Pular para o conteúdo

E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos – I Crônicas 4:9-10


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos

I Crônicas 4:9-10 – “E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”

Introdução

Jabez, que foi chefe da tribo de Judá. O nome deriva da palavra “jazeb”, que significa “ele dá tristeza” , e sua mãe lhe deu esse nome porque o concebeu com muitas dores (I Crônicas 4:9).

Desenvolvimento

O nome tem uma importância muito grande para quem o recebe, porque ele pode conter um significado profético. Pode ser uma bênção ou uma maldição, pode conter uma promessa ou demonstrar o caráter de quem o possui:

Por exemplo:

Sarai – Não era um nome agradável para uma mulher e significava *“general” *. Numa sociedade patriarcal era muito feio isso.
O Senhor muda para Sara, que significa *“princesa” *.
Nabal – Significa “louco”, e sua índole era de homem duro, egoísta. Morreu pela dureza de seu coração.
Jacó – Significa *“enganador, suplantador” *, enganou seu irmão duas vezes e o suplantou, recebendo a bênção do primogênito em lugar do irmão Esaú.
Pelo seu amor e zelo pelo que era espiritual e profético, o Senhor lhe muda o nome para Israel, que significa: “Aquele que luta com Deus” *, porque Ele lutou com Deus e foi vitorioso (em *Oséias 12:4 está a descrição dessa luta: uma noite de choro aos pés do Senhor).

Os nomes dos filhos de Jacó continham significados proféticos relacionados com a bênção que receberam do pai e, posteriormente, cada tribo recebeu de Moisés.

É sempre aconselhável observar o significa do nome que foi escolhido para registrar o filho, porque ele pode conter uma bênção ou maldição, e cada vez que ele for invocado se estará confirmando seu significado sobre o filho.

Vejam o caso de Nabal, a vida toda o homem era chamado de louco, seus atos não poderiam ser de outra forma.

Quando Davi levou Salomão ao profeta Natã para apresentá-lo ao Senhor, o profeta mudou-lhe o nome para Jedidias, que significa “amado de Deus” (2 Samuel 12:25).
Assim, cada vez que alguém o chamava, estava invocando sobre ele essa bênção.

Jabez recebeu um nome muito duro: *“Ele dá tristeza” *, porém o texto que lemos diz que ele venceu isso e foi mais ilustre que seus irmãos.

O que aconteceu foi que Jabez invocou o nome do Senhor, aí estava o segredo. E O Senhor lhe atendeu – aqui está a bênção.

Todo homem nasce com um juízo sobre si

Por causa do pecado original, todos pecaram e foram destituídos da glória de Deus. Que tristeza! (Jabez)
Mas todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Atos 2:21 e Romanos 10:13).

O homem que invocar o nome do Senhor, que é sobre todo o nome (Filipenses 2:9) receberá um novo nome na glória de Deus (Apocalipse 2:17).

“E os gentios verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória, chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do Senhor designará. Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais: Assolada; mas chamar-te-ão. O meu prazer está nela, e à tua terra: A casada; porque o Senhor se agrada de ti, e a tua terra se casará.” (Isaías 62:2 e 4)


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

I Crônicas 4:9-10 – A Oração de Jabez

Salmos 119:71-73 – Formação de um Obreiro

Isaías 53:7 – O Sangue fala



Alguma dúvida?