Pular para o conteúdo

Como você entrou aqui? – Mateus 22:11-12


Como você entrou aqui?

Mateus 22:11-12 – Mas, quando o rei entrou para ver os convivas, viu ali um homem que não trajava veste nupcial; e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu. E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste nupcial.

INTRODUÇÃO

A igreja fiel já está nas Bodas do Cordeiro. Entramos nesta festa através de um projeto de salvação que é a nossa experiência pessoal com o Senhor Jesus e passamos a viver uma nova forma de vida, justificados pela (Romanos 5:1-2). Trocamos vestes de folhas de figueira (Gn 3:7) por vestes de salvação (Gênesis 3:21).

DESENVOLVIMENTO

O arrebatamento da igreja fiel foi comparado a uma festa de casamento pelo Senhor Jesus (Mateus 22:2). Nos dias do ministério terreno de Jesus, a cerimônia de casamento era uma festa que durava 7 dias, e o pai do noivo dava a todos os seus convidados a veste para o casamento. A chegada do noivo era uma surpresa que acontecia a qualquer momento desta festa. 

Profeticamente, também estamos aguardando o casamento da noiva a igreja fiel com o noivo que é Jesus. Nós estamos nesta festa desde o Pentecostes, já ganhamos a nossa veste e a qualquer momento o noivo Jesus chegará para levar a igreja fiel, sua noiva. A salvação é como uma veste dada por Deus, e que o Espírito Santo começa a confeccionar na sua vida dia a dia, a partir do momento que você aceita o chamado do Senhor.

Na EBD estamos estudando o livro de Cantares juntamente com as parábolas de Mateus, e em Cantares 5:3a, temos uma Igreja Infiel que tinha vestes para o seu casamento, mas se despiu.

Em Mateus 22:11, temos um rei, que celebrando as bodas de seu filho, convidou a muitos, e deu vestes a todos. Porém, ali na festa, havia um homem que não estava vestido com as vestes fornecidas pelo Rei, mas vestia-se da forma que lhe era conveniente. Ele foi convidado, mas não se preparou. Ao ser questionado ele emudeceu. Então, foi retirado da festa.

PERGUNTA DA SEMANA: 2. Por que o homem que não tinha as vestes nupciais “emudeceu”, quando o rei o abordou? Resposta: porque o homem, na sua razão, não tem argumentos para se contrapor à Palavra do Rei (Revelação).

Para Deus vestir Adão e Eva um animal foi sacrificado, e para Deus nos dar a salvação foi necessário que Jesus fosse sacrificado. Não seremos aceitos, não entraremos na presença de Deus com argumentos, nada que é do homem pode nos levar a eternidade, sem vestes nupciais o lugar do homem será nas trevas exteriores. “Disse então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos

escolhidos.” Mateus 22:13-14. 

Convite

Um convite não é feito de última hora, o convidado tinha conhecimento da festa = conheceu o projeto, mas não quis vivê-lo. Ele era chamado de amigo porque já era conhecido do Senhor, mas emudeceu porque sabia que não teria outra oportunidade.

Não foi chamado de filho porque havia desprezado as vestes de salvação. O Pai não aceita os argumentos (folhas de figueira). Ele só aceita o Sangue do seu Filho em nós que é o seu Espírito Santo. Não somos dignos, mas somos justificados quando nos valemos dos recursos da graça (clamor, dons espirituais, oração, a Palavra revelada, louvor).

Não usar estes recursos é não querer vestir as vestes de salvação, é se achar autossuficiente “Mas, todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós caímos, como a folha, e as nossas culpas, como um vento, nos arrebatam.” Isaías 64:6.

Conclusão

O Senhor hoje está tratando com quem está dentro da igreja para que possam estar entre os escolhidos para morar com o Senhor. Porque estar no culto de corpo presente não é suficiente para ir para eternidade. O crente não vai viver a salvação nos seus próprios moldes, mas, em obediência ao projeto do Pai. Deus está te perguntando hoje: Como você entrou aqui?

Que você saiba responder que só está aqui porque foi eleito por Deus e que vive diariamente a justificação pelo sangue de Jesus. “eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas.” 1 Pd 1:2


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

Você tem veste nupcial? – Cantares 5:7

Gênesis 24: 65 – A presença do Senhor

Lançaram sortes sobre as vestes de Jesus – João 19:23-24

Postura do Obreiro / O obreiro ARARA

O CAMINHO POR ONDE VINHAS – ATOS 9:17



Alguma dúvida?