Os que viram e os que não viram
“Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” João 20:29
INTRODUÇÃO
No texto que lemos, vemos que haviam naquele momento dois grupos. Um dos que criam que Jesus estava vivo, mesmo sem o terem visto. Criam na mensagem do Corpo, no testemunho dos discípulos que viram. Não era uma fé materialista, uma fé que tinha como base o olhar da razão, mas a base era o profético.
DESENVOLVIMENTO
Vemos hoje uma fé baseada em emoções. O homem está preocupado mais com sinais do que com a fé. Busca mais “aventuras” do que, de fato, uma experiência de Salvação.
Os que viram
Tomé impôs uma condição para aceitar que Jesus estava vivo: Ele precisava ver com os olhos da razão. Quantos hoje impõem condições para a sua fé. A condição de que Deus tem que lhe dar e mostrar o que ele quer. A condição de que suas orações precisam ser atendidas no seu tempo. Nesse entendimento, o crente NUNCA vai alcançar uma plena felicidade, pois ele não crê no Autor e consumador da fé, ele crê no sinal.
Os que não viram
Há um povo que vive pela fé. Não vive de emoção (e queremos deixar claro aqui que se emocionar é muito bom, importante, mas não uma condição para a fé). É um povo que tem experiências, tem sinais, mas não vive em busca de sinais, mas vive uma fé genuína que está ligada a obediência.
CONCLUSÃO
Como é bom, meus irmãos, sermos chamados de bem-aventurados que, assim como os amigos de Daniel (por exemplo), que não impuseram condições para sua fé, nós também já glorificamos pelo que AINDA não vimos.
“Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, SE NÃO NOS LIVRAR, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.”
Daniel 3:18
Bruno Rocha

Faça login!
Mais Esboço de Pregação
Fugi, e salvai a vossa vida – Jeremias 48:6
Cidade fortificada – Isaías 21:5-6
Oração que agrada a Deus – Daniel 6:10
Seja o teu falar: sim, sim e não, não – Mateus 5:37
A experiência de Tomé – João 20:24-28
É preciso valorizar a bênção do Senhor – Eclesiastes 7:11
Um povo abençoado – Números 23:8 e 23
A minha alma tem sede de Deus – Salmos 42:1-3
Lembra-te destas coisas – Isaías 44:21
Nosso Redentor vive e voltará – Jó 19:25
As pedras do ribeiro – I Samuel 17:40
Marcos 5:36 – O “Somente” que precisamos entender