A Oração de Bartimeu – Marcos 10:47-52

A Oração de Bartimeu – Marcos 10:47-52

A oração de BartimeuA ORAÇÃO DE BARTIMEU

Marcos 10:47-52
“E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.”

O que a oração feita com fé pode fazer?

Bartimeu passou de mendigo sentado a beira do caminho à discípulo caminhante. De cego a curado de cegueira. De sujo a limpo. De abandonado à amparado. De muito triste a muito feliz.

A experiência desse homem pode ser a sua também. Como se deu tamanha transformação? O que foi determinante para ele se ver livre de uma capa de mendigo e ser coberto pelo poder de Deus?
Diz a palavra que ao ouvir que era Jesus algo diferente aconteceu.

A primeira coisa para a oração eficaz é a fé. E esta, conforme a doutrina bíblica, vem pelo ouvir a palavra de Deus. Jesus é a Palavra. A Fé foi gerada no coração de Bartimeu ao ouvir de Jesus. Então se seguem atitudes movidas por fé.

Assim, ele _começou a clamar_. Antes ele nunca tinha orado. Continuava sendo mendigo, dessa forma. Como mendigo, pedia às pessoas (homens) e qual o resultado dessa petição? Vida miserável! Quantos estão vivendo de esmolas…

Antes de clamar ninguém se incomodava com Bartimeu. Ele estava à beira do caminho e todos passavam despercebidos à sua situação. Mas quando começa a clamar, começaram a tentar calar sua oração.

Não é raro o crente perceber que quando está buscando o socorro de Deus, em oração e santificação, muitas oposições se levantam: luta no trabalho, na família, na igreja, o tempo parece ser um grande adversário… Tudo porque começou a clamar. Isto porque nossa luta não é contra carne nem sangue, mas contra as potestades malignas.

Mas a reação de Bartimeu foi a de um crente fervoroso. Ele não se entristeceu com as oposições, não se abateu, não parou o clamor, mas ao contrário, conforme o texto, ele _clamava ainda mais_.
Devemos ter essa mesma atitude. Quantos justificam a falta de oração por tantos motivos? Mas temos que entender que quanto maior a oposição, maior tem que ser o nosso clamor. Mais luta, mais busca.

Afinal, quanto mais clamor, mais perto do Senhor estamos.
Jesus então em meio a uma multidão parou por Bartimeu. Jesus age para atender a oração de um aflito. Talvez muitos outros cegos e necessitados houvessem ali. Mas só Bartimeu foi alvo da atenção de Jesus. A oração dele chegara ao trono da graça.

E dessa forma, Bartimeu alcançou o favor de Deus.
_Que queres que te faça?_
Ele ouviu isso de Jesus num diálogo (oração) com o Senhor. Oração é falar e ser ouvido. Mestre que eu tenha vista! O pedido alinhado com a vontade de Deus.

Vai a tua fé te salvou
E seguiu a Jesus pelo caminho

Antes cego, agora vendo. Antes assentado à beira do caminho.
Agora seguindo a Jesus no caminho. Isso se chama: vitória pela oração. A vida dele mudou quando ele começou a orar. A de cada um de nós também pode ser mudada.

Mais artigos:

Oração | Dormindo ou Vigiando?

A Oração de Jabez

Um homem perseverante na Oração

A Oração de Josué

 

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email