Pular para o conteúdo

João 20:29 – Os que viram e os que não viram


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

Os que viram e os que não viram – Pregação

Esboço de pregação em João 20:29 – “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” 

Introdução de João 20:29

No texto que lemos, vemos que haviam naquele momento dois grupos. Um dos que criam que Jesus estava vivo, mesmo sem o terem visto. Criam na mensagem do Corpo, no testemunho dos discípulos que viram. Não era uma fé materialista, uma fé que tinha como base o olhar da razão, mas a base era o profético.

Desenvolvimento

Vemos hoje uma fé baseada em emoções. O homem está preocupado mais com sinais do que com a fé. Busca mais “aventuras” do que, de fato, uma experiência de Salvação.

Os que viram

Tomé impôs uma condição para aceitar que Jesus estava vivo: Ele precisava ver com os olhos da razão. Quantos hoje impõem condições para a sua fé. A condição de que Deus tem que lhe dar e mostrar o que ele quer. A condição de que suas orações precisam ser atendidas no seu tempo. Nesse entendimento, o crente NUNCA vai alcançar uma plena felicidade, pois ele não crê no Autor e consumador da fé, ele crê no sinal.

Os que não viram

Há um povo que vive pela fé. Não vive de emoção (e queremos deixar claro aqui que se emocionar é muito bom, importante, mas não uma condição para a fé). É um povo que tem experiências, tem sinais, mas não vive em busca de sinais, mas vive uma fé genuína que está ligada a obediência.

Conclusão de João 20:29

Como é bom, meus irmãos, sermos chamados de bem-aventurados que, assim como os amigos de Daniel (por exemplo), que não impuseram condições para sua fé, nós também já glorificamos pelo que AINDA não vimos.

“Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, SE NÃO NOS LIVRAR, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.”

Daniel 3:18

Esboço de pregação em João 20:29 – “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” 


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

AS BEM AVENTURANÇAS – Mateus 5:1-12

Homens que espiem a Terra – Números 13:16

Lucas 2:30 – A apresentação de Jesus no templ

Jesus conosco – Marcos 9:8



Alguma dúvida?