Pular para o conteúdo

As serpentes ardentes – Números 21:4-9


AS SERPENTES ARDENTES – Pregação

Esboço de Pregação em Números 21:4-9 – Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se neste caminho.
E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morrêssemos neste deserto? Pois, aqui, nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.
Então, o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que morderam o povo; e morreu muito povo de Israel.
Pelo que o povo veio a Moisés e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então, Moisés orou pelo povo.
E disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela.
E Moisés fez uma serpente de metal e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal e ficava vivo.

INTRODUÇÃO de Números 21:4-9

No deserto, o povo de Israel murmurou porque faltou pão e água, e muitos desejaram morrer ali ou voltar para o Egito. Por isso Deus enviou serpentes venenosas para picar o povo rebelde, e muitos começaram a morrer com as picadas das serpentes. Depois disso, o povo pediu a Moisés que orasse ao Senhor para que as serpentes fossem afastadas (para que continuassem murmurando).

DESENVOLVIMENTO

Moisés orou, mas o Senhor não afastou as serpentes, pois isso não resolveria o principal problema: o da rebeldia do povo. Ao invés disso, o Senhor providenciou uma solução mais eficaz e definitiva, capaz de resolver tanto o problema da rebelião quanto o da morte causada pelo veneno das serpentes.

Deus mandou que Moisés fizesse uma serpente de bronze e a colocasse na ponta de uma vara, para que quando fosse levantada no meio do povo, todos pudessem olhar para a serpente de bronze, a fim de serem curados e salvos da morte.

Na sua caminhada no deserto do mundo, o homem tem se deparado com muitas situações semelhantes à fome e à sede para sua alma. Ele é infeliz e necessitado, e tudo que tem passado é o resultado da sua própria rebeldia contra Deus. A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte, e é isso que o homem tem encontrado nessa vida, pois o veneno do pecado permeia o seu interior, levando-o à morte. Diante desta situação, muitos têm buscado a Deus pedindo que os livre dos seus problemas e da morte, para continuarem suas vidas de pecados.

Deus, porém, toma providências mais amplas no sentido de resolver os sérios problemas da humanidade, dentre eles o da maldição do pecado. Deus enviou o seu Filho Unigênito, para assumir sobre si a maldição dos nossos pecados e morrer na cruz por nós.

CONCLUSÃO de Números 21:4-9

Quando Jesus foi levantado na cruz, e feito maldição em nosso lugar, Ele estava decretando a nossa vitória contra o veneno (pecado) da serpente (adversário) de uma vez por todas, nos outorgando a vitória eterna contra todos os nossos inimigos.

Quando olhamos para Jesus crucificado, para o seu sacrifício em nosso lugar, lembramo-nos dos nossos pecados e delitos que Ele tomou sobre si, e através do arrependimento e da fé no seu Nome, alcançamos o perdão e o livramento da morte eterna, pois nele toda a justiça (bronze) de Deus foi satisfeita e toda a inimizade derribada.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Êxodo 4:2-3 – Cajado ou Serpente?,

A Serpente de metal – II Reis 18:4

Jesus e a Serpente de bronze – João 3:14-15



Alguma dúvida?