Ajude teu irmão, não te escondas – Deuteronômio 22:1-4

AJUDE TEU IRMÃO, NÃO TE ESCONDAS

Deuteronômio 22:1-4

INTRODUÇÃO

Vivemos dias em que o homem se torna cada vez mais egoísta. Ele já não sente a miséria do próximo, já não se entristece com a dor alheia, não se importa se o outro está pior que ele. Mas felizmente a bíblia diz que nós, a igreja do Senhor, seríamos diferentes. “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35). Nós somos conhecidos como servos de Deus quando amamos o próximo, quando amamos uns aos outros.

DESENVOLVIMENTO

No antigo testamento Deus fez questão de ensinar isso ao seu povo: “Vendo extraviado o boi ou ovelha do teu irmão, não te esconderás deles; restituí-los-ás sem falta a teu irmão.” Será que estamos agindo assim?

Às vezes, você vê o boi ou ovelha do seu irmão passando ali na sua frente, fugindo e você não diz nada. Quando ele chega pra conferir o rebanho dele ele percebe que perdeu parte daquilo que era seu sustento.

Ao trazer isso para nossa vida percebemos que, diversas vezes, vemos isso acontecer diante de nossos olhos e somos negligentes. Às vezes você vê seu irmão se perder, se distanciar, se enfraquecer na caminhada e não faz nada por ele.

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mateus 5:7). Ajude seu irmão. Ajude-o, porque no dia que você precisar também será socorrido.

“O jumento que é de teu irmão ou o seu boi não verás caídos no caminho e deles te esconderá; com ele os levantarás, sem falta”. Você percebeu que ele está com uma dificuldade na caminhada ou que ele perdeu aquilo que o movia, então você não pode se esconder, você precisa levantá-lo. Se não amarmos os nossos irmãos a quem amaremos? Como levantamos as pessoas? Através da oração ou por uma palavra no Espírito capaz de edificá-la. O Senhor nos mandou fazer isso ( “os levantarás, sem falta”).

Muitas vezes contribuímos com o declínio das pessoas ao dar uma palavra que não edifica. A bíblia diz que “as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33b). Por outro lado, a bíblia diz: “como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo” (Provérbios 25:11). As palavras podem ferir e também podem curar.

CONCLUSÃO

Há coisas que só o Senhor pode fazer por seu irmão. Mas existem aquelas que estão ao seu alcance fazer por ele e quando você faz o Senhor se agrada.

É fácil apontar as falhas do próximo, é fácil criticar, é fácil dizer que ele caiu porque ele não vigiou. O nosso papel não é de acusadores. O adversário já é acusador. O nosso papel como igreja é levantar as pessoas. Viu seu irmão mal? ( “o levantarás, sem falta”).

“Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados” (Tiago 5:19-20).


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuário Premium
Faça login!

Mais conteúdo

As aflições neste mundo – Marcos 4:36-39

Viva o Rei! – 1 Reis 1

Ministério de Pastor – Hebreus 13:17-18

Fortaleza da Salvação – Habacuque 2:1

O movimento dos lábios de Ana – 1 Samuel 1:9-15

O ataque da víbora na mão – Atos 28:3-6

Jeremias 17:13 – Onde seu nome será escrito?

O caminho da Igreja fiel – Salmos 77:19

Ainda há Esperança – 1 Tessalonicenses 4:13

O cuidado com as Ovelhas – Provérbios 27:23-27

Mefibosete encontra Davi – 2 Samuel 19:24-30


Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário