Pular para o conteúdo

Lucas 8:15 – Coração


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

CORAÇÃO

Lucas 8:15 “e a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom e dão fruto com perseverança.

Síntese: Aprender, compreender e preservar a Palavra em um bom oração.

INTRODUÇÃO

Os evangelhos com exceção o de João, explanam a parábola do semeador. Mas nos demais evangelhos Jesus fala sobre a semente que caiu em espinhos, a beira do caminho, pedras e na boa terra. Nesta mensagem o nosso foco é a boa terra, já que somos servos maduros para realização da sua obra pela sua palavra. Como devemos receber esta preciosa semente. Os evangelhos mostram como receber a semente.

DESENVOLVIMENTO

Mateus 8:13

O que ouve e compreende

A palavra compreender vem do latim prehendo, que origina também a palavra aprender. Temos aprendido que a palavra no coração produz frutos com abundância. Não somos apenas meros ouvintes mas aprendemos com o Espírito o valor da palavra para nós. Jesus disse que devemos aprender dele.

Marcos 4:20

Ouvir e receber

Marcos aplica o verbo receber. Receber a palavra vem do grego hupolambanô, que significa assumir. Nós assumimos esta Palavra como bem maior. Temos ouvido, aprendido, assumido. Quando assumimos uma responsabilidade temos que cumpri-la. Observá-la, a palavra se tornou parte de nós.

Lucas 8:15

Ouvir e conservar

Lucas usa o verbo conservar. Conservar é não deixar deteriorar, perder, temos conservado o ensino do Espírito Santo. Se Deus ensinou assim, deve ser assim. Preservar e não deixar mudar o que Deus revelou. Na revelação da Palavra também somos conservados (preservados) em Deus.

Coração bom: Longe da maldade, das más intenções. Coração disposto a fazer o bem.

Coração honesto: Honestidade para Deus é o servo manter integridade diante dele. Se o homem peca e esconde o seu pecado, ele está sendo desonesto com Deus.

CONCLUSÃO

Deus nos quer assim, que não sejamos apenas ouvintes, mas temos que aprender mais e mais, assumir o que temos aprendido e preservarmos seus preceitos. O resultado são frutos que daremos na presença do Senhor.


Download

Mais Esboço de Pregação

O Bom coração – Lucas 8:15

A mesa de Deus – Lucas 14:15

Reconstruindo com pedras queimadas

A certeza do descanso – Culto das Senhoras



Alguma dúvida?