1 Samuel

A RESPOSTA DAS MULHERES – I Samuel 18:7-8

A RESPOSTA DAS MULHERES

I Samuel 18:7-8 – “ E as mulheres, tangendo, se respondiam umas às outras, e diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares.”

Introdução

A obra do Senhor vive e se sustenta daquilo que é espiritual. Todos os atos e preocupações dos fiéis estão dirigidos para um projeto especial da parte de Deus que as revelações estão descobrindo a cada dia. A alegria da igreja nos seus momentos de intimidade, nas reuniões das senhoras, nos cultos diários no templo, nos cultos dos lares, nas visitas… é alcançar aquilo que é profético e saber qual a vontade do Senhor para aquele momento. 

Em cada sinal manifesto há um brado de vitória! Há uma glorificação ao Senhor!

Isto é uma manifestação espontânea que sempre acompanhou a obra de Deus, como a resposta das mulheres nos dias de Davi…

A resposta das mulheres

Davi subia daquela formidável batalha em que lutou e venceu o destemido gigante filisteu, onde o próprio Saul não ousara enfrentar com o seu exército. Este fato se tornou notório em Israel. A exaltação das mulheres não era propriamente ao homem Davi, mas aos feitos que esse homem alcançou em nome do Senhor(feriu os seus dez milhares).

A obra destaca o trabalho, a fidelidade, os resultados daqueles que atenderam as orientações, se esforçaram em assistir o necessitado, em visitar os enfermos, buscar os dons para o culto profético… Aqueles que são espirituais estão sempre à frente das necessidades, vivendo e gerando os testemunhos que compõem a experiência diária da igreja. 

Muitas vezes estão expostos aos olhares daqueles que observam os trabalhos e resultados gerados no corpo.

Então Saul se indignou muito

Aqui vemos a indignação de um rei que não alcançou a revelação. Sem os olhos da fé só conseguiu ver aquele ato das mulheres dentro da ótica carnal e humana. Quando perdemos a sensibilidade das coisas espirituais, aquilo que toma lugar na nossa vida são os sentimentos da carne. A indignação que sobe ao coração Saul, fala de um ciúme muito grande, em relação a Davi, que passa a dominar a sua vida.

Em muitos momentos vemos a manifestação desse ciúme gerando ódio e trazendo opressão sobre a vida de Saul(…atirou com a lança …mas Davi se desviou dele por duas vezes) embora não fosse esse o sentimento que havia no coração de Davi( e Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos…).

Quando o ciúme e a dissensão toma lugar na vida dos servos, criando divisões e gerando murmurações entre os irmãos(irmãs) é porque o cuidado das coisas espirituais está cedendo lugar aos frutos da carne. E num ambiente onde não há comunhão o Espírito Santo não opera. Sem o E.S. não há amor, não há mensagem, não há assistência, não há construção espiritual, não há obra…

Que lhe falta, senão só o reino?

Daquela hora em diante Saul começa a sentir que o reino estava sendo passado das suas mãos. Começa a temer Davi porque via que o Espírito Santo estava sobre ele. Ali se inicia a longa guerra que firma a casa de Davi e consome a casa de Saul. Um reino, uma igreja, não se sustenta com ofensas, agressões carnais, partidarismos ou atitudes que não procedem da vida no Espírito. Atos de indelicadeza e rispidez, entre os irmãos (irmãs) só fazem o povo enfermar. Devemos lutar para que o Senhor tire isso do nosso meio.

Somos confirmados no reino enquanto o Espírito Santo estiver atuando na nossa vida e no nosso meio. Quanto mais o Espírito Santo opera, mais somos fortalecidos na esperança, na fé e na certeza da salvação.

Amém!


Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

Põe-me teu selo no meu coração – Cantares 8:6

Amor forte como a morte – Cantares 8:6

MENSAGENS PARA FAMÍLIA – 1 Samuel 17:17-18

VIDA VITORIOSA – 1 Samuel 2:2

O PAJEM DE ARMAS – 1 Samuel 14:6-7