Pular para o conteúdo

CHAMADOS PARA A COMUNHÃO – 2 Samuel 9:1-13

TEMA: Chamados para a comunhão

(Jerusalém = Presença do SENHOR)

 

 TEXTO: 2 Samuel  9:1-13

INTRODUÇÃO

A aliança de Jônatas com Davi  foi que, caso Saul seu pai viesse a fazer algum mal contra Davi, Jônatas contaria ao seu amigo e o deixaria ir em paz, ele viveria. E que também Davi não deixasse de fazer bondade, beneficência ao filho de Saul (Jônatas), bem como a sua casa.

Jônatas era um amigo íntimo de Davi, por esta amizade ele livrou o seu amigo (Davi) muitas vezes das ciladas de seu pai, ou seja, da morte. Segundo as Escrituras alguns anos depois quando Davi estava prestes a ser rei, o SENHOR tinha entregado ao seu servo todos os seus inimigos e lhe dado paz de todos os lados, agora ele vai cumprir a sua Aliança.  

 DESENVOLVIMENTO

QUEM ERA MEFIBOSETE?

a) Era filho de Jônatas e neto do rei Saul.

b) Era Aleijado de ambos os Pés.

COMO ELE FICOU ALEIJADO?

1)    Diz a Bíblia que ele tinha cinco anos quando o seu pai e avô morreram no monte Gilboa (1 Sm 31.1…). A ama da criança ao ouvir tal calamidade, fugiu para Gibeá a residência Real e com pressa (2 Sm 4.4), deixou Cair o menino tendo ele ficado aleijado de ambos os Pés pelo resto de sua vida.  Logo foi levado para a terra de Gileade, onde encontrou refúgio na casa de maquir, o filho de amiel, mas em LO-DEBAR.

MEFIBOSETE

1)  Mefibosete é tipo do homem que por mais firme que esteja é pecador (Ec 7.20).

2)  A palavra do Senhor fala de três tipos de Ama:

a)  A mãe é uma ama, é aquela que gera, que cuida, que alimenta (A IGREJA = Ela Tem o alimento, o leite Racional para os novos – JESUS REVELADO).

b)  A esposa é uma ama, é aquela que tem compromisso (FALA DO SERVO).

c)  E a criada ou a que cria é uma ama, é aquela que não gerou, não tem um cuidado maior com a criança.  

3)  Ama COMO CRIADA representa o Pecado, o mesmo que faz com que o homem venha a Cair em decadência, fraqueza espiritual ocasionando assim a morte como resultado (Rm 6.23).

LO-DEBAR

1)  Lo-debar no original significa:‘‘sem pasto,’’ terra sem pasto, sem alimento, onde não há vida. No mundo não existe comunhão; na velha natureza ou na velha vida não existe comunhão (2 Co 6.14). Mas somos privilegiados, pois fomos chamados  para a comunhão (I Co 1.9).

DAVI

1)  Fala-nos do Senhor Jesus, pois neste contexto o representa, é tipo, ele não veio para condenar o homem, mas para salvá-lo (Lc 19.10; Jo 12.47).

2)  A bondade de Davi para com Jônatas mostra o amor de Deus para com o homem (Jo 3.16; Rm 5.8). Porquanto estamos vivendo debaixo da graça (Rm 6.14,15). 

3)  Davi foi em busca. O SENHOR JESUS fez e tem feio o mesmo com o Homem (Lc 15.4-6; Sl 23; 95.6,7; Lc 19.10; Jo 1.12; 10.9).

ZIBA

1)  Ziba é símbolo do Espírito Santo (No Original: é o outro da mesma espécie, ou seja, é o próprio Deus) que foi enviado para continuar o Projeto, cuidar da IGREJA provendo o alimento e levando a IGREJA a viver no corpo. É o E. SANTO que convence o homem (Jo 16.8).  Ele conhece a necessidade do homem que é de Salvação e o trata como filho (v. 11). Rm 8.15; Gl 4.5; Ef 1.5.

PÃO

1)  Fala do alimento, do viver no corpo.  Quando o homem mora em LO-DEBAR ele encontra-se fraco, neste caso não tem alimento, é lugar sem pasto (Jo 6.35,48), ele também não vive no corpo (nenhum membro vive fora do corpo por muito tempo) o seu estado é de morte, falta-lhe vida, comunhão (Jo 6.35,48;Jo 11.25).

CONTINUO

1)   Ser constante. Em lo-debar o homem é inconstante, ele é infiel imprudente e se embaraça (2 Tm 2.4,5;Hb 12.1-3), Contudo somos chamados a sermos constantes (1 Co 15.58), e a sermos fieis ao DEUS ETERNO (Sl 101.6; Ap 2.10).

DAVI COMO REI

1)    Davi estava no governo, era Rei.  É o Senhor quem governa o CORPO (A IGREJA) ele é o CABEÇA da IGREJA (Ef 5.23), é o REI DOS REIS (Ap 19.16).   Davi tinha em suas mãos o poder.   Todo poder no céu e na terra foi dado a JESUS (Mt 28.18).

SOMOS O CORPO DE CRISTO

1) Quando Davi estava na cidade de hebrom diz a Palavra do Senhor que todas as tribos de ISRAEL vieram a ele e declararam “ EIS-NOS AQUI, TEUS OSSOS E TUA CARNE SOMOS” – CORPO.   Paulo disse que somos o corpo de CRISTO (I Co 12.27).

CONCLUSÃO

É em Jerusalém (na obra do Senhor, em sua Presença) , no corpo  sob o governo de DAVI (JESUS) que o Servo está fortalecido e bem nutrido,  (Sl 16.11) e tem condições de realizar  a obra do Senhor, ser constante, vivendo uma experiência diária.

– O Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz!

– יִשָּׂא יְהוָה פָּנָיו אֵלֶיךָ, וְיָשֵׂם לְךָ שָׁלוֹם

 yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom!


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais conteúdo

Comerás pão para sempre à minha mesa – 2 Samuel 9:3-7

Saia de Lo-Debar e venha para casa do Rei – II Samuel 9

Mefibosete encontra Davi – 2 Samuel 19:24-30

O Fiel e o infiel – Mateus 21:28-30

A Parábola dos trabalhadores – Mateus 20:1-16

PERSEVERAVAM NA DOUTRINA – Atos 2:42

LOUVOR À SANTIDADE DO SENHOR – Jonas 1:1-2; 3:7-8

NA ORAÇÃO TEMOS A RECOMPENSA – Mateus 6:6

O CINTO DE PANO DE JEREMIAS – Jeremias 13:1-7

ANDAR NA REVELAÇÃO – 1 João 2:6