1 Reis

Primeiro para o Senhor – I Reis 17:13

PRIMEIRO PARA O SENHOR

I Reis 17:13 – “E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.” 

INTRODUÇÃO

Este era um momento decisivo na vida desta viúva, pois ela estava diante do homem de Deus e só ele poderia operar o milagre que tanto ela precisava.

Ela precisava obedecê-lo e atender suas orientações. Ela, apesar de não ter nada materialmente falando, tinha tudo que era suficiente para receber sua bênção. Ela iria fazer um bolo para ela e seu filho pois esperava a morte.

DESENVOLVIMENTO

Não tenho um bolo

A vida que o homem tem é temporal, e ele não tem controle de nada sobre sua vida. É a vida de labutas, de cansaço. Muitas vezes não tem nada que o alegre, o alimente.

Vou prepará-lo para mim e para meu filho para que comamos e morramos

É a expectativa do homem. Viver a vida e saber que não levará nada consigo. Vai preparar algo nesta vida para depois morrer. Por mais que ele lute, conquiste, adquira, o fim é a morte.

O socorro do homem de Deus

Diante de todas as maravilhosas revelações desta mensagem, queremos aqui focar nesta frase do homem de Deus: “…faze PRIMEIRO para mim…”

Não temas…porém, faze dele  primeiro para mim

Ela iria fazer o bolo, mas a orientação era para fazer primeiro para o homem de Deus.

Nada está perdido

Há uma vida eterna que Jesus destinou ao homem. Porém, para o homem herdar o céu e ser vencedor também nesta vida (vers 14-16), ele tem que viver sua vida colocando o Senhor em primeiro lugar. Quando Jesus está em primeiro, quando Ele tem prioridade sobre tudo, nada falta.

Há a bênção do Senhor sobre tudo. Há as lutas, o cansaço, mas há a presença do Senhor alegrando todas as coisas. Ainda que nossa vida esteja sujeita a muitas coisas, quando Jesus está em primeiro plano, Ele controla todas as coisas e não tememos a nada. Construa a sua vida colocando o Senhor em primeiro lugar.

Viva a sua vida a parte mais importante dê ao Senhor, a viver conforme sua Palavra.

Um bolo pequeno

O que o Senhor quer de nós é muito pouco perto de tudo que Ele fez. Ele quer a nossa dedicação, nossa entrega. Tudo que fizermos vai ser pequeno perto da grandiosidade do Seu amor por nós se entregando na cruz do calvário.

Como é essa vida que devemos entregar em primeiro lugar ao Senhor?

Farinha: Uma vida pautada na Palavra. A Palavra de Deus no coração do servo. A vida com base na Palavra.

Azeite: Uma vida cheia do Espírito Santo. Vazia de nossa natureza humana, cheia do Espírito Santo.

CONCLUSÃO

Deus quer do seu servo exclusividade. Quando Ele está em primeiro lugar, nunca falta farinha (A Palavra de Deus como direção) e o azeite na botija (a presença do Espírito Santo). Palavra da vida só afeta a consciência, mas a Palavra viva (azeite e farinha) é eficaz. Age na alma, no coração.

Bruno Rocha

Maceió/AL



Mais Esboço de Pregação

I Reis 17:13 – Primeiro para o Senhor

Bolo assado de um só lado – Oséias 7:8

Nosso Redentor vive e voltará – Jó 19:25

CULTO DE SENHORAS – “A Parábola do Fermento”

ALIMENTO PARA A VIDA – II Reis 4:38-41

Quem é meu próximo? – Lucas 10:25-29