Pular para o conteúdo

I João 5:4-5 – Fé Inabalável


Fé Inabalável

I João 5:4-5
“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa . Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”

INTRODUÇÃO

O texto lido nos fala que vencemos o mundo através da . Antes de tudo, precisamos entender o que é a e qual a sua definição.
O texto em Hebreus 11:1 diz: “Ora, a é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”
Então, a fé é um firme fundamento. Fundamento é base, sustentação da vida do servo de Deus. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6).

DESENVOLVIMENTO

A fé é sustentação para as coisas que se esperam e também a prova ou certeza das coisas que se não vêem. Como as promessas celestiais que cremos que existem, mas não vemos. Fé é a certeza das realizações eternas. É termos certeza também das promessas que Deus fez às nossas vidas aqui neste mundo.


A fé não vem de nós, é dom de Deus (Ef 2:8) e ainda faz parte do fruto do Espírito (GI 5:22). A fé tem sua sede no coração, não é algo alcançado pelo nosso esforço físico ou mental, mas Deus nos dá conforme a medida da fé que ele repartiu a cada um (Rm 12:3).

A fé verdadeira, que agrada a Deus, não é só dizer que crê que Jesus é o Salvador e Senhor, mas como diz Romanos 10:10; o crer vem do coração, a fé que Deus concede é para justiça ou justificação do que crê e com a boca confessa, testemunha o que Deus tem feito em nossas vidas nos dando salvação.

Para entendermos melhor, o apóstolo Tiago em seu capítulo 2 verso 17, diz que a fé sem obras é morta. Mas o que isto quer dizer?

Tiago afirma no verso 19 que, crer em Deus até os demônios creem e estremecem. A fé deve ser seguida de atitudes que testificam, que justificam, que provam nossa fé, como o nosso comportamento que foi transformado quando aceitamos a Cristo, nosso falar que agora é diferente; não aceitamos mais os oferecimentos do mundo, etc.

A fé é viva, vai nos transformando a cada dia.

E como adquirimos mais fé?

Em João 5:24, diz: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas, passou da morte para a vida.”

O texto diz que primeiro devemos ouvir a palavra de Deus, e Rm 10:17, confirma isto, a fé vem pelo ouvir. Então, ouvimos a palavra de Jesus e cremos naquele que o enviou (o Pai), entendendo o projeto de salvação para o homem.

Mas o que não crer será condenado

A expressão “Não crer” no original (grego) significa desobedecer. A fé e a obediência estão entrelaçadas. Com a fé, vem a obediência.
Voltando ao texto que lemos inicialmente, I João 5:4, o apóstolo João afirma que a nossa vitória sobre o mundo é a nossa fé. A fé vence o mundo.

Quando Paulo, na carta aos Efésios, no capítulo 6, verso 16, fala da armadura de Deus diz que a fé é o escudo contra os dardos inflamados do adversário, nos protegendo dos seus ataques. A fé é defesa, nos protege; e a ordem é resistir firme na fé (I Pe 5:9) dos ataques do adversário que nos ronda procurando nos destruir.

CONCLUSÃO

O momento é de nos defendermos, proteger os nossos lares e nós mesmos resistindo com fé em Jesus. A fé nos dará a vitória.

Devemos buscá-la, pedindo que o Senhor renove em nós a fé e a aperfeiçoe a cada dia. Devemos amar a Palavra de Deus e meditar nela todos os dias e ensinar aos nossos filhos, netos, sobrinhos, a amá-la também, e à medida que fazemos isso, a nossa fé é acrescentada e quando os dardos do adversário vierem, estaremos protegidos pela fé, o escudo do servo de Deus.

Há uma batalha espiritual, e nós devemos levantar defesas. Já vimos o falar e o calar, que se observarmos, nos livram de tristezas; e o clamor pelo sangue de Jesus, que nos livra dos perigos no caminho. E hoje, tomemos posse da fé e a busquemos para que as nossas vidas e nossos lares sejam protegidos das investidas do mal.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login

Mais Esboço de Pregação

Ana, por que choras? – I Samuel 1:8

Guardaste a minha Palavra – Apocalipse 3:8-10

Por isso estamos alegres – Salmo 126:3

Os sinais do fim dos tempos – Mateus 24:1-14 e Apocalipse 22: 12-14

As pedras de Mó Deuteronômio 24: 6

Êxodo 33:14 – Irá a minha presença contigo para te fazer descansar(

João 14:1-6 – Não se turbe o vosso coração

Porque tive fome, e deste-me de comer… – Mateus 25:34-36

9 Sermões Bíblicos em WORD – Premium

Eliseu e a Sunamita – II Reis 4:8-11

Vai bem a tua alma – 3 João 1:2

O Sacrifício da Tarde – Êxodo 30:1-10

Postura do Obreiro / O obreiro ARARA



Alguma dúvida?