Mefibosete encontra Davi – 2 Samuel 19:24-30

Mefibosete encontra Davi

II Samuel 19: 24 – 30

INTRODUÇÃO

Quando Absalão se rebelou contra o rei Davi, seu pai, para tomar-lhe o trono de Israel, ele preferiu fugir com todos aquele que lhe permaneceram fiéis, do que enfrentar seu próprio filho. Aquele foi um grande momento de prova e humilhação para Davi, mas aquela situação não perdurou por muito tempo e logo Absalão foi derrotado e morto numa batalha entre seus homens e os de Davi.

Após a batalha, as coisas começaram a se normalizar, então Davi saiu do exílio e retornou a Jerusalém para reassumir o trono. Muitos que permaneceram na capital durante a revolta, saíram ao encontro do rei para recebê-lo no meio do caminho até Jerusalém.

Também Mefibosete, filho de Jônatas, que após a morte de seu pai foi recebido no palácio para ser sustentado pelo rei, com a honra de sentar-se com ele à mesa e tomar posse de todas as terras que pertenceram a Saul, seu avô, saiu a encontra-se com Davi. Mefibosete era coxo das pernas, por causa de uma queda que sofreu quando criança, e no momento de encontrar-se com o rei apresentou-se de uma maneira completamente indigna para a situação e para a forma como era tratado pelo seu benfeitor, o rei Davi.

Assim se apresentou Mefibosete ao rei que voltava para retomar o governo de Israel:

PÉS SUJOS

Os pés falam do caminhar e quando eles estão sujos, isso significa um caminhar descalço (sem os pés calçados na preparação do Evangelho da paz), tortuoso, sem santificação e pureza, mas na sujeira deste mundo e no lamaçal do pecado. Quando alguém deixa de caminhar segundo a Revelação da Palavra e passa a seguir suas próprias paixões e pensamentos, logo perde o revestimento para seus pés e eles se tornam sujos.

BARBA GRANDE

Uma das coisas que nos identificam é o nosso rosto. Cada pessoa tem um rosto diferente que as torna conhecidas até por fotografias, desenhos, etc. O rosto representa a nossa identidade, ou aquilo que nos identifica. Mas se alguém usa uma barba, logo a sua identificação se torna difícil, pois ela esconde suas verdadeiras feições, por isso quando alguém vai tirar a carteira de identidade o órgão expedidor não aceita que a pessoa apresente sua fotografia com barba.

A barba por fazer, isto é, crescida, representa uma falta de identidade ou de definição em relação a alguma coisa. Existem pessoas que se dizem servos de Jesus, mas não têm nenhuma identificação com Ele. A presença do Senhor Jesus na vida de um servo aformoseia seu rosto.

VESTIDOS SUJOS

Os vestidos  revestem o nosso corpo e muitas vezes representam de forma exterior aquilo que somos interiormente. Quando alguém olha para nós logo percebe nossos vestidos e através deles faz um julgamento a nosso respeito. Se eles estiverem sujos, esse julgamento não será dos melhores.

Os vestidos apontam para a nossa vida espiritual e para o nosso testemunho. Há pessoas cujas obras e atitudes exteriores não condizem com a fé que pregam. Os vestidos de Mefibosete estavam sujos quando ele foi encontrar-se com o rei, e aquilo representava o seu estado interior.

Esta era a situação de Mefibosete quando o rei Davi voltou para reinar novamente em Jerusalém. Ele não havia se preparado nem procurando cuidar de sua vida e de sua aparência para receber o rei.

Diante daquela situação Davi perguntou a Mefibosete porque ele não o seguiu (não o obedeceu) quando saiu da cidade em direção ao deserto, e ele respondeu que  a culpa era de Ziba, seu servo, que o havia enganado, transferindo assim a culpa pela sua situação para outras pessoas. Davi então mandou que ele parasse de falar dos seus problemas e negócios e que tratasse de repartir as terras com Ziba, mas ele recusou, dizendo: “Tome ele também tudo”.

CONCLUSÃO

O Senhor tem tirado o pecador (o coxo) do meio em que se encontrava (o mundo) e o colocado na sua presença, assentado nas regiões celestiais com Cristo, para se alimentar daquilo que pertence ao Senhor. Em Jesus o homem tem recuperado tudo que perdeu ao desobedecer a Deus.

O Senhor Jesus foi rejeitado pelos seus compatriotas, mas em breve seus inimigos serão derrotados e Ele voltará vitorioso para reinar sobre todo o mundo. Jesus ordenou que seus servos se preparassem para o dia de sua volta, que seria de surpresa. No entanto, muitos não têm se preparado e serão encontrados como Mefibosete.

Há aqueles que não têm cuidado de manter seus pés calçados na Palavra revelada e limpos de toda sujeira. Há aqueles que não se preocupam com sua identificação com o Senhor diante do mundo e outros não cuidam do seu testemunho e vida espiritual, provocando até escândalos para o Evangelho.

Quando o Senhor voltar, muitos procurarão colocar a culpa pelos seus problemas e pecados nas outras pessoas, deixando tudo para os outros. Esses ficarão de fora quando o Senhor inaugurar o seu reino milenar aqui nesta terra (Apocalipse 22: 15).


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login!

Mais conteúdo

A Construção do parapeito Deuteronômio 22:8

A resplandecente estrela da manhã – Apocalipse 22:16

Os setenta anciãos – Números 11:25-29

EIS que eu a atrairei ao deserto… – Oséias 2:14-23

Atos 9:39-40 – O quarto alto

Seu nome é Maravilhoso – Isaías 9:6-7

E virei-me para ver quem falava comigo – Apocalipse 1:12-17

Juízo do Espírito Santo – I Reis 1:2-3

RECOMEÇAR? – Gênesis 8:20-21

E deitou-o numa manjedoura – Lucas 2:7


Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário