Pregação Expositiva em João 5:1-9 – Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressecados, esperando o movimento da água.
O Evangelho de João se distingue dos outros porque seu objetivo principal é exaltar Jesus para que os homens creiam Nele e sejam salvos (João 20:30-31). Em cada capítulo, João apresenta um novo retrato de Jesus. Nesta passagem, Ele nos é apresentado como o Grande Médico.
A parábola do médico rico ilustra a verdade do que Jesus deseja fazer por cada um de nós: nos tirar de onde estamos e nos levar para onde precisamos estar. Jesus é o Grande Médico em ação, libertando um homem de sua aflição. E, ao entendermos essa história, podemos perceber que Ele pode fazer o mesmo por nós.
Este homem estava cercado por outros em sua mesma situação. Eles não ofereciam conforto ou ajuda, pois estavam tão desesperados quanto ele. Eles retratam o pecador em sua desamparo, fragilidade e inutilidade diante de Deus (Efésios 2:12). Cercado por outros igualmente perdidos, o pecador muitas vezes tenta justificar sua condição. No entanto, sua miséria não é atenuada pela companhia de outros que também sofrem.
Jesus é retratado aqui como o Salvador compassivo. Suas ações provam essa verdade.
Havia uma “grande multidão”, mas Jesus, em Sua pura graça, escolheu ir a este homem. Que imagem de Jesus e Sua obra de salvação! Ele bate à porta do nosso coração (João 6:44), nos chama com amor (Jeremias 31:3; Mateus 11:28). Quando o pecador responde com fé (Romanos 10:9-10), Jesus entra e opera a salvação. Louvado seja Deus, Ele me escolheu! Ele poderia ter me deixado, mas Ele parou para me alcançar, desamparado e quebrado pelo pecado. Tudo o que tive que fazer foi dizer “sim!”. A obra de Deus de despertar o coração do pecador com a verdade é a graça que nos permite responder com fé.
Jesus sabia tudo sobre este homem: que era aleijado, que não conseguia andar, que dependia dos outros. Mesmo assim, estendeu a mão para ele. Betesda significa “Casa da Graça”. Jesus conhece a nossa condição de pecadores. Ele sabe que amamos nossos pecados, que somos fracos, mas Ele ainda nos ama. Ele olha além de nossas falhas e vê o que podemos nos tornar por meio de Sua graça. Ele conhece cada falha e cada mau pensamento, e ainda assim nos ama. Que testemunho da maravilhosa graça do Deus Todo-Poderoso (Marcos 2:17).
Jesus literalmente foi até onde este homem estava e estendeu a mão para ele com genuína graça e amor. Essa aproximação de Jesus é a nossa oportunidade de salvação.
Jesus pergunta ao homem se ele quer ser curado. O homem responde apelando à sua impotência física, dizendo que não tem ninguém para ajudá-lo a entrar na água. Ele estava confundindo o físico com o espiritual. Hoje, Jesus faz a mesma oferta de salvação ao pecador, que frequentemente responde com desculpas como: “Não sou bom o suficiente” ou “Sou muito perverso”. O problema é que os pecadores buscam uma solução física para um problema espiritual. A salvação é algo que nenhum homem pode fazer por si mesmo; requer o poder de Deus, a convicção do Espírito Santo e o sangue de Jesus. Se Jesus está te chamando, não demore.
Jesus ordenou que o homem se levantasse e andasse, algo que ele não conseguia fazer há 38 anos. Tudo o que era exigido dele era uma fé simples, como a de uma criança, e obediência ao chamado de Jesus. Quando o chamado chega ao pecador, a única resposta necessária é a fé. Jesus não exige perfeição, apenas fé Nele. Por isso, é tão fácil para as crianças serem salvas; elas estão acostumadas a depender dos outros. Nós, adultos, precisamos de uma dose de infantilidade em nossas vidas (Marcos 10:15).
Quando o homem obedeceu a ordem de Jesus com fé, foi curado e pôde andar imediatamente. A salvação funciona da mesma maneira. Quando o pecador obedece humildemente ao chamado de Jesus, ele é instantaneamente justificado diante de Deus, se torna filho de Deus, é liberto da ira divina e se torna herdeiro do Céu. Tudo isso acontece porque o pecador se volta para o Salvador com fé humilde. Jesus Cristo tem o poder de reconstruir qualquer vida destruída pelo pecado. Ele o libertará da aflição de seus pecados, se você vier a Ele quando Ele te chamar.
Jesus demonstrou Seu poder como o Grande Médico ao curar o corpo daquele homem. Contudo, não há indicação de que ele tenha se tornado um crente em Jesus (João 5:10-15). Que tristeza estar diante de Jesus, experimentar Seu poder e Seu toque, mas ainda assim continuar em pecado e perecer, perdido, no Inferno para sempre.
O mais importante a lembrar sobre Jesus como o Grande Médico não é que Ele cura o corpo, mas que Ele pode curar a alma. A cura do corpo é maravilhosa, mas o corpo eventualmente perecerá. O que Jesus faz pela alma, porém, é eterno.
Você está salvo hoje? Se o Senhor está te chamando, por que adiar mais? Enquanto Ele está passando, reserve um tempo para vir a Ele. Ele te salvará do pecado e te livrará do Inferno. Afinal, é isso que você realmente quer e precisa.
Pregação Expositiva em João 5:1-9 – Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressecados, esperando o movimento da água.