Esboço de Pregação em Levítico 6:13 – “O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.”
Tipologia Clara: Gaste um tempo explicando o sacrifício contínuo (manhã e noite – Êxodo 29:38-42) para mostrar a dedicação total exigida de Israel, e faça a transição para a dedicação total que Deus espera do crente hoje (o sacrifício vivo – Romanos 12:1-2).
Foco na Permanência: Enfatize o termo “continuamente” e “não se apagará”. O fogo não era para ser reacendido do zero, mas mantido. Isso ilustra a necessidade de vigilância constante e manutenção da experiência com Deus.
Aplicação Prática (Cinzas): Use o ato de retirar as cinzas como uma metáfora para a confissão de pecados e o abandono de “coisas passadas” (mágoas, erros, velhos hábitos) que esfriam e sufocam o fogo do Espírito.
A oferta queimada diária ou contínua exigia, dos carneiros, um sacrificado pela manhã e outro ao pôr do sol (Êxodo 29:38-42).
Ofertas queimadas adicionais eram sacrificadas aos sábados, luas novas e nas ocasiões de festas religiosas. A exigência central era: O fogo deveria ser mantido aceso o tempo todo.
O Altar, o Fogo e a Adoração
Certas instruções nesta passagem se relacionam especificamente aos sacerdotes (como as vestes), e o indivíduo comum não podia ter contato direto com o altar. Hoje, contudo, somos um sacerdócio real (1 Pedro 2:9).
No Velho Testamento, o fogo, literalmente, tinha que estar presente no altar. Por isso, o sacerdote tinha que, cada manhã, retirar as cinzas do dia anterior para que a chama fosse reativada (a cinza atrapalha o fogo).
No Novo Testamento, este fogo deve estar presente no altar do templo novamente.
Vamos avançar para as coisas que estão diante de nós: o culto, o projeto de salvação, a vida santificada.
O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará. Que o fogo da sua vida com Deus e da sua adoração jamais se apague!
Hoje precisamos de uma experiência contínua com o Senhor Jesus Cristo.
Esse ato de manutenção compete ao Sacerdote. Quem é o Sacerdote? Pedro diz que somos um sacerdócio real (1 Pedro 2:9).