rico insensatoO Rico Insensato

       Lucas 12:16-20

                        Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

Introdução

                A parábola do rico louco (perdeu a razão ou é insensato). Demonstra o fato de que a busca pelo material não é a coisa principal na vida do homem.

O homem prospera, guarda muito dinheiro e constrói um grande patrimônio. Tudo planejado para usufruir e descansar, beber, comer e se divertir.

            A grande pergunta é: “…e o que tens preparado, para quem será? ”

Desenvolvimento

            O desejo, e na verdade o grande problema do homem nesta última hora é “ter em abundância”.

Arrazoava consigo mesmo. Que farei? – Seus próprios recursos e entendimento, não consulta o Senhor sobre seus passos, buscar orientação em Deus é coisa estranha para o mundo, o mundo está longe de Deus.

Farei isto: derribarei e edificarei – Auto-suficiência humana, o homem se sente dono de si mesmo, é soberbo, governa sua própria vida, segue seu próprio projeto. O projeto do homem sem Deus é nulo e duvidoso.

E direi a minha alma – O homem dá ouvidos à voz de Deus, não vem para luz para que suas obras não sejam reprovadas, pois não são feitas em Deus. O homem só pode ouvir o que diz a sua razão e o seu próprio entendimento.

Muitos anos … –   Homem acha que tem vida longa, o homem vive, em média, 60 a 70 anos. O que é isso diante da eternidade? O homem é um ser temporal, seus dias são contados.

Descansa, com, bebe e folga – São as necessidades básicas do homem. Contudo o homem no seu próprio projeto nunca consegue saciar as necessidades da sua alma.

Louco, esta noite te pedirão a tua alma – Por desprezar o Projeto de Deus, por julgar que pode satisfazer a necessidade da sua alma. “Esta noite”: hoje, agora, pois Jesus pode voltar a qualquer momento neste período de trevas espirituais. “Pedirão” (a operação da Trindade).

Conclusão

            Somente em Deus o homem alcança a satisfação de todas as suas necessidades espirituais. A Obra do Espírito Santo nos revela isto.

A maior necessidade do homem é a Vida Eterna

 

 

 

Espalhe o Portal Revelação
Categorias: Lucas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *