João 21:18 – Dois tempos na vida do homem

Dois tempos na vida do homem

 

Texto selecionado: João 21:18

Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres.”

Objetivo: Mostrar os dois tempos na vida de Pedro, e que no segundo momento ele de fato entendeu o projeto do Senhor para sua vida. A partir desse momento o homem tem uma nova forma de vida.

Introdução: Dos doze discípulos que Jesus escolheu, Pedro tinha características que sobresaíam em relação aos demais, podemos lembrar algumas: sua precipitação ( cortou a orelha do soldado ), ousadia ( ao ir até Jesus andando sobre o mar ). Após a sua ressureição, Jesus tem um encontro importante com Pedro, um encontro que marcaria o início de um novo viver para ele.

Desenvolvimento:

  • …Mais moço = momento enquanto o homem age por si mesmo, pela sua razão.
  • …Fores velho = momento que marca o viver do homem agora na dependência do Senhor, fazendo a vontade do Senhor.
  • Para onde não queres = Obediência à vontade do Senhor, em lugar da vontade do coração.

Conclusão: Enquanto o homem não é dependente do Senhor, ele anda sem direção, seus atos não produzem uma real satisfação, tudo é passageiro. Porém quando o homem passa a viver na dependência do Senhor, inserido no seu projeto de redenção, sua vida torna-se diferente e ele passa a viver um novo tempo em sua vida, passa a viver na eternidade.

 

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email