Pular para o conteúdo

O TESTEMUNHO DO SERVO – Mateus 5:13-16 e Malaquias 3:14-18


 O TESTEMUNHO DO SERVO

Mateus 5: 13-16 e Malaquias 3: 14-18

INTRODUÇÃO

A Palavra “Testemunho” significa DECLARAÇÃO ou DEPOIMENTO de uma pessoa a respeito de alguém ou alguma coisa. Na Bíblia ela tem um significado ainda mais profundo, pois está relacionada não apenas com as palavras, mas com o procedimento, com o modo de viver da pessoa. Isto significa que o meu testemunho é a minha maneira de viver, é aquilo que as pessoas vêem em mim.

EXISTEM DOIS TIPOS DE TESTEMUNHO NA PALAVRA:

O Testemunho de Deus só existe quando existe o testemunho do servo. Ex.:

Davi – At 13: 22

Daniel – Dn 9: 23

Jesus – Mt 3: 17

O Testemunho do Servorepresenta a sua forma de viver segundo o coração e a vontade de Deus. É na verdade a “Vida de Deus” se manifestando através da vida do servo, levando os outros a perceberem isso até mesmo sem palavras. Para que isso seja possível, a vida natural (pecaminosa e carnal) tem que ser anulada.

O propósito do Senhor é que sejamos suas testemunhas, isto é, que venhamos a dar testemunho dEle.

“…e vos nomeei para que vades e deis fruto (testemunho), e o vosso fruto permaneça… – Jo 15: 16. 

Devemos observar que a palavra fruto está no singular, indicando um só testemunho para todos.

No texto base o Senhor Jesus fala do dever de testemunhar. Ele fala da necessidade imperativa de todo servo fazer a sua luz (vida , testemunho) brilhar neste mundo de trevas. Existe um contraste muito grande entre o testemunho de um servo fiel e o mundo ao redor. Há um choque entre a vida no Senhor e a vida no mundo, pois o mundo jaz no maligno e nas trevas. O Senhor Jesus definiu a vida do servo como a luz do mundo, e que a nossa candeia não deveria ser escondida, mas colocada numa posição de destaque para ser vista por todos os homens.

Não esconda a Candeia

Existem muitas maneiras de alguém esconder a sua candeia. Muitos nesta hora de tanta necessidade têm se esquivado de testemunhar por diversos motivos:

Muitos servos não entenderam o seu dever de testemunhar e por isso o negligenciam;

Outros não querem compromisso com o Senhor;

Existem aqueles que não suportam as consequências de uma vida de testemunho e cedem diante das provações;

Mas os piores de todos são aqueles que têm uma aparência na igreja, até participam de alguma atividade (instrumentistas, grupo de louvor, etc.), mas fora da igreja vivem como incrédulos. Lá fora ninguém sabe que ele é um servo. É um crente “James Bond”, um “agente secreto do evangelho”. É um instrumentista, mas se veste conforme a moda ditada pelo mundo. É membro do grupo de louvor e frequenta locais onde o Senhor não está presente. No colégio é um péssimo aluno, e assim por diante…

A pessoa que dá mal testemunho trás sérios prejuízos aos irmãos “mais fracos” que estão na igreja. Existem pessoas que só estão esperando uma oportunidade para imitar a má ação. O que eles querem é ter uma forma de justificar seus erros apontando os dos outros e dizendo: Fulano fez, por que eu não posso fazer o mesmo? Esta é a pior loucura que existe. 

O Salmo 73 relata a experiência de Asafe, que cada dia observava a prosperidade dos ímpios e desejou imitá-los. Então ele buscou ao Senhor, que lhe revelou o fim de todos eles. 

Nenhum servo do Senhor deve desejar imitar o mundo, pois ele é um sistema que se opõe a Deus (Rm 12: 1). Nem também se associar e seguir o mal exemplo daqueles que são falsos servos (I Co 5: 11).

O Senhor cuidará daqueles que não obedecem à sua Palavra. O profeta Malaquias fala do dia em todos verão a diferença entre o que serve a Deus e o que não serve (Mal 3: 14-18).

CONCLUSÃO

Todo servo fiel prefere sofrer na obediência, do que sofrer depois, por causa da desobediência (Pv 22: 3). Para ele o que há de mais importante não é o seu interesse pessoal, mas a luz da sua Candeia brilhando todos os dias diante de todos os homens.

Eclesiastes 9: 8“Em todo tempo sejam alvos os teus vestidos, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

Tempo do breve – Malaquias 3:1-5

Esconda a profecia no teu coração – I Reis 18:4

Sua “pregação” alimenta ou é Cachorro Quente?

A CANDEIA – 10 VIRGENS A CANDEIA – Mateus 25:6

O BATISMO NAS ÁGUAS – Mateus 28:19

O que te falta? – I Pedro 1:3

JESUS O CARPINTEIRO – Marcos 6:1-3

A TRANSFORMAÇÃO – João 9:8

LOUVOR À SANTIDADE DO SENHOR – Jonas 1:1-2; 3:7-8

NÃO ESTAMOS SOZINHOS – Daniel 3:27

UM BANQUETE PARA A SUA IGREJA – Ester 2:9

QUEM É COMO TU, POVO DO SENHOR? – Deuteronômio 33:29

ANDAR NA REVELAÇÃO – 1 João 2:6

ATÉ ONDE VOCÊ JÁ FOI PELA OBRA? – Filipenses 2:25-30

JESUS – A BONDADE DE DEUS – Êxodo 33:19



Alguma dúvida?