Pular para o conteúdo

Reverência – Pregação sobre Oração


Pregação sobre Oração

CASA DE ORAÇÃO

Esboço de Pregação sobre Oração em Mateus 21:13 – “… A minha casa será chamada casa de oração…”

Introdução

Nos assuntos abordados nas aulas anteriores, o Senhor primeiro nos conscientizou a respeito da necessidade de uma mudança de atitude e comportamento, para que haja disciplina e ordem na CASA DO SENHOR.

Em segundo lugar, tratou de também nos conscientizar de que o ambiente (o lugar que Deus se faz presente) é um lugar santo, É TERRA SANTA. Todo o objetivo do Senhor é para que através de uma nova postura, haja em nosso meio uma maior operação do Espírito Santo, pois o Espírito Santo se manifesta onde há comunhão. É na comunhão que o Espírito Santo opera. Somente adora a Deus quem está em comunhão.

Na medida em que entendermos isto, vai haver um maior crescimento espiritual, e haverá operação do Espírito Santo em nosso meio.

O assunto desta aula reforça, somando aos assuntos abordados anteriormente, agora mostrando diretamente sobre a casa de Deus, o templo, chamado de  A CASA DE ORAÇÃO. Um lugar especial, preparado e consagrado para buscarmos ao Senhor. Um lugar para colocarmos as nossas vidas em seu altar e alcançarmos uma intimidade com Deus através da comunhão.

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. Isaías 55:6

DESENVOLVIMENTO

Os versículos de 12 a 14 falam daquilo que Jesus fez quando entrou no templo de Deus. Um direito que Ele tinha, pois era a casa do Pai, e Ele como filho, era dono daquele lugar por herança. Mas o que chama a atenção, é o fato, todo particular, que Jesus usa para entrar no templo de Deus.

A maneira como Ele entra não era uma característica dEle, derrubando mesas e cadeiras dos cambistas, expulsando as pessoas dali e quem olhava tudo isto, via algo contrastante com o homem manso e humilde que era Jesus, cuja voz foi capaz de repreender uma tempestade e acalmar o mar, retirar Lázaro da sepultura.

A doçura de sua voz ao dizer para o cego: “Eu quero que veja”, e o cego ver. Dar ordem ao paralítico que tomasse seu leito e andasse e todos virem a ordem se cumprindo. O homem do sermão das bem-aventuranças, cuja voz consolava os que estavam tristes. Portanto, vê-lo agora entrando no templo de uma forma tão áspera, era algo que realmente, a luz da razão humana, parecia contrastante com a personalidade de Jesus.

Aquele lugar será chamado CASA DE ORAÇÃO

Mas a bíblia diz que ele estava entrando naquele templo porque ele era do Pai. Ele viu aquele templo totalmente transformado, o quadro que Ele via, ali era um quadro completamente diferente daquilo que era o objetivo daquele lugar, pois quando aquele templo foi construído a quase 1000 anos, antes de Jesus, pelo rei Salomão, foi para o louvor a Deus. Deus também disse que aquele lugar seria chamado CASA DE ORAÇÃO.

Era, portanto, um lugar onde os olhos de Deus estariam voltados. Mas o lugar estava transformado em um ambiente totalmente fora da característica daquilo que era projeto de Deus Pai. Era necessário alguém com a autoridade de herdeiro para entrar ali e transformar aquele lugar sujo, em um lugar limpo, aquele lugar de conflito, em um lugar de paz, aquele lugar de escuridão espiritual, em um lugar onde a luz da presença de Jesus abrisse os olhos dos cegos e curasse a enfermos.

Precisamos ter o entendimento e a consciência de que na igreja o ambiente é um LUGAR SANTO, chamado de CASA DE ORAÇÃO.

Salomão quando edifica o TEMPLO e o consagra, o Senhor apareceu de noite a Salomão e disse:

“… escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício…”.

“Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar”.  

“Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome estará nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias”.

II Crônicas 7:12 a 16

CASA DE ORAÇÃO

DEUS ESTABELECEU UM LUGAR ESPECIAL PARA DESFRUTARMOS DE UMA INTIMIDADE COM ELE.

O que é Oração?

Oração é o meio de comunicação do homem com Deus. Oração é transmissão de vida. Deus ouve a nossa voz e nós podemos ouvir a Dele. A Oração é uma palavra dirigida a Deus. Orar é voltar a alma para Deus; “A ti, Senhor, levanto a minha alma.” Salmos 25:1

Ao orarmos, nos colocamos ao lado do Senhor. Através da oração nós chegamos a Deus, ficamos conhecendo-o melhor, conversando com Ele, orando a Ele.

A oração nos faz ter intimidade com o Senhor. Tudo que alcançamos é através da oração. A palavra diz: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos á. Porque aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, se abre”. Mateus 7: 7 e 8.

Deus quer que nós peçamos, não porque precise conhecer nossas necessidades, mas porque nós manteremos com ele um gostoso relacionamento de um filho com o Pai.

CONCLUSÃO

A palavra diz: “Entrou Jesus no templo de Deus…” E disse: “Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração…”. Portanto, quando Jesus enfatiza conscientizando o homem e afirmando que a sua casa é um lugar diferente de outros lugares que conhecemos. É um lugar onde Ele está presente, onde o louvor está presente. Um lugar onde Deus habita com seu Espírito Santo, um lugar em que na comunhão o homem passa a conhecer um amor que transforma a tristeza em alegria, a incerteza em justiça e insegurança em paz.

E este mesmo Jesus, que está à direita de Deus, tem tomado conta deste templo, até o dia que com Ele, face a face, estaremos eternamente. Aguardamos por este dia, participando na casa de Deus, na CASA DE ORAÇÃO do corpo e do sangue do Senhor Jesus. “Eis que estou convosco todos os dias”.

Esboço de Pregação sobre Oração em Mateus 21:13 – “… A minha casa será chamada casa de oração…”


botaodownload

Nota: Você pode encontrar um conteúdo mais completo para sua Pregação sobre oração no link abaixo:

Pregação sobre Oração – I Tessalonicenses 5:16-23

Mais Esboço de Pregação

Reverência na Casa do Senhor – 8 slides

REVERÊNCIA NO TEMPLO REVERÊNCIA (Sofonias1:7)

Reverência na casa do Senhor Mt 21:13

Reverência na casa do Senhor – Eclesiastes 5:1

REVERÊNCIA NO TEMPLO I João 1:7

ORAÇÃO – Efésios 3:14-15

ORANDO NO ESPÍRITO – Efésios 6:18

O CHAMADO DE JESUS – Marcos 1:14-20

A revelação do que está oculto – Atos 9:11-12

AS CARACTERÍSTICAS DA ORAÇÃO – Tiago 5:16


Alguma dúvida?