Guarda o teu coração para Jesus
Esboço de Pregação em Provérbios 4:23 – “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”.
Introdução de Provérbios 4:23
O livro de Provérbios foi escrito pelo rei Salomão. Salomão, naquilo que foi fiel ao Senhor, é um símbolo do Espírito Santo. Ele escreveu cerca de 3.000 provérbios, que são conselhos dos mais variados para a vida do homem, a fim de que viva bem e utilize seu tempo na terra de maneira a engrandecer o Criador. Pois, como declara Salomão em toda a sua sabedoria — que jamais homem algum teve —, as demais coisas são vaidades.
Desenvolvimento
- “Sobre tudo o que se deve guardar”
O homem, em sua vida, busca guardar muitas coisas: ajunta para si bens, valores materiais e culturais, e faz desses objetivos os principais em sua existência. Passa todo o tempo voltado para essas coisas, mas se esquece de que são temporárias. Em um momento se tem, em outro se perde. E ainda que alguém os conserve por toda a vida terrena, eles jamais saciarão as ansiedades da alma. Por isso, o conselho do Espírito Santo é claro: acima de tudo, guarda o teu coração. - “Guarda o teu coração”
O coração representa o que é vital em nossa existência — aquilo que é sensível e merecedor de todo cuidado. Simboliza o lugar onde retemos nossos sentimentos mais profundos, as grandes amizades e as coisas que verdadeiramente têm valor. Assim, o conselho é: guarda o teu coração para que somente o Criador ocupe esse lugar. Que apenas a bênção do Senhor o preencha, saciando toda sede da alma. E guarda-o também para que o mundo mal não entre e nos impeça de enxergar o Caminho da Salvação: Jesus. - “Porque dele procedem as saídas da vida”
Por que “saídas da vida”? Dentre as funções do coração humano, está a de bombear o sangue, levando vida e nutrição a todo o corpo. Da mesma forma, o coração cheio da bênção de Deus injeta vida espiritual no homem, permitindo que a operação do Espírito Santo seja completa. Ele fortalece, alimenta e, acima de tudo, gera a Vida Eterna.
O coração que está disposto a ouvir a voz do Bom Pastor é aquele que permite ao Espírito Santo falar à Sua Igreja.
Conclusão de Provérbios 4:23
O coração, em nossa vida, funciona como uma porta.
- Se o abrirmos para o mundo, perdemos vida.
- Mas se aceitarmos o conselho do Espírito Santo e o abrirmos para Jesus — Aquele que bate à porta sem cessar —, ele se torna a porta da graça. Nele, encontramos o favor de Deus e Vida em Abundância.
Esboço de Pregação em Provérbios 4:23 – “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”.
Mais Esboços de Pregação
- Guarda o que tens – Apocalipse 3:11
- Tempo de buscar – Eclesiastes 3:6
- Apocalipse 3:11 – Guarda o que tens!