Pular para o conteúdo

Lucas 2:30 – A apresentação de Jesus no templo


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

A apresentação de Jesus no templo

Lucas 2:30 – “Pois já os meus olhos viram a Tua salvação”

INTRODUÇÃO

Quando Maria estava grávida, um anjo apareceu em sonho a José anunciando: “… não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome JESUS (SALVAÇÃO), porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1:20,21). Naquele momento profético, Deus Pai revelou o propósito da vinda de Deus Filho: SALVAÇÃO.

DESENVOLVIMENTO

Após o nascimento de Jesus, e conforme previa o velho testamento, José e Maria levaram Jesus ao templo para ser consagrado ao Senhor, e para oferecer o sacrifício ao Senhor. Como eram pobres, a Lei estabelecia a oferta de um par de rolas, ou dois pombinhos. (Lv 12:8).

No templo, presenciando a apresentação de Jesus, estava Simeão, idoso, servo fiel e piedoso, que servia ao Senhor “esperando a consolação de Israel”. Servia com paciência indo ao templo ano após ano pois “fora-lhe revelado pelo Espírito que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor” (Lc 2:26).

A direção do Espírito

Naquele dia, pelo Espírito foi Simeão levado ao templo, onde em comunhão identificou a importância profética daquele momento, pois era o cumprimento da promessa gloriosa aguardada por ele por muitos anos. Então ele tomou Jesus em seus braços e louvou a Deus dizendo: “Agora Senhor, despede em paz o teu servo, segundo a tua palavra, pois já os meus olhos viram a tua SALVAÇÃO, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos, luz para Iluminar as nações e para a glória do teu povo Israel” (Lc 2:29-32).

A esperança do Servo

Com este servo do passado temos aprendido que nossa espera não é em vão. Muitas orações, e até promessas do Senhor, por vezes podem demorar mais do que imaginamos. Mas sabemos que Deus é fiel nas suas promessas e, no tempo determinado, as promessas se cumprem nas nossas vidas. Temos apenas que perseverar no templo, na comunhão, no corpo. Não podemos nos afastar porque não sabemos qual o dia, mas a Salvação vem.

Por outro lado, já podemos louvar a Deus, porque já tem revelado JESUS (SALVAÇÃO) aos nossos corações. A Salvação do Senhor pode ser testemunhada em cada operação de Deus na nossa vida. As irmãs podem testemunhar no templo: “Os nossos olhos já viram a tua Salvação”. A Salvação do Senhor é revelada a nós através das curas, milagres, libertações, respostas de oração, etc. (neste momento a irmã com a palavra pode lembrar das experiências alcançadas na igreja local, fruto da perseverança em oração e fidelidade das irmãs).

CONCLUSÃO

Simeão é um exemplo de servo que soube esperar com fidelidade, perseverando na fé, em comunhão com o Espírito Santo, aguardando o cumprimento da Promessa da vinda do Messias e, assim, nesta posição, pôde ver a promessa cumprida em sua vida.

Um exemplo maravilhoso para nós que amamos e aguardamos a VINDA GLORIOSA DO SENHOR JESUS. Servindo ao Senhor com fidelidade, perseverando na fé, sem desanimar, crendo na sua promessa Gloriosa todos os dias, em comunhão com o Espírito Santo, observando os sinais, buscando ao Senhor, jejuando, madrugando, testemunhando:

“OS NOSSOS OLHOS JÁ VIRAM A TUA SALVAÇÃO”.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

A ternura do teu coração e as tuas misericórdias – Isaías 63:15

João 20:29 – Os que viram e os que não viram

E, entrando no sepulcro – Marcos 16:5-6

Jesus conosco – Marcos 9:8

A fidelidade de Jó – Jó 1:20



Alguma dúvida?