Esboço Bíblico

Zacarias 13:8-9 – Esboço Bíblico

As duas mensagens – Pregação

Esboço de Pregação em Zacarias 13:8-9 – “E acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão, mas a terceira parte restará nela.
E farei passar essa terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei, direi: É o meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus.”

A Bíblia tem duas mensagens:

Uma para Israel, e essa se encontra literalmente no texto das Escrituras.

A outra é direcionada à igreja, e sua aplicação é profética e espiritual e só é possível entender à luz da revelação dada pelo Espírito Santo.

Assim, esse texto é uma profecia sobre Israel quanto ao tempo em que O Senhor virá para restaurar sua sorte.

Quanto à igreja, extraímos o seguinte:

– Duas partes da terra serão extirpadas.
O mundo pode ser dividido em três partes, e essa é a divisão que foi feita por Noé, e já falamos sobre isso há poucos dias:

1ª parte: Israel – aquele que possui a terra – o direito à herança – simbolizado por Sem (que deu origem ao povo Semita – Hebreu);

2ª parte: Igreja – que não possui nada, mas habita na herança de Sem – simbolizada por Jafé – sua herança é espiritual;

3ª parte: O resto do mundo – que não tem herança física e nem espiritual – simbolizado por Can – que gerou Canaã, a quem O Senhor destruiu.

Mesma simbologia encontramos na passagem da ressurreição de Lázaro. Apesar de ser uma família que Jesus amava e terem sua experiência de salvação, não podemos negar o paralelo profético:

a) Lázaro estava morto – Tipificando o mundo sem Deus: as irmãs disseram: se Jesus estivesse com ele, ele não teria morrido.

b) Marta – Tipifica Israel. Foi a primeira a conhecer Jesus. Ele entrou em sua casa. Mas ela se distraiu com outras ocupações. Ficou fatigada e não podia mais ouvir a voz de Deus.

c) Maria – Tipifica a igreja. Jesus entrou em sua casa por causa de Marta, mas ela o amou. Fez a escolha de deixar tudo para ouvir sua voz. Jesus disse que ela escolheu a boa parte e nunca lhe seria tomada (esse é o meu povo).

Conclusão de Zacarias 13:8-9

Esse texto de Zacarias está direcionado profeticamente à igreja, pois Israel ainda não entendeu o projeto de Deus e o mundo não quer saber do Senhor, tampouco de seu projeto. O que restou foi somente a igreja.

Apesar disso, ela tem sido duramente provada desde o início (“Meu amado é para mim um saquitel de mirra” – sofrimento – Cantares 1:13a).

Mas nunca negará ao Senhor e o Senhor a confirmará como seu povo na sua Eternidade.

“Não te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13:5)

Esboço de Pregação em Zacarias 13:8-9 – “E acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão, mas a terceira parte restará nela.
E farei passar essa terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei, direi: É o meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus.”



Mais Esboço de Pregação

Definição, Refrigério, Jugo – ISAÍAS 10:27

Livro de Zacarias – Resumo

Zacarias 13:7 – Ó espada ergue-te contra o meu Pastor