I Crônicas 4:9-10 – A Oração de Jabez

A Oração de Jabez

I Crônicas 4:9-10

Introdução

Uma oração que serve para todos nós. A Bíblia fala da vida de Jabez somente nestes 2 versículos.

O significado do nome Jabez:

Jabez era da tribo de Judá, no hebraico significando “afligir”, “pesar”, “com dores dei a luz”; “aquele que causa dor”. A Bíblia diz que a mãe sofreu muito para dar a luz a este menino.  Jabez era um nome negativo que nasceu sobre o estigma da dor e do sofrimento. Mas, a Bíblia diz que ele foi mais ilustre do que seus irmãos.

Jabez invocou o Deus de Israel

Invocar significa chamar, clamar e gritar.

Desenvolvimento

Quando o homem se volta para Deus e invoca [chama] pelo Seu nome, situações da vida começam a mudar.

A oração de Jabez contém quatro pedidos:

1. Peço que me abençoe A Bíblia relata muitas bênçãos ao que crê. A benção está na mão de Deus e Ele não mudou. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Jabez não negociou com Deus, apenas chegou diante de Deus e pediu: Eu quero que o Senhor me abençoe.

2. Que alargues as minhas fronteiras. Precisamos ampliar nossas fronteiras, crescer em tudo. Jabez foi um homem de visão pediu: Amplie meus territórios Senhor. Isaías 54.2 diz: “Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas”. Onde eu posso firmar minhas estacas: Na oração, na Palavra e no principal fundamento que é Jesus Cristo nosso clamor pelo sangue vertido, as doutrinas.

3. Que tua mão seja comigo A mão Deus é nossa proteção. Debaixo da mão de Deus significa manter-se na dependência de Deus, na sua provisão, debaixo de suas bênçãos. Quando estamos debaixo da mão de Deus temos visão de uma segurança, projeto de salvação e graça.

O pedido de Moisés para o Senhor Deus: “A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso. Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar” (Êxodo 33.14-15). Jamais chegaremos a lugar algum sem a presença de Deus. Hoje o Espírito Santo é a presença real de Deus na vida do SERVO, nossa revelação da palavra a LUZ do caminho.

4. E me preserves do mal. Quando Jabez viu Deus lhe abençoando, as suas fronteiras estavam aumentando e que a mão de Deus estava sobre ele, então Jabez compreendeu a necessidade da proteção de Deus. Por isso ele fez este último pedido dizendo: “e me preserves do mal”. Na oração do Pai Nosso Jesus diz: não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal, ou seja, livra do mal e do pecado. O caminho para recebermos as bênçãos de DEUS depende de nossa intimidade através da santificação, fidelidade e da oração. Através da oração temos livre acesso ao Pai. Por isso o verso 10 diz: “E Deus lhe concedeu o que tinha pedido” (v. 10) e ele se tornou “… o mais ilustre do que todos os seus irmãos” (v. 4).

Conclusão

VIVEMOS DE ORAÇÃO, POIS CONVERSAR COM DEUS NOS FAZ VENCEDORES, E MUDA NOSSA HISTORIA, DE DOR E SOFRIMENTO PARA ALEGRIA E PAZ.

Todos querem vencer na vida… E a Palavra de Deus promete que, em Cristo, somos mais que vencedores!

Mais artigos:

João 14:1-6 – Não se turbe o vosso coração

Meditações Bíblicas – Um homem perseverante na Oração

Ilustração bíblica – A Oração e o Telefone

Põe-me teu selo no meu coração – Cantares 8:06

Ilustrações bíblicas – Poder da Oração

O INCENSO – TIPO DA ORAÇÃO Levítico 16: 12

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email