Estudos Bíblicos

Armadura de Deus – Efésios 6:10-18

Armadura de Deus – Esboço de Pregação

Esboço de Pregação em Efésios 6:10-18 – Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Introdução de Efésios 6:10-18

Sozinhos não poderemos lutar, precisamos da presença do Senhor ao nosso lado(armadura de Deus), e só poderemos ter certeza disso quando andamos em obediência à Palavra de Deus. Se não vivermos em obediência estaremos dando motivos para o inimigo nos acusar (Ap 12: 10) e desta forma estaremos incapacitados de tomar posse da Armadura que o Senhor tem preparado para nós. Esta Armadura é constituída de “seis peças”, que veremos em seguida:

LOMBOS CINGIDOS (VERDADE)

Efésios 6:10-18 – “…tendo cingidos os vossos lombos com a verdade”

Precisamos estar revestidos com a verdade, falando e andando, na verdade, pois ela nos guarda dos ataques de surpresa, das ciladas e acusações do inimigo, o qual é o pai da mentira (Jo 8: 44). A mentira nos expõe aos ataques inesperados que vêm de surpresa. O Senhor disse que a nossa palavra fosse, sim, sim e não, não, pois o que passa disso tem procedência maligna.

VESTIDA A COURAÇA (JUSTIÇA)

Efésios 6:10-18 – “…e vestida a couraça da justiça”

A couraça servia para proteger o coração do soldado contra as flechas do inimigo na hora da batalha. O coração do homem é enganoso e injusto por natureza (Pv 4:23), mas Deus nos justifica pelo poder do Sangue de Jesus, e nos transforma pela sua Justiça, nos revestindo de uma couraça protetora contra os ataques do adversário. Assim nosso coração é guardado contra os sentimentos e intenções injustas e preservado de todo o mal.

PÉS CALÇADOS (EVANGELHO)

Efésios 6:10-18 – “…e calçados os pés na preparação do evangelho da paz”

O caminhar segundo o Evangelho nos livra de tropeçar(armadura de Deus), e também dos caminhos tortuosos e espinhosos deste mundo. O Evangelho é o revestimento que precisamos para a nossa caminhada através do deserto do mundo, a fim de que nossos pés não sejam feridos e machucados. Também é o Poder de Deus nas nossas vidas para que possamos vencer todo o perigo (Rom 1: 16 e 17), andar na luz e enxergar o que está adiante de nós (Sal 119: 105). Andar conforme o Evangelho significa ter uma vida de testemunho diante do mundo; é viver no espírito confirmando a salvação cada dia.

TOMANDO O ESCUDO (FÉ)

Efésios 6:10-18 – “…tomando sobretudo o escudo da fé”

A fé é a nossa proteção e a nossa vitória contra o mundo (I Jo 5: 4), que é um sistema contrário à vontade de Deus e a uma vida de fé.

O inimigo sempre usa as circunstâncias e as coisas visíveis deste mundo para tentar nos fazer cair, mas a Palavra nos ensina a não olhar para estas coisas e sim para o alto, onde Cristo está assentado à destra de Deus (Col 3: 1 e 2). Todos os servos que venceram, usados como testemunho em toda a Palavra, usaram o escudo da fé para vencer todas as barreiras(armadura de Deus) (Heb 11: 6).

TOMANDO O CAPACETE (SALVAÇÃO)

Efésios 6:10-18 – “…também o capacete da salvação”

O propósito das Escrituras é nos conscientizar da nossa salvação (I Jo 5: 13), pois um dos ardis do inimigo consiste em querer nos convencer do contrário, semeando a dúvida e a desconfiança da nossa posição em Jesus (II Tess 2: 1 e 2). A cabeça é um dos pontos mais vulneráveis do nosso corpo, por isso numa batalha ela precisa estar bem protegida contra todo o perigo, e o capacete da Salvação é a nossa proteção.

A nossa consciência de que estamos salvos por Jesus, é algo essencial para que a nossa salvação esteja sendo operada cada dia. A salvação é um processo e não um estado nas nossas vidas. Precisamos saber bem disto para não permitirmos que a dúvida se instale e roube a nossa bênção, é preciso fazer o uso do capacete da Salvação. A base do nosso entendimento de salvação não está na nossa justiça própria, mas na morte de Jesus em nosso lugar, por isso nada nos atingirá se fizermos o uso do capacete da Salvação (Col 2: 4 – 15 e Rom 12: 2).

ESPADA DO ESPÍRITO (PALAVRA)

Efésios 6:10-18 – “…e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”

Todo soldado tem que saber usar bem a sua espada, e também precisa suportar o seu peso na luta, caso contrário sua vida corre risco (II Tim 2: 15). A espada é uma arma de ataque e defesa (Heb 4: 12 e 13) e nos dá segurança na batalha e na caminhada. Quando o Senhor Jesus foi atacado no deserto, usou a Palavra (Espada do Espírito) para desferir golpes no inimigo e derrotá-lo (Mt 4: 1 – 11).

CONCLUSÃO de Efésios 6:10-18

Tudo que foi dito pode ser resumido numa Pessoa: JESUS. Pois Ele é a Verdade, a Justiça, o Caminho, o Autor da nossa Fé e da nossa Salvação, e também a Palavra de Deus. Em resumo, para estarmos revestidos da Armadura de Deus, basta estarmos em comunhão com o Senhor Jesus, pois Ele é tudo em todos.

Efésios 6:10-18 – No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.



Mais Esboços de Pregação

A couraça – Estudo bíblico

O servo que luta na revelação vencerá – I Samuel 17:38-45

Culto de Senhoras – Mateus 25:3-4

Marcos 6:31 – Não tinha tempo

O caminho de Deus é perfeito – Salmo 18:30

ORAÇÃO – Efésios 3:14-15