img

Fica conosco – Lucas 24:29

Tema: O “FICA CONOSCO” AO LONGO DO TEMPO

“E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.”
Lucas 24:29

INTRODUÇÃO

Em toda a história do povo de Deus, houve um clamor da alma pela presença do Senhor. Vários foram os momentos em que, indiretamente, o homem disse: “Fica conosco!”

DESENVOLVIMENTO

Ao longo da História do povo de Deus, essa expressão citada no evangelho de Lucas “Fica conosco” , foi profeticamente e indiretamente usada por outros servos. Em cada período da História essa expressão teve um significado profético.

1º Fica conosco: Moisés
“Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.”
Êxodo 33:15

O povo iria subir. Moisés clama ao Senhor pela presença Dele. É um dos primeiros “fica conosco” . Assim também foi no início da nossa caminhada. Nós fomos chamados para uma caminhada onde o fim é que nós iremos subir para a Eternidade. Se o Senhor não fosse conosco, não teríamos prosseguido. Mas Ele foi conosco até aqui. O Cordeiro livrou Israel do juízo. O clamor do povo de Israel na saída do Egito foi: “Cordeiro, fica conosco!” . O Cordeiro esteve nas casas dos filhos de Israel.

2º Fica conosco: Isaías
“Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.”
Isaías 43:2

Aqui vemos uma promessa de Deus para o seu povo. Promessa de vitória nas nas lutas. Nas lutas, também pedimos que o Sengor ficasse conosco. Nós passamos pelas águas, pelos rios, pelo fogo, porque o Senhor ficou conosco.

3º Fica conosco: Livro de Lamentações
O profeta suplica a presença do Senhor. O povo de Israel foi levado cativo e tudo que os remanescentes de Judá clamavam indiretamente e profeticamente no salmo 126, mesmo distante de Jerusalém era: “Fica conosco outra vez!”

Nas falhas, nos erros. Volta a estar conosco Senhor! Nas nossas falhas, nos nossos erros ao longo da caminhada, nós clamamos pelo poder do sangue de Jesus suplicando o seu perdão e o Senhor restaura sua presença nas nossas vidas e sempre volta a ficar conosco.

4º Fica conosco: O fim do dia. Já é tarde.
“…Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia…”

O Senhor envia o Messias, o Salvador para ficar com o homem. Para resgatá-lo do pecado. Ele morre, ressuscita, e volta para a Eternidade.

Jesus fez como quem ia para mais longe. Porquê?
Porque não merecíamos que Ele entrasse nas nossas vidas. Somos a igreja gentílica. Ele veio para os seus e os seus não o receberam.

Após a ressurreição a Igreja achou que Jesus ia embora, que iria ficar sozinha, mas Ele disse que estaria conosco até a consumação dos séculos (Mateus 28:20). Ele nos deixou o Espírito Santo, o Consolador.

Jesus entrou para ficar com eles
Jesus não entra na vida do homem pra passar um tempo. Ele entra para ficar.

Este “fica conosco” é diferente de todos os outros, porque aqui é o fim (já declinou o dia, é noite). Um período da nossa caminhada já se foi e fomos sustentados, chegamos até aqui. Nós estamos vivendo o fim da Igreja neste mundo. O clamor agora não é por bênçãos nesta vida, não é por definição, não é para entender alguma coisa que não foi entendida.

O clamor agora é porque sabemos que vamos embora (já é tarde). A Igreja clama para que tudo que vivemos ao longo da caminhada fique conosco. Fique conosco a fé, o Amor, os dons espirituais…

Há um lugar na nossa vida para o Senhor ficar?

CONCLUSÃO

Estamos vivendo o último “fica conosco”. Não estamos mais preocupados com o início. Não estamos mais preocupados com rios, águas, fogo. Não há mais tempo para falhas. Estamos olhando para o céu, para o relógio profético.

Nosso clamor é para que o Evangelho fique dentro de nós, que a Palavra fique em nós, porque nós iremos ser arrebatados.

 

Bruno Rocha
Maceió/AL

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

It is main inner container footer text