Esboço de Pregação em Gênesis 28:20-21 – “E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir, e eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR será o meu Deus.”
Desde a criação, Deus sempre ansiou que Sua vontade fosse realizada na terra assim como nos céus. No entanto, Ele busca corações dispostos a viver sob Sua orientação.
Neste texto, vemos Jacó em um momento decisivo de sua vida. Ele está saindo de casa e enfrentando um futuro incerto. Mas, ao invés de partir sozinho, ele faz um voto com Deus, demonstrando seu desejo de viver conforme a vontade do Pai.
Assim como Jacó, nós também enfrentamos desafios e incertezas complexas. Entretanto, se aprendermos a nos submeter à vontade de Deus, experimentaremos Sua provisão abundante, proteção constante e paz em nossa jornada sinuosa.
Vamos analisar profundamente os elementos desse voto sagrado e compreender como eles se aplicam à nossa vida cristã cheia de nuances.
O caminho na terra dirigido pelo Espírito Santo
Jacó reconhece que não pode seguir sozinho. Ele precisa da presença de Deus guiando seus passos.
“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.” (Salmos 37:5)
Na nossa jornada, precisamos confiar na direção do Espírito Santo. Muitas vezes tentamos tomar decisões sem consultar a Deus e acabamos enfrentando dificuldades desnecessárias.
Quando a vontade do Pai é feita em nossa vida, o Espírito Santo nos conduz no caminho certo:
Ele nos dá discernimento para tomar decisões. Como é bom termos a direção de Deus em nossas decisões. Lembra que o Rei Davi sempre antes das batalhas buscava a direção de Deus? Você tem feito isso em seu caminhar?
Ele nos fortalece nos momentos difíceis. Se Ele estiver no barco o mesmo não afunda, mesmo que a tempestade seja grande ele nunca nos abandonará.
Você tem permitido que Deus guie a sua vida ou tem seguido seus próprios caminhos?
A Cobertura do Sangue de Jesus
Vestes na Bíblia representam santificação e justiça. O pecado nos deixa espiritualmente “nus”, mas Cristo nos reveste de pureza. Quando O aceitamos como suficiente salvador, recebemos novas vestes, as vestes da Salvação.
“Mas agora vos despojeis também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.” (Colossenses 3:8,10)
Quando aceitamos a vontade do Pai, Ele nos reveste com:
Você tem vestido as vestes da santidade ou está carregando roupas manchadas pelo mundo?
Jesus é o pão da vida
Jacó pede pão, mas Jesus veio como o Pão da Vida, que alimenta nossa alma e nos dá vida eterna. O pão é algo tão comum na mesa de todos, tanto ricos como pobres têm acesso ao pão material. Assim esta metáfora mostra o quanto o Senhor Jesus deseja ser participante de nossas vidas.
“Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” (João 6:35)
Quando fazemos a vontade de Deus, Ele nos sustenta:
Você tem se alimentado do Pão da Vida ou tem buscado sustento em coisas passageiras?
Jesus é o príncipe da Paz
Jacó desejava voltar para casa em paz. No mundo, a paz é baseada em circunstâncias favoráveis. Mas a paz de Cristo é diferente: ela permanece mesmo no meio das dificuldades. Só encontramos a verdadeira paz em Jesus Cristo e no seu projeto de Salvação.
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27)
Quem anda na vontade do Pai:
Sua paz depende das circunstâncias ou da sua confiança em Deus?
O lugar onde Jesus preparou morada
Jacó ansiava por voltar à casa de seu pai. Assim também nós, que seguimos a vontade de Deus, temos uma morada eterna preparada por Jesus. Nosso anseio é a eternidade com Cristo!
“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.” (João 14:2)
A vontade do Pai não se limita a esta vida. Deus deseja que vivamos em obediência aqui para, um dia, estarmos com Ele na eternidade.
Você está vivendo para esta terra ou com os olhos na eternidade?
A vontade do Pai sendo feita na terra
Quando Jacó declara que o Senhor será o seu Deus, ele está afirmando que se submeterá à vontade divina. Deus nos prova a cada dia para fazermos a Sua vontade. Em cada escolha e em cada palavra que proferimos, devemos sempre buscar o que O agrada.
Jesus nos ensinou a orar:
📖 “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” (Mateus 6:10)
Fazer a vontade de Deus significa:
Você tem vivido segundo a sua própria vontade ou segundo a vontade do Pai?
A vida de Jacó foi transformada quando ele decidiu andar segundo a vontade de Deus. E nós?
Examine sua vida e veja em que áreas você precisa se alinhar à vontade do Pai. Que possamos, como Jacó, declarar com convicção: “O Senhor me será por Deus!”
Esboço de Pregação em Gênesis 28:20-21 – “E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir, e eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR será o meu Deus.”