Pular para o conteúdo

Gênesis 25:29-30 – O cansaço de Esaú


O cansaço de Esaú – Pregação

Esboço de Pregação em Gênesis 25:29-30 – “E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.”

Introdução de Gênesis 25:29-30

Meus irmãos, ao meditarmos na história de Esaú vemos a limitação do homem, pois por mais que ele lute, se esforce para vencer na vida, para ser feliz, para conquistar seus objetivos, ele não consegue saciar sua alma. Limitação porque chega uma hora que ele cansa. Cansa de crer em tantas coisas. Cansa de se aventurar em tantas religiões. O homem dos nossos dias é um homem cansado.

Desenvolvimento

Mas analisando a fundo, vemos alguns pontos interessantes que levou Esaú aquela situação.

a) Por que Esaú cansou?

Porque foi para o campo. Amava o campo. Foi caçar. Vemos hoje que muitos não querem buscar a solução para os seus problemas na Igreja, não querem mais colocar seus planos diante do Senhor. Preferem caçar. Preferem a aventura.

Quem sabe não achem alguma coisa lá fora, no sistema religioso, ou não sejam prósperos seguindo seus próprios conselhos. Para Esaú, não tinha nada de interessante estar na casa do Pai. Ele queria, ele mesmo, achar seu sustento.

b) Situação de Esaú quando volta do campo: Cansado

Há crentes que estão voltando do campo. Estão cansados. Estão desgastados espiritualmente. Estão famintos na alma. Pode-se até pensar em pessoas que tem uma religião, pertencem a uma igreja, mas não se alimentam. Estão com o coração longe da casa do Pai.

Conclusão de Gênesis 25:29-30

O cansaço de Esaú nos faz refletir que o desgaste espiritual só acontece se você estiver longe da casa do Pai. Quando ocorre este desgaste, que culto você vai prestar a Deus? Que culto o homem que está voltando do campo vai prestar a Deus? Que culto o homem que está desgastado espiritualmente de uma caminhada sem experiências, distante da casa do Pai, vai prestar a Deus?

O guisado vermelho

Voltando do campo, cansado, desfalecendo de fome, era compreensível que Esaú precisava comer. Só que ao invés de ele descansar na casa do Pai, comer na presença do Pai, a primeira coisa que ele se depara é com o guisado vermelho. Foi a solução que Esaú encontrou para saciar sua fome.

Ele quis a primeira coisa que viu pela frente para se saciar. Não esperou chegar na casa do Pai para descansar e se alimentar. Muitos perderam a esperança. Não esperam mais em Deus. Estão cansados.

E quando não se espera mais em Deus, aceita-se o guisado vermelho que é um evangelho que até parece que tem o sangue de Jesus, mas não tem. Um evangelho que não prega vida eterna, que não tem mais a esperança da vida eterna. Chamou-se o seu nome EDOM, quer dizer vermelho, porque é o cristianismo que não valorizou o sangue de Jesus.

Esboço de Pregação em Gênesis 25:29-30 – “E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.”


botaodownload

Mais Esboço de Pregação



Alguma dúvida?