Pular para o conteúdo

A quem escolheis, Jesus ou Barrabás? – Mateus 27:17

A quem escolheis Jesus ou Barrabás?

Mateus 27: 17

INTRODUÇÃO

Quando Jesus foi preso pelos Judeus, foi levado imediatamente a julgamento, pelo Sinédrio que já estava reunido, aguardando a sua chegada. A condenação de Jesus se deu quando o sumo sacerdote Caifás o acusou de blasfêmia, por ter se auto proclamado Filho de Deus. No entanto, Caifás não tinha autoridade para executar Jesus, por isso o enviou a Pilatos, para que fizesse o seu julgamento e o condenasse.

DESENVOLVIMENTO

Pilatos interrogou Jesus e não encontrou nenhum motivo para condená-lo, e até tentou libertá-lo. Mas os sacerdotes e doutores da lei protestaram contra a libertação de Jesus, e incitaram a multidão a pedir a sua morte.

Quando isso aconteceu, Pilatos lembrou da tradição praticada pelos judeus, de libertar um preso condenado, na época da Páscoa, o qual era escolhido por voto popular. A esperança de Pilatos era que Jesus fosse escolhido pelo povo e liberto em seguida.

Jesus estava ali sendo julgado injustamente, por causa da sua doutrina, das suas obras maravilhosas, da sua declaração de que Deus era seu Pai e que Ele era Deus.

Jesus foi apresentado diante da multidão, juntamente com Barrabás, um criminoso que havia provocado várias sedições contra os romanos na cidade, e no momento da escolha, a multidão pediu que Barrabás fosse liberto e que Jesus fosse crucificado.

O que representa Barrabás?

Ele representa o homem pecador e ímpio, que está preso pela sua rebelião e pecados. O homem merece a condenação e a morte, pois é responsável e culpado pelos seus atos. No entanto, no momento da sua condenação e morte, Barrabás foi liberto e Jesus escolhido e colocado em seu lugar, recebendo o castigo da morte por ele.

Jesus não era culpado de nada, pois não havia cometido crime algum, mas Barrabás sim. Ele era um homicida, e um perigo para as pessoas. Mas Jesus assumiu a culpa de Barrabás e de toda a humanidade, dando sua vida em favor de todos.

A justiça de Deus foi cumprida ali; na morte de Jesus, pois toda a indignação contra o pecado foi derramada sobre Ele. Hoje não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus, pois Ele levou nossos pecados e fomos libertos do poder da morte através do seu sacrifício.

CONCLUSÃO

Onde está a culpa de Pilatos e do povo de Jerusalém?

Jesus é a Vida Eterna e a Salvação. Barrabás representa o pecado, a rebeldia e tudo que está ligado ao mundo e à natureza corrupta do homem.

Quando Pilatos permitiu a morte de Jesus, baseado na escolha do povo de Jerusalém, fez aquilo que as pessoas continuam fazendo até hoje: Rejeitando a Salvação e a Vida Eterna, e escolhendo o pecado, a corrupção e a vida mundana.

A quem escolheis, Jesus ou Barrabás?


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login!

Mais conteúdo

O cuidado com as Ovelhas – Provérbios 27:23-27

Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou – Salmo 3:5

O mensageiro e sua função – João 11:3-4

Jesus, Justo Juiz – II Timóteo 4:8

João 10:22-25 – A Festa da Dedicação

O exilado cativo depressa será solto – Isaías 51:14

Lembra-te de mim quando entrares no teu reino – Lucas 23:39-42

A salvação – João 8:11

O enigma de Sansão – Juízes 14:12-14

Está consumado – Lucas 23:46

Os fundamentos na vida do Justo – Salmos 11:3


Alguma dúvida?