Pular para o conteúdo

Lucas 19:8 – A Fraude de Zaqueu


A FRAUDE DE ZAQUEU

Lucas 19:8 – “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.”

INTRODUÇÃO

Para o homem ter Salvação precisa admitir que é pecador, que seu pecado o leva para longe de Deus. Este é o primeiro passo. Depois precisa entender que tem que mudar de vida, foi o que Zaqueu entendeu. Ele dispôs a metade de seus bens mostrando a atitude do homem que é de tirar da sua vida tudo aquilo que não agrada a Deus. Mais que isso, ele precisava restituir. Restituir algo que não era dele.

DESENVOLVIMENTO

O homem é eterno devedor de Deus. A afirmação de Zaqueu foi profética: Ele precisava devolver. Como nós pagaremos ao Senhor por tudo que Ele fez e faz por nós? Como pagaremos todo pecado que cometemos como homens?

Se nalguma coisa tenho defraudado alguém…

Zaque era judeu. Ele conhecia a Palavra. Vemos hoje um cristianismo defraudando o homem. Fraude quer dizer enganar, trocar o que é original, mudar as verdadeiras regras. O homem defraudou os valores celestiais. O homem defraudou a bênção do Senhor em sua vida. Ele trocou a Palavra pela Religião, pela fraude, pelo engano. Hoje há também crentes assim, defraudaram a si mesmos espiritualmente.

O restituo quadruplicado…

A resposta de Zaqueu foi profética, pois o 4 de Zaqueu aponta para o projeto de Deus através do Evangelho eterno. Só há uma maneira de restituir: Através do Sangue de Jesus descrito no seu Evangelho eterno.

“SE alguém furtar boi ou ovelha, e o degolar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e pela ovelha quatro ovelhas .” Êxodo 22:1

CONCLUSÃO

Zaqueu teve essa atitude depois de ter um encontro com Jesus(ato) e recebê-lo em sua casa(processo). Em sua casa, ele entende que era hora de restituir.

É hora de restituir, ou seja, de voltar ao original, aos valores celestiais. De restituir o tempo que tomamos para nosso interesse e deixamos tão pouco tempo para o Senhor. É hora de restituir a submissão ao Senhor, onde muitas vezes colocamos nossa vontade acima da Dele. Só há uma restituição: A oferta de Abel. O sacrifício de Jesus descrito nos 4 evangelhos.

Restituir é devolver a Deus o que lhe pertence: Nossa adoração, nosso tempo, nosso amor, através de uma vida transformada no seu altar.

Bruno Rocha
Maceió/AL


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

Zaqueu o Publicano – Lucas 19:03/05

O caminho de Zaqueu – Lucas 19:3-5

Ilustração bíblica – Cristo é Eterno

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração – Salmos 139:23-24

AQUI MORRO DE FOME – Lucas 15:11-23



Alguma dúvida?