Pregações Expositivas

Jesus: O Grande Médico – João 5:1-9

Jesus: O Grande Médico

Pregação Expositiva em João 5:1-9 – Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressecados, esperando o movimento da água. 

Introdução de João 5:1-9

O Evangelho de João se distingue dos outros porque seu objetivo principal é exaltar Jesus para que os homens creiam Nele e sejam salvos (João 20:30-31). Em cada capítulo, João apresenta um novo retrato de Jesus. Nesta passagem, Ele nos é apresentado como o Grande Médico.

A parábola do médico rico ilustra a verdade do que Jesus deseja fazer por cada um de nós: nos tirar de onde estamos e nos levar para onde precisamos estar. Jesus é o Grande Médico em ação, libertando um homem de sua aflição. E, ao entendermos essa história, podemos perceber que Ele pode fazer o mesmo por nós.

I. Um Homem Doente (João 5:1-5)

A. Sua condição Miserável
  1. Ele é um homem com deficiência: Este homem estava doente por 38 anos, mais tempo do que Jesus viveu na Terra. Sua “enfermidade” o impedia de andar. Esta é uma imagem do pecador, que está perdido e separado de Deus por seus pecados (Isaías 59:2; Romanos 3:23). Por mais que tente, o pecador é incapaz de andar nos caminhos do Senhor. Ele pode até fingir que está bem, mas Deus conhece o seu coração e sabe que ele está morto espiritualmente até que experimente a vida que só se encontra em Jesus Cristo (Efésios 2:1-3). Muitas pessoas perdidas pensam que suas vidas estão indo bem, mas na verdade, estão em apuros. Viver sem Deus é uma coisa, mas morrer sem Ele é terrível, pois o destino do pecador perdido é o Inferno (Salmos 9:17; 2 Tessalonicenses 1:8-9).
  2. Ele é um homem desesperado: O fato de ele estar ali, na piscina, prova que estava desesperado por uma cura. Ele arrastou seu corpo dilacerado em busca de uma esperança. Infelizmente, poucos pecadores hoje estão desesperados com sua condição espiritual. A maioria vive como se a vida fosse durar para sempre, mas ela é apenas uma breve pausa entre duas longas eternidades. É um tempo de preparação, e um dia será tarde demais para mudar sua condição perdida (Tiago 4:14; Provérbios 27:1). Embora a maioria não queira ir para o Inferno, a única maneira de garantir o Céu é vindo a Jesus Cristo e O recebendo como Salvador (Atos 4:12; João 14:6).
  3. Ele é um homem decepcionado: O homem disse a Jesus que, toda vez que estava prestes a entrar na água, alguém o alcançava. Ano após ano, ele via suas esperanças e sonhos serem destruídos. Isso reflete o pecador que tenta muitas coisas para encontrar paz e salvação (obras, religião, bondade, oração), mas que fica tristemente decepcionado, pois apenas o sangue de Jesus pode salvar a alma. Os homens podem te aceitar, mas é o sangue de Jesus que te torna digno do Céu (1 Pedro 1:18-19).
B. Seus Miseráveis Companheiros

Este homem estava cercado por outros em sua mesma situação. Eles não ofereciam conforto ou ajuda, pois estavam tão desesperados quanto ele. Eles retratam o pecador em sua desamparo, fragilidade e inutilidade diante de Deus (Efésios 2:12). Cercado por outros igualmente perdidos, o pecador muitas vezes tenta justificar sua condição. No entanto, sua miséria não é atenuada pela companhia de outros que também sofrem.

II. Um Messias simpático (João 5:6a)

Jesus é retratado aqui como o Salvador compassivo. Suas ações provam essa verdade.

A. Ele é mostrado escolhendo o pecador

Havia uma “grande multidão”, mas Jesus, em Sua pura graça, escolheu ir a este homem. Que imagem de Jesus e Sua obra de salvação! Ele bate à porta do nosso coração (João 6:44), nos chama com amor (Jeremias 31:3; Mateus 11:28). Quando o pecador responde com fé (Romanos 10:9-10), Jesus entra e opera a salvação. Louvado seja Deus, Ele me escolheu! Ele poderia ter me deixado, mas Ele parou para me alcançar, desamparado e quebrado pelo pecado. Tudo o que tive que fazer foi dizer “sim!”. A obra de Deus de despertar o coração do pecador com a verdade é a graça que nos permite responder com fé.

B. Ele é mostrado cuidando do pecador

Jesus sabia tudo sobre este homem: que era aleijado, que não conseguia andar, que dependia dos outros. Mesmo assim, estendeu a mão para ele. Betesda significa “Casa da Graça”. Jesus conhece a nossa condição de pecadores. Ele sabe que amamos nossos pecados, que somos fracos, mas Ele ainda nos ama. Ele olha além de nossas falhas e vê o que podemos nos tornar por meio de Sua graça. Ele conhece cada falha e cada mau pensamento, e ainda assim nos ama. Que testemunho da maravilhosa graça do Deus Todo-Poderoso (Marcos 2:17).

C. Ele é mostrado chegando até o pecador

Jesus literalmente foi até onde este homem estava e estendeu a mão para ele com genuína graça e amor. Essa aproximação de Jesus é a nossa oportunidade de salvação.

  1. Ele veio como Sacrifício: Jesus veio a primeira vez para morrer. Ele levou nossos pecados sobre Si na cruz, pagando o preço por nossa redenção (2 Coríntios 5:21).
  2. Ele vem como Salvador: Hoje, Jesus vem ao pecador como Salvador, oferecendo vida eterna a todos que O recebem. Se você responder com fé, Ele não negará a salvação (João 6:37).
  3. Ele vem como Soberano: Se o pecador não responder à mensagem do Evangelho, um dia se verá diante de Jesus como Juiz. O mesmo Jesus que tem o poder de salvá-lo hoje, um dia terá o poder de condená-lo (Apocalipse 20:11-15; João 5:22). Por favor, aproveite a oportunidade que Deus lhe dá e corra para Ele em busca de salvação.

III. Um milagre Impressionante (João 5:6b-9)

A. Há uma oferta

Jesus pergunta ao homem se ele quer ser curado. O homem responde apelando à sua impotência física, dizendo que não tem ninguém para ajudá-lo a entrar na água. Ele estava confundindo o físico com o espiritual. Hoje, Jesus faz a mesma oferta de salvação ao pecador, que frequentemente responde com desculpas como: “Não sou bom o suficiente” ou “Sou muito perverso”. O problema é que os pecadores buscam uma solução física para um problema espiritual. A salvação é algo que nenhum homem pode fazer por si mesmo; requer o poder de Deus, a convicção do Espírito Santo e o sangue de Jesus. Se Jesus está te chamando, não demore.

B. Há uma ordem

Jesus ordenou que o homem se levantasse e andasse, algo que ele não conseguia fazer há 38 anos. Tudo o que era exigido dele era uma fé simples, como a de uma criança, e obediência ao chamado de Jesus. Quando o chamado chega ao pecador, a única resposta necessária é a fé. Jesus não exige perfeição, apenas fé Nele. Por isso, é tão fácil para as crianças serem salvas; elas estão acostumadas a depender dos outros. Nós, adultos, precisamos de uma dose de infantilidade em nossas vidas (Marcos 10:15).

C. Há um Derramamento

Quando o homem obedeceu a ordem de Jesus com fé, foi curado e pôde andar imediatamente. A salvação funciona da mesma maneira. Quando o pecador obedece humildemente ao chamado de Jesus, ele é instantaneamente justificado diante de Deus, se torna filho de Deus, é liberto da ira divina e se torna herdeiro do Céu. Tudo isso acontece porque o pecador se volta para o Salvador com fé humilde. Jesus Cristo tem o poder de reconstruir qualquer vida destruída pelo pecado. Ele o libertará da aflição de seus pecados, se você vier a Ele quando Ele te chamar.

Conclusão de João 5:1-9

Jesus demonstrou Seu poder como o Grande Médico ao curar o corpo daquele homem. Contudo, não há indicação de que ele tenha se tornado um crente em Jesus (João 5:10-15). Que tristeza estar diante de Jesus, experimentar Seu poder e Seu toque, mas ainda assim continuar em pecado e perecer, perdido, no Inferno para sempre.

O mais importante a lembrar sobre Jesus como o Grande Médico não é que Ele cura o corpo, mas que Ele pode curar a alma. A cura do corpo é maravilhosa, mas o corpo eventualmente perecerá. O que Jesus faz pela alma, porém, é eterno.

Você está salvo hoje? Se o Senhor está te chamando, por que adiar mais? Enquanto Ele está passando, reserve um tempo para vir a Ele. Ele te salvará do pecado e te livrará do Inferno. Afinal, é isso que você realmente quer e precisa.

Pregação Expositiva em João 5:1-9 – Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressecados, esperando o movimento da água.


Mais Esboços de Pregação