Pular para o conteúdo

Zaqueu o Publicano – Lucas 19:3-5


Zaqueu o Publicano

Lucas 19:3-5 – E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali.
E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa.

Introdução

Zaqueu foi eleito, estava destinado ao encontro, onde teria que escolher o caminho que iria trilhar.

Zaqueu desejou ver Jesus, pois, sua alma incessantemente clamava em busca de resposta para o segredo da sua alma.

Se por um lado o homem tem sobre si uma eleição que independe de sua vontade, pois, está sujeita a soberania de Deus, por outro, o mesmo homem tem uma incessante busca a fim de desvendar o segredo que incomoda sua alma.

Jesus passando por Jericó com destino à Jerusalém e tinha um encontro marcado com Zaqueu.

Zaqueu por sua vez buscava ver Jesus, sem saber o porquê? Movido pela sede de sua alma!

Ao ver Jesus, Zaqueu se depara com algumas dificuldades e tenta desistir, tenta fugir, por causa de sua baixa estatura. O homem de pouca estatura é aquele que não teve conhecimento da Graça.

No momento do encontro não adianta tentar desistir (e não podia, por causa da multidão)

O encontro com Jesus foi marcado pelo Espírito Santo, não há possibilidade do homem impedir esse encontro, pois, o ato da salvação é operado pela soberania de Deus, sem intervenção do homem.

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós… João 15:16

“… E, correndo adiante… “

O homem tenta de todas as formas driblar, fugindo, correndo, dando desculpas em busca do impossível, pois, ele foi escolhido para esse encontro, e no encontro sua vida será marcada pela decisão que ele precisará tomar.

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Salmos 139:7

“… subiu a um sicômoro bravo para o ver…”

Zaqueu tentou manter a posição, uma característica do homem, que tenta se colocar acima da situação que o envolve, para mostrar que está tudo bem, que não precisa de nada, que sabe de tudo, que tem o controle da sua vida.

Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra. Isaias 66:2

”…Porque havia de passar por ali…”

Se faz necessário o Senhor passar pela vida homem, para que projeto de Salvação se realize na sua vida. Zaqueu achou pensou que veria Jesus passar por ali e pronto acabou eu o vi e acabou, mais o chamado não depende da ação do homem, pois, ele terá de decidir, seguir ou não a Jesus, fazer uso do que possui o livre arbítrio.

Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida,para que vivas, tu e a tua descendência, Deuteronômio 30:19

Conclusão

Assim como Zaqueu, o que resta ao homem é atentar para essa grande salvação. Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação… Hebreus 2:3

E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. Lucas 19:6

Receber Jesus com pressa, deixar para traz a religiosidade, a razão e abrindo a porta da nossa casa (coração) para Jesus entrar e operar a Salvação.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

O caminho de Zaqueu – Lucas 19:3-5

Lucas 19:8 – A Fraude de Zaqueu

O Barco – Lucas 8:22-24

O que subiu aos Céus – Jonas 1:1-2; 3:7-8

A Pequena Nuvem – I Reis 18:41-44



Alguma dúvida?