Pular para o conteúdo

Mas o meu coração velava – Cantares 5:2


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

Mas o meu coração velava

Lendo Cantares, capítulo 5, verso 2, na expressão “…eu dormia, mas o meu coração velava…”, faça uma relação desta expressão com o que está escrito em Mateus 25:8, na expressão das virgens loucas: “Daí-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam”.

Cantares 5:2 – “Eu dormia, mas o meu coração velava; e eis a voz do meu amado que está batendo: abre-me, minha irmã, meu amor, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite.”

Mateus 25:8 – “E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.”

INTRODUÇÃO

Hoje iremos falar de um assunto que tem sido tratado nas últimas EBDs, que vivemos nos últimos dias: duas igrejas. Daí podemos achar que está falando de fora, mas tudo o que o Senhor fala conosco retrata uma situação dentro mesmo das nossas igrejas. Um povo que vive a Obra do Espírito e um povo que está vivendo uma religião. 

Um igreja que tem entendido o projeto, o chamado, e tem sido fiel ao Senhor e outra igreja que tem sido infiel ao projeto de Salvação, tem amado as coisas do mundo, têm se corrompido com deuses feitos por mãos de homens, mas não necessariamente deuses de barro, mas o próprio eu, o dinheiro, o trabalho, coisas que têm sido colocadas acima do próprio Senhor Jesus, e que desviam do projeto de Salvação. 

Um povo que vive o Evangelho e outro que está vivendo um Cristianismo (leva o nome de Cristo mas está morto, está morno, dormindo nesse último tempo). 

DESENVOLVIMENTO

O texto que nós lemos mostra uma parábola contada por Jesus, e vemos que as parábolas retratam situações referentes ao Reino de Deus, ao Arrebatamento da igreja. Nesta parábola de Mateus 25 mostra 10 noivas, eram virgens, todas tinham as mesmas vestes, todas tinham candeias, botijas, todas estavam dormindo em um determinado período, mas houve um momento em que aconteceu um grito: “aí vem o noivo”, era o momento de despertar. 

Aconteceria uma festa de casamento

Elas eram as noivas que entrariam nessa festa, vemos aqui este número de 10 na sua totalidade, mas mostrando a individualidade de cada membro desse corpo. 5 fala de uma igreja que foi prudente, que se preparou com o óleo de reserva, enquanto a outra metade mostra uma igreja que foi infiel, pois não se preparou. 

Todas elas sabiam o que tinham que fazer, qual seria o preparo. O momento do despertamento havia acontecido, mas as néscias ficaram acomodadas ao sono. Vivemos hoje esse tempo do grito, do despertar de uma igreja que será Arrebatada com Jesus. Aqui nós podemos comparar com o texto de Cantares 5:2: “eu dormia, mas o meu coração velava”. 

O ato de velar o coração mostra um sono que não estava profundo, por que esta igreja estava atenta aos sinais, estava sabendo das profecias, ela estava junto com a igreja fiel, mas não zelou em comprar o azeite. Uma igreja que dizia que amava ao Senhor, ela tinha vestes, mas se descuidou do principal: aquilo que deixaria a lâmpada acesa no momento que a luz se apagasse totalmente e o noivo a chamasse: a presença do Espírito Santo em seu coração – a reserva. 

As candeias antigamente tinham luz por um tempo muito pequeno, por isso era necessária a reserva na botija, para ser sempre completada e a luz não se apagasse. A igreja fiel é aquela que se preocupou em estar com a reserva em dia, e como fazemos isso? Buscando a Deus em todo o tempo, orando, nos santificando, nos consagrando. 

A palavra diz em Isaías 55:6: “Buscai a Deus enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. Cada momento em que estamos próximas de Deus, em sinceridade e totalidade de coração, nossa botija está sendo completada com óleo, nossa reserva está se enchendo.

Mas as néscias não se preocuparam com isso

Elas queriam emprestar e não comprar. Não deu mais tempo. É uma igreja que vive das experiências da outra, mas chegará o tempo que faltará para ela, não terá mais como comprar, o vendedor já estará na festa. Elas estavam indo mais atrás dos seus próprios interesses, enraizadas neste mundo. Existe uma igreja que sabe de tudo, conhece a palavra, mas não tem vivido a mesma em sua vida, não tem vivido a revelação, não viveu a fé, e essa igreja vai ficar. 

CONCLUSÃO

Mas a voz do Senhor estava soando: Abre-me irmã minha! O grito ainda está sendo dado todos os dias: Aí vem o noivo! Prepara-te! Ainda temos o acesso Aquele que está nos proporcionando o azeite, o Espírito Santo. Ainda há tempo de enchermos nossa reserva. Em que grupo você está minha irmã? Se Jesus voltar pra você hoje, se te chamar, estás preparada? 

Temos que estar no grupo das virgens prudentes, fiéis, pois o dia do Arrebatamento está muito próximo! E Deus pode nos chamar a qualquer momento! 

Uma palavra para nossa meditação:  “Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” Lucas 12:20

Temos que ter essa certeza! É hora de definição! Jesus vem! Maranata!!


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

Mensagens e Estudos – 8 arquivos

Parábola das dez Virgens – MATEUS 25:1-13

A CANDEIA – 10 VIRGENS A CANDEIA – Mateus 25:6

Zacarias 14:17 – Uma entrega sem reserva



Alguma dúvida?