Pular para o conteúdo

A Obra Criadora


3ª Aula – A Obra Criadora III

 

Texto: Gn 1:20-31 (Ler o Salmo 90 antes de começar a aula)

 

5º Dia – Gn 1:20-23

 

Deus ordenou que fossem criados os habitantes das águas: mares, rios, lagos. Assim os animais das águas surgiram, de baleias grandes, monstros, peixes médios, pequeninos, as algas, moluscos, enfim, tudo que habita nos mares. Tudo Deus preparou para servir de alimento para o homem e alegrar os corações. “E viu Deus que era bom”.

Deus não esqueceu do espaço e toda ave Deus ordenou e foram criadas para voarem, cantarem, até aves lixeiras foram criadas. São muito necessárias, são aves de rapina. Deus fez os corvos e as pombas, os colibris tão pequeninos e as avestruzes!

 

“E Deus os abençoou dizendo: Frutificai e multiplicai-vos e enchei as águas dos mares, e as aves se multipliquem na terra.”

“E foi a tarde e a manhã o dia quinto”.

O dia de Deus não é ordenado pelo sol e a lua, o dia de Deus é segundo o seu próprio tempo.

O Salmo 90 fala da Criação (Deve ser lido antes da aula).

Fala da grandeza e do poder de Deus; Ele é de eternidade a eternidade.

Sl 90:4 – “Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou e como a vigília da noite”.

O importante é sabermos que a Obra da Criação foi executada para que Deus colocasse o homem num lugar preparado por Ele, muito bom, muito bonito e que o próprio Deus aprovou.”E viu Deus que era bom“.

 

6º Dia – Gn 1: 24-31

 

Este dia foi muito especial, porque Deus criou o homem.

Deus viu que a terra estava pronta, cheia de verde, com todo tipo de árvores, para dar sombra, frutos, madeira para abrigar as aves, uma beleza, tudo bom. Agora Deus cria os animais de porte grande, os animais para as selvas, as bestas feras conforme a sua espécie, os elefantes, girafas, leões, tigres, e os animais pequenos, domésticos, tudo conforme a sua espécie, também os répteis. “E viu Deus que era bom”.

Eram seres vivos, criados para serem dominados pelo homem que Deus iria criar, para dominar este universo todo!

Neste mesmo dia diz a Palavra: Gn 1:27

 

A Criação do homem

 

“E criou Deus o homem ä sua imagem”.

“A imagem de Deus o criou, macho e fêmea os criou”.

 

Gn 1:26 – Façamos o homem à nossa imagem e semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra”.

“Elohim”, é Deus no plural – “Façamos”.

Quando Deus disse “à nossa imagem e semelhança”, não significa que Deus é de carne e osso, não significa isto; aparência física de homem ou mulher, mas significa que ele criou o homem diferente dos animais, que são criaturas viventes, não têm raciocínio como o homem. Podem ser domados, domesticados porque Deus entregou ao homem o domínio deles. Se um cavalo soubesse a força que tem, não seria domesticado tão facilmente pelo homem, o animal age pelo instinto.

O homem é dotado do sopro de Deus, o fôlego da vida.

Gn 2:7 – “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida e o homem foi feito alma vivente”.

 

O material do qual o homem foi feito é frágil, pó da terra, do barro, mas o que valoriza é o sopro divino. Quando o Senhor Jesus nasceu neste mundo, teve um corpo humano recebido de Maria, ele veio para se identificar com o ser humano e dar sua vida para nos resgatar do pecado. Ele teve um confronto com Jó e se identificou com Jó: “As minhas razões sairão da sinceridade de meu coração e a pura ciência dos meus lábios”. O Espírito Santo me fez (significa o corpo humano gerado pelo Espírito Santo de Deus em  Maria – Lc 1:34-35) e a inspiração do Todo Poderoso me deu vida. Se podes responder-me; dispõe bem as tuas razões e levanta-te”.

“Eis que vim de Deus como tu; do lodo também fui formado”. Jó 33: 3-6.

O Senhor Jesus teve corpo humano feito do lodo, para, como humano ser nosso salvador.

Assim foi criado o homem para ter domínio sobre toda a obra que Deus criou.

7º Dia – Gn 2:1- 3

 

Deus contemplou toda a Obra criadora, os céus, a terra, todo o seu exército, foram acabados e havendo Deus acabado no sétimo dia sua obra que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda sua obra que tinha feito.

“E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou, porque nele descansou de toda sua obra, que Deus criara e fizera”.

”Tudo estava perfeito e viu Deus que era muito bom”

O sétimo dia fala do Senhor Jesus, que é o nosso descanso. Deus descansou e santificou este dia. Deus nos deu seu Filho unigênito para salvar a coroa de sua criação, o homem, e em Jesus ele é salvo e santificado, separado para Deus.

Nosso descanso não se limita a um dia da semana do homem, mas todos os dias de nossas vidas.

 


Alguma dúvida?