QUANDO OUVIMOS OUTRAS VOZES
Jeremias 7:23 “ Mas isto lhes ordenei dizendo: Daí ouvidos à minha voz, e eu serei vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.”
Quando observamos a trajetória do povo de Deus, na Bíblia, verificamos que com frequência eles eram oprimidos por outros povos, e isso ocorria, na maioria das vezes, porque eles deixaram de ouvir a voz de Deus.
Deus, porém, com seu incomensurável amor, sempre levantou servos valentes como os profetas, os juízes, para exortarem o povo a ouvir a voz do Deus de seus pais, do Deus que os tirou da escravidão do Egito com grandes sinais e maravilhas.
Em nossos dias não é diferente. Quando deixamos de ouvir a voz de Deus que nos é revelada, seja pela Sua Palavra (Bíblia), seja por intermédio de algum servo, ou quando Ele fala diretamente conosco, amargamos prejuízos por esta desobediência.
Alguns personagens bíblicos deram ouvidos a outras vozes, vozes que não eram de Deus, e sofreram por isso. Podemos destacar três desses personagens, com os quais poderemos tirar uma preciosa lição para a nossa vida espiritual.
Deus havia prometido a Abrão que sua descendência seria numerosa e esta promessa era extensiva a Sarai, sua mulher. Porém, com o passar dos anos, a promessa não se cumpria, e Sarai disse a seu esposo: “Eis que o Senhor me tem impedido de gerar. Entra, pois à minha serva, porventura terei filhos dela”. E ouviu Abrão a voz de Sarai. (Gênesis 16:2)
Abrão ouviu a voz de Sarai porque ele tinha razão. Contudo, a voz da razão é diferente da voz de Deus que é a revelação. Como consequência deste ato Abrão gerou a Ismael, que veio a ser o pai dos árabes. Cerca de catorze anos depois, Deus deu a Abrão, já neste momento chamado de Abraão, o filho da promessa, Isaque. E Isaque gerou o povo judeu.
Ismael e Isaque não se dão bem até hoje, 4000 anos depois. São séculos de brigas e derramamento de sangue. Tudo porque Abrão deixou de ouvir a voz de Deus e ouviu a voz da razão, a voz de Sarai. Precisamos tomar muito cuidado com esta voz, pois ela é coerente, lógica, tem bom senso, mas os prejuízos podem durar por anos em nossa vida.
O segundo exemplo a ouvir outra voz foi Josué, quando um povo vem a ele com uma mentira buscando fazer aliança com os filhos de Israel. (Josué 9:8-15). No versículo 14 lemos que Josué e o povo não pediram conselho à boca do Senhor, ou seja, não ouviram a voz de Deus, ouviram outra voz, a voz do coração.
O profeta Jeremias, inspirado pelo Espírito Santo, diz que enganoso é o coração do homem (Jeremias 17:9). A voz do coração é enganosa, passional e carregada de sentimentos. Quando damos ouvidos a essa voz e não à voz do Senhor colhemos prejuízos. Josué teve que conviver com um povo estranho no meio do povo de Israel, ainda que lhe fossem servos.
A terceira voz que ressoa como música em nossos tímpanos e desvia-nos a atenção da voz do Senhor aparece de forma muito própria na Bíblia, em 2 Samuel 13.
Um jovem, filho de Davi, contrariando a voz do Senhor que condenava união entre irmãos (Levítico 18:6-9), desejou carnalmente sua irmã, sendo conhecedor dos preceitos do Senhor. Amnon entra em grande conflito, chegando até a adoecer.
É quando uma voz doce soa em seus ouvidos, a voz do amigo Jonadabe: “deita na tua cama, finge- te de doente, e peça a teu pai para que a tua irmã te sirva algum alimento” (2 Samuel 13:5). Ammon filho do rei Davi, ouviu a voz do amigo, e quando sua irmã entrou no quarto cumpriu o seu desejo. O resultado foi sua morte, tramada por outro irmão, Absalão.
Muitos servos de Deus entram em dificuldades porque ouvem a voz do amigo da faculdade, do amigo do trabalho, do amigo mais experiente, e a voz do Senhor, o verdadeiro amigo, o bom conselheiro, às vezes não tem sido ouvida.
Qual a voz que você tem ouvido?
Devemos sempre estar atentos à voz que vem dos céus, a voz do nosso Deus. Essa voz nós podemos ouvir com segurança.
A quem escolheis, Jesus ou Barrabás? – Mateus 27:17
Que darei eu ao Senhor? – Salmo 116:12–14
Jesus e a Serpente de bronze – João 3:14-15
Davi conduz a Arca para Jerusalém – 2 Samuel 6:12-23
O amigo importuno – Lucas 11:5-8
As parteiras conservam o menino vivo – Êxodo 1:15-17 e 20-21
Um lugar para a Arca – I Crônicas 13:3
Jeremias 9:17-20 – O choro das Carpideiras
Há uma maior conosco do que com ele – II Crônicas 32:5-8
Mateus 10:27 – Pregue sobre os telhados
João 10:22-25 – A Festa da Dedicação