Esboço de Pregação em Gênesis 33:1-4 – E levantou Jacó os olhos e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então, repartiu os filhos entre Léia, e Raquel, e as duas servas. E pôs as servas e seus filhos na frente e a Léia e a seus filhos, atrás; porém a Raquel e José, os derradeiros. E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão. Então, Esaú correu-lhe ao encontro e abraçou-o; e lançou-se sobre o seu pescoço e beijou-o; e choraram.
Há momentos que as maiores necessidades não estão ao lado de fora, mas dentro dos lares, comprometendo a comunhão, alegria, respeito, carinho e amor. A palavra que lemos retrata a vida de (02) dois irmãos, Esaú e Jacó, eles se distanciaram devido a suas escolhas.
A bênção da primogenitura era de Esaú, o filho mais velho, mas ele rejeitou. Por uma escolha Esaú trocou por prato de lentilha, ao contrário de Esaú, Jacó lutava em obter a bênção.
Após obter o que tanto desejava, Jacó é obrigado a deixar a terra de seus pais, devido à ameaça de Esaú, sendo assim Jacó foi viver em terra longínqua. Minhas bênçãos, a escolha que fazemos determina que nós somos. Deus abençoa quem tem compromisso com a bênção, o projeto, a salvação.
Mesmo vivendo longe da terra, Deus não deixou de abençoar Jacó, porque a bênção não está na terra, a bênção vem alto. Quantas pessoas estão rejeitando, não dando valor, preocupados com aquilo que é efêmero para esta vida.
Mas Deus terminou o retorno, Jacó sabia ao retornar o que poderia enfrentar, Esaú incompassivo, destinado a cumprir com a sua palavra, mas mesmo assim obedeceu ao conselho do Senhor.
Ao avistar seu irmão Jacó estava cheio de preocupações, certamente inquieto. Esaú é tipo daquele que age pela razão, carne, impulso. Mas devemos agir segundo a palavra, como a Bíblia diz: Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.
Meus irmãos devemos se apressar para estar aos pés do Senhor, por nossos rostos no pó, ali Jacó permaneceu até que chegasse o seu irmão. Devemos orar sem cessar, pelos nossos familiares, até que eles possam se achegar a nós, libertos, transformados, curados, fortalecidos.
Como foi o encontro inesperado!
Abraçou – Sentimento de acolhimento, levando a sentir o calor do corpo, envolvê-lo na comunhão da igreja.
Lançou-se sobre o pescoço – A comunhão restaurada, aquilo que havia como impedimento, não havia mais, houve operação do Espírito Santo.
Choraram – Provas do passado não existem mais, a Bíblia diz: O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pelo amanhã.
Ali mostrava a posição única de Jacó e sua característica. Onde o Senhor pode restaurar, perdoar, qual ressentimento, porque no final de tudo permanece o AMOR PARA ISSO DEUS MANTÉM FIRMES UM IGREJA QUE ORA, PARA QUE POSSA VER MILAGRES, POR INTERMÉDIO DA ORAÇÃO.