Pular para o conteúdo

I Samuel 1:10-11- A Dedicação de Ana


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos
a dedicacao de Ana

A DEDICAÇÃO DE ANA

“Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito, e fez um voto, dizendo: ó Senhor dos exércitos! se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e pela sua cabeça não passará navalha.”

I Samuel 1:10 e 11

INTRODUÇÃO

A palavra dedicação está relacionada a entrega, sacrifício a algo ou a alguém. Isso nós vemos na vida de Ana, essa serva que é um exemplo de dedicação ao Senhor.

DESENVOLVIMENTO

A Palavra fala do que Deus fez na vida dessa serva. Sua experiência com Deus foi o resultado da sua dedicação.

Ana dedicava sua vida quando subia de ano em ano ao templo com seu marido. Ela rasgava seu coração diante do Senhor e revela o desejo de gerar um filho. Ela faz um voto ao Senhor que se Ele atendesse seu pedido ela o daria a Ele.

Estamos em um mês especial, o mês da dedicação, onde os servos tem a oportunidade de se dar mais ao Senhor, um mês de entrega total.

O voto de Ana foi para o Senhor. E o nosso? Como tem sido? Será que estamos preocupados em dar o melhor pro Senhor neste mês? Foi o que Ana fez. O fruto que o Senhor gerou nela foi pra Ele. Ela o entregou para o Senhor. Assim como Deus foi fiel pra dar a ela Samuel, ela também é fiel em seu voto.

Pela sua cabeça não passará navalha

Deus tem muitas bênçãos pra todos nós. Ele só quer nossa fidelidade e que possamos ser fieis a Ele quando a bênção chegar.

Foi o que Ana fez. Ela foi objetiva no que queria e também mostrou que seria zelosa com a bênção não ia passar navalha na cabeça de Samuel.

Isso quer dizer que a bênção de Deus na vida dela não ia mudar a forma, nem o padrão. Ela iria preservar a bênção do jeito que Deus deu.

E nós? Como está a bênção que um dia pedimos a Deus que Ele nos desse? Será que está da forma que Ele nos deu? Ou deixamos passar a navalha? A mão do homem, a razão, mudou o padrão da bênção?

Pedir pra ser obreiro, diácono, instrumentista, senhora de frente, grupo de louvor, está certo. E quando o Senhor nos dá a bênção? Esquecemos do voto? Com o passar do tempo a navalha foi passada?

O que não podia antes, agora não tem nada demais. A navalha tirou os dons, madrugada, a oração, a consagração, o temor a santificação, a revelação da Palavra.

Ana foi fiel ao que Deus lhe deu como ela não permitiu que passasse a navalha na cabeça de Samuel, não permita que o tempo, que o mundo mude a bênção que Deus te deu. E se a navalha foi passada na sua bênção neste mês, renove seu voto com Deus. Se dedique em servi-lo com zelo, entregue sua vida no altar Dele pra que Ele te renove e você possa ser uma bênção como Ana foi.

CONCLUSÃO

A bíblia diz que Deus ouve a oração de Ana. Ele viu a dedicação dela. O desejo do seu coração. Assim como ela pediu, Deus deu esse mês especial de dedicação para derramar muitas bênçãos na vida dos fiéis. Seja fiel ao Senhor. Zela pela bênção que Ele já lhe deu e pelas muitas que ele ainda tem pra dar.

Assim como Ana entregou Samuel sua vida, seu melhor pra Deus, que possamos também entregar a nossa vida, o nosso melhor pra Deus. Ana significa graça. Se dedique esse mês com fidelidade que a graça abundante de Deus estará em sua vida.

Diácono Vando

Arco Verde/PE


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login!

Mais Esboço de Pregação

Deus vai se lembrar! – 1 Samuel 1:19

A escolha de Jacó | A escolha da Esaú – Gênesis 25:27

Sermões bíblicos em Mp3

Ajude teu irmão, não te escondas – Deuteronômio 22:1-4

O que te falta ainda – I Pedro 1:3

Jó 1:20 – “Então Jó se levantou e rasgou o seu manto…”

O sinal do profeta Jonas – Mateus 12:38-39

Cidade fortificada – Isaías 21:5-6

O Corpo de Cristo I Coríntios 12:12

João 10: 22-25 – A Festa da Dedicação

O MOVIMENTO DOS LÁBIOS DE ANA

ANA, POR QUE CHORAS? I Samuel 1: 8



Alguma dúvida?