João 14:1-6 – Não se turbe o vosso coração

Não se turbe o vosso coração

 

Texto selecionado: João 14:1-6 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.   Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.   E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.   E vós sabeis o caminho para onde eu vou.   Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?   Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”

Introdução: Era o momento final do ministério de Jesus e ele passava as últimas instruções aos discípulos. O Senhor sabia que após a sua morte e ressurreição ele seria levado aos céus e os discípulos iriam passar por provas, lutas, seriam perseguidos, levados às arenas e mortos. Ele traz então uma palavra de conforto para os seus: que estariam com ele onde ele estivesse.

Desenvolvimento: Quando ele diz: não se turbe o vosso coração, é porque muitas vezes estamos preocupados por causa deste mundo que a cada dia está pior e ficamos aflitos com o dia de amanhã, mas o Senhor fala para crer nele, confiar somente no Senhor que tudo pode.

Na casa de meu Pai há muitas moradas – (lugar de habitação, lugar seguro e de descanso). O lugar que Deus tem preparado para nós não é neste mundo, mas é algo eterno.

Se eu for e vos preparar lugar – A promessa do Senhor de voltar para buscar a sua igreja, essa é a nossa esperança, enquanto o homem espera um governo que resolva todos os seus problemas e este nunca aparece.

O Senhor fala que os discípulos já conheciam o caminho mas Tomé, que tipo do homem materialista que precisa ver para crer, achava que o caminho que Jesus falava era literal, que daria em algum lugar ou cidade desta terra e o Senhor responde que ele é o caminho.

O caminho fala do projeto de Deus para o homem alcançar a eternidade.

A verdade porque o neste mundo o homem aprende que mentir é bom, tem suas vantagens para este mundo. Mas essa mesma mentira que traz as vantagens aqui condena o homem à morte eterna. O Senhor mostra que ele é a verdade, não há mentira no Senhor, nem naquilo que ele fala.

A vida, a solução para o grande problema do homem, que não é dinheiro, nem comida, nem moradia, mas é a morte e Jesus mostra que ele é a vida eterna.

Conclusão: Quando entregamos a nossa vida ao Senhor, ele nos abençoa para que nada nos perturbe.

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email