Pular para o conteúdo

Nada é nosso! – Cantares 1:10-11


Nada é nosso!

Cânticos 1:10-11 – Formosas são as tuas faces entre os teus enfeites, o teu pescoço com os colares.
Enfeites de ouro te faremos, com incrustações de prata.

Introdução

A graça de Deus está presente na vida do servo fiel (igreja) que ora, que jejua, que tem revelação, que usa o poder do sangue de Jesus e que vive a benção do Corpo. Assim, a beleza da igreja está nos adornos espirituais, recebidos a cada dia pelo noivo. Mas, nada é dela!

Desenvolvimento

Como guardamos algo muito precioso, que não nos pertence, mas está na nossa responsabilidade? O Senhor quer nos despertar para valorizar e preservar as bençãos que temos recebido.
Pergunta da semana: 2. Lendo os versos 10 e 11, qual o sentido profético das seguintes expressões?

“Faces”

Identidade espiritual. O testemunho do servo fiel. A forma como ele deve se apresentar ao mundo; Somos moldados, é nova forma de vida que recebemos do Senhor. Nada é nosso!

“Enfeites

Os benefícios da salvação. É aquilo que reflete na vida do servo fiel (igreja) o Projeto de Deus, a revelação do Senhor Jesus vivo e as operações do Espírito Santo (cura, Salvação, Libertação etc.); SOMOS DONOS?

A preocupação com a beleza tem escravizado a muitos, mas o livro de Cantares fala da beleza espiritual, pois o homem vê o que está diante dos seus olhos, porém o Senhor olha para o coração (1 Sm 16:7). E para agradar ao Senhor favor imerecido de Deus, sua graça, bençãos preciosas como joias, adornando a noiva para o casamento. A beleza espiritual é vista na reverência da igreja durante o culto, no compromisso com a instrumentalidade, no governo em cada seminário, na doutrina proclama nas transmissões via satélite etc.

Essa beleza, a rainha de Sabá viu no da de Salomão, que é a Obra do Espírito Santo.
“E eu não cria naquelas palavras, até que vim, e os meus olhos o viram; eis que me não disseram metade; sobrepujaste em sabedoria e bens a fama que ouvi.” 1 Re 10:7

“O teu pescoço com os colares”

A beleza da comunhão. Como o pescoço liga a cabeça e todo governo da mente ao nosso corpo, assim age a comunhão, destacando o cabeça da igreja que é Cristo governando todas as coisas, e o Corpo que é a união dos irmãos; SOMOS DONOS?
A comunhão é uma joia valiosíssima que o adversário quer roubar a todo momento. Nossa responsabilidade é vigiar.

“Enfeites de ouro com pregos de prata”

Poder da redenção. A fixação da doutrina no coração do servo (igreja) acontece através da experiência do novo nascimento, quando ele entende o grande valor do clamor pelo sangue de Jesus. SOMOS DONOS?
Assim como existe muitas “joias falsas”, existem também doutrinas falsas, o engano do cristianismo. A sã doutrina precisa esta fixa, firme em nós.

Conclusão

A salvação, doutrina que desfrutamos, as bençãos do Espírito Santo, as curas alcançadas, a comunhão … Não somos donos! Nada é nosso! O Senhor nos deu tudo isso por nos amar! E agora, no momento da noite que estamos vivendo há dois perigos: ser enganado com “joias falsas” e ser roubado.

O Espírito Santo quer nos relembrar que o recurso já nos foi dado: o lema do ano: 1 Timóteo 3:9 “guardando o mistério da fé em uma pura consciência”. Só vivendo a fé viva, vamos preservar e entender o valor dos adornos que temos recebido do Espírito Santo.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

A ascensão de Ester ao trono – Ester 2:1-18

Cantares de Salomão 3ª aula – Cantares 4:1-4

Como Jesus quer ver a Igreja

As Portas de Jerusalém – A porta do peixe

A MULHER SÁBIA – Provérbios 14.1-4



Alguma dúvida?