Pular para o conteúdo

Somos templo de Deus – I Coríntios 3:16

SOMOS TEMPLO DE DEUS
“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” I Co 3:16

*Quando o véu do templo se rasgou de alto a baixo, quais foram as principais mudanças que ocorreram entre o Culto da Lei e o Culto do Novo Testamento?

Introdução

Temos aprendido que todo o Velho Testamento nos revela a pessoa gloriosa do Senhor Jesus. Até mesmo a forma do culto que Deus revelou para o povo de Israel são figuras proféticas de Jesus e de tudo aquilo que Ele deixaria para os Seus servos, a Sua igreja fiel. Hoje vamos ver uma mudança relacionada ao templo no culto da lei e no culto da graça e o que isso se aplica na nossa vida.

Desenvolvimento

Deus separou o povo de Israel para ser o Seu povo escolhido. Com isso, queria ensinar a todas as nações que Ele era o único e verdadeiro Deus.
Deus revelou que Moisés fizesse um tabernáculo e mostrou a forma de culto que O agradava. Esse templo móvel seria o local onde Ele habitaria no meio do Seu povo durante todo o período da caminhada no deserto rumo à terra prometida.

“E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.” Êx 25:8-9.

Após a conquista da terra prometida, o tabernáculo foi substituído pelo templo, em Jerusalém. Ele foi construído por revelação de Deus, nos dias do rei Salomão.
Segundo a lei, o culto ao Senhor só era prestado no templo. Então, todos que queriam adorar a Deus, tinham que viajar até Jerusalém. Mas quando Jesus veio a este mundo, Ele nos revelou a Sua maravilhosa graça. Assim, toda a forma de cultuar a Deus mudou. Agora, no culto da graça, todos os homens teriam a oportunidade de cultuar ao Senhor.

A Samaritana

Certa vez, Jesus se encontrou com uma mulher samaritana. Os judeus não conversavam com os samaritanos e havia entre eles uma divisão. Os samaritanos achavam que o Monte de Gerizim era lugar de adoração a Deus e os judeus diziam que era no Monte Moriá, onde ficava o templo, em Jerusalém.

Aquela mulher questionou Jesus sobre qual seria o lugar correto para adorar a Deus. Jesus lhe respondeu: “Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai… Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade…” Jo 4:21-23. Glórias a Deus!

A nova forma de adorar

Com Sua morte na cruz, o Senhor Jesus estabeleceu uma nova forma de adorar a Deus. Agora, não importava mais a raça, o local, mas todos os homens passariam a desfrutar da liberdade de alcançar a presença de Deus através do sangue de Jesus. Agora o templo não seria mais um lugar específico, mas um templo espiritual, que é a Igreja, Corpo de Cristo. Aleluia!

O texto que lemos fala que Jesus nos fez “templos de Deus”. Mas quando nos tornamos “templos de Deus”? Quando o Espírito Santo habita em nós, tendo liberdade de operar nas nossas vidas. Através do Espírito Santo nós reconhecemos que Jesus é o Senhor da nossa vida.

O templo é o lugar onde Deus habita, onde Deus opera. O templo é o lugar de adoração. Muitos estão fazendo de suas vidas local onde a razão habita, onde a emoção governa, por isso não desfrutam das bençãos do Senhor. Por isso, servir ao Senhor não é a sua maior alegria.

Muitos se dizem adoradores, mas acham que Deus é quem precisa agradá-los, quando é o contrário: é Deus quem precisa se agradar de nós.
Muitos assistem aos cultos na condição de meros ouvintes, quando precisam ser verdadeiros ADORADORES.

DEUS PROCURA VERDADEIROS ADORADORES

O culto para nós não deve ser um momento social, não deve ser um momento onde queremos ouvir palavras bonitas e animadas. A igreja fiel se reúne para ADORAR A DEUS EM ESPÍRITO E EM VERDADE. Mesmo estando longes um dos outros por causa da pandemia, nós estamos unidos em UM SÓ ESPÍRITO.

Conclusão

Eu e você somos “Templo de Deus” e dentro da nossa vida, do nosso coração precisa sair a verdadeira adoração a Deus: “Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” II Co 6:16b.

Que Deus possa ver em nós VERDADEIROS ADORADORES todos os dias do nosso viver.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login!

Mais conteúdo

II Reis 4:23 – Não é lua nova nem sábado!

Você Sabia? – O véu do templo

O amor de Deus mudou na sua vida? – Lamentações 4:1

O culto no Novo Testamento – Hebreus 10:19-23

A Vitória pela Madrugada – Provérbios 8:17

Parábola da rede – Mateus 13:47–50

Os atributos de Deus – Tiago 5:16

Cidade fortificada – Isaías 21:5-6

A mulher Samaritana – João 4:23