Apocalipse

Eu sou o Alfa e o Ômega – Apocalipse 1:11

Eu sou o Alfa e o Ômega – Pregação

Esboço de Pregação em Apocalipse 1:11 – “Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.”

Introdução de Apocalipse 1:11

O texto supracitado narra o momento que João é arrebatado em espírito e recebeu ordens de Deus através do anjo para escrever um livro relatando tudo que ele havia visto naquele momento.

Desenvolvimento

OS DIFERENTES CONTEXTOS DO VERBO ESCREVER NO LIVRO DE APOCALIPSE
Ao lermos o primeiro capítulo do livro de Apocalipse, percebemos que o verbo escrever apresenta dois sentidos diferentes.

O que vês escreve-o num livro e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia. (Apocalipse 1: 11) Em primeira instância, João recebe uma ordem do Senhor Jesus para relatar o que estava vendo, registrar aquele momento tão sublime, visando notificar as sete igrejas da Ásia.

Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer (Apocalipse 1: 19)
Já no versículo 19, o verbo escrever tem relação com o tempo do histórico e profético.

O que tens visto: É o que ficou para a igreja sobre o reino histórico e profético de Jesus.

O que são: Refere-se ao juízos destinados ao mundo ligados aos últimos tempos.

Hão de acontecer: Está relacionado ao encontro da Igreja Fiel com Jesus na Eternidade.

A RELEVÂNCIA DO ENVIAR NA VIDA DA IGREJA FIEL

No início do capítulo vemos as seguintes expressões: Enviar e Notificar ( …) E pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João, seu servo.

(…) ” E o que vês, escreve- o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia. João recebeu ordens para não só escrever mais também enviar para que todos tomem conhecimento das palavras que estão na profecia deste livro, pois o tempo está próximo.

(…) E as notificou a João, seu servo. Naquele momento, João não havia só sido informado como também alertado sobre a importância de enviar para as igrejas na Ásia.
Vale ressaltar que houve uma preocupação por parte do Espírito Santo, esta continua sendo constante na vida da Igreja, não restringe apenas ao acúmulo de informações mais que haja entendimento sobre a importância de estarmos preparados para morar na Eternidade. Assim como João, a Igreja Fiel tem sido notificada e tem enviado as Boas Novas ao mundo.

EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O PRINCÍPIO E O FIM:

Significa que Deus é eterno, o princípio e o fim de tudo e de todas as coisas. (Apocalipse 1:8).

Alfa e ômega são letras gregas. Essa expressão indica que Deus está no controle de tudo e vive para sempre.

Tudo se principiou Nele e há de se dar o desfecho através da Sua pessoa gloriosa e segundo o Seu Projeto Eterno.

O Senhor Deus é soberano, eterno, é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim e se faz conhecer ao homem de maneira pessoal, porque Ele fala e se revela na
intimidade, através de uma comunhão íntima. E por seu grande amor quer sempre nos abençoar.

Dizendo: EU SOU, mostra que Ele é aquele que fala e faz, Ele É o que É, o próprio Deus, as suas obras
manifestam o seu poder. A mente humana não pode alcançar a grandeza deste Deus eterno e infinito, mas podemos conhecê-lo pela Fé.

Por sua graça e misericórdia se apresenta como EU SOU para que estejamos seguros debaixo deste nome que é eterno.

Conclusão de Apocalipse 1:11

O que João viu e escreveu naquele momento não era fruto de uma imaginação fértil. Ele foi transportado para a Obra Redentora através do Espírito Santo.

A Igreja Fiel sente que a Presença e operação do Espírito Santo tem sido predominante, fazendo a entender a relevância da notícia dada a João anteriormente. Os acontecimentos proféticos para os últimos tempos descritos na Palavra são fatos atuais que nos norteiam para o Arrebatamento, notificando-nos da necessidade de estarmos preparados para este Dia tão Sublime.



Mais Esboço de Pregação

Jesus estava profetizado – Apocalipse 1:10-18

Uma grande Oportunidade!

O princípio e o fim das coisas – Eclesiastes 7:8

O princípio e o fim das coisas – Eclesiastes 7:8

Carta à Igreja de Éfeso – Apocalipse 2:1-7