ele olha para igreja, Ele mesmo se vê: Ele vê o amor, mas que amor? O Espírito Santo. A igreja cheia do Espírito Santo, está cheia de Jesus.
Rosa – cabeça- Espirito Santo
Lírio – corpo – igreja
Espinhos – dificuldade do mundo- mundo- espinheiro a Obra não se envolve.
Número 5 – ministérios
OBS: O lírio, parte dele, parte de baixo fica enterrado na lama(charco), juntamente com os espinhos. Mais a parte que desabrocha a flor, a qual não tem contato com o chão, o charco, a lama ao qual é extremamente fedido, esse é o que é vendido e recolhido, o resto é jogado fora.
Assim será com a igreja, somente as flores, o lírio que está em cima é que será recolhido, ARREBATADO.
Ilustração Bíblica – Utilidade dos Espinhos
A comunhão com o Rei da Glória – Cantares 1:12
O que Deus fez, e o que ainda fará – Isaías 41:18
Os quatro tipos de terrenos – Lucas 8:4-15
O vale da sombra da morte – Salmos 23:4