Pular para o conteúdo

Seguir nas mesmas pisadas – II Coríntios 12:17-18


Seguir nas mesmas pisadas 

II Coríntios 12:17-18  – “…Porventura aproveitei-me de vós por algum daqueles que vos enviei? Roguei a Tito, e enviei com ele um irmão. Porventura Tito se aproveitou de vós? Não andamos porventura no mesmo espírito, sobre as mesmas pisadas?…” 

INTRODUÇÃO 

Deus tem proposto para nós uma caminhada segura, isso implica em vivermos segundo o projeto eterno que o Senhor estabeleceu na sua eternidade

DESENVOLVIMENTO 

Quando Paulo se dirija a Igreja de corinto, para demonstrar que aqueles que lhes fora enviado, no caso, Tito e outro Irmão que a bíblia não faz aqui menção do seu nome; procurou deixar claro que, estes partilhavam de um mesmo entendimento, um mesmo sentimento e uma mesma postura, visto que valores haviam sido colocados em seus corações pelo Espírito Santo, que os mesmos faziam parte da Igreja Fiel de Jesus (corpo). 

 “…Porventura me aproveitei de vós por algum daqueles que vos enviei?… porventura Tito se aproveitou de vós? .. 

Paulo faz alguns questionamentos aos  que estavam em corinto, uma vez que percebeu certa resistência àqueles que lhes haviam sido enviados. Sua pergunta? Tito se valeu de algum bem material, ou teria porventura despojado algum de vós? Extraiu algum bem de vós em favor de si mesmo? 

 A resposta a estes questionamentos era: não. 

A nobreza na vida servo é viver daquilo que é espiritual, não se pode fazer barganhas, muito menos trocas como muitos tem feito. O que é espiritual não está à venda, não pode ser negociado. A palavra nos diz: “de graça recebestes, de graça daí ” . 

 “… Não andamos porventura no mesmo espírito” andar no mesmo espírito é andar, ou seja, andar na direção do Espírito Santo

Decidimos viver uma vida de comunhão com o nosso Deus. Não caminhamos segundo a carne, mas andamos com experiências com Deus.

 “…As mesmas pisadas… As pisadas costumam deixar marcas, essas permitem aos caminhantes acertar o caminho, permite trilharem o mesmo caminho que fora percorrido por quem viera antes dele. Salmos 119:133 “.. Ordena os meus passos na tua palavra, e não se apoderou de mim iniquidade alguma. 

CONCLUSÃO 

Paulo ao falar acerca da sua postura e a dos servos que foram enviados aos irmãos em corinto, manifesta mais uma vez a lisura das suas ações, trazendo ao conhecimento de todos o compromisso que eles haviam firmados com o Senhor

Qual foi o compromisso de Paulo, Tito e o servo que fora com Tito a corinto? Andarem no mesmo espírito e seguirem nas mesmas pisadas. O compromisso da Igreja está em andarmos no mesmo espírito, sendo conduzidos pelo Espírito Santo e seguirmos as pisadas que o Senhor Jesus deixou.

Não andamos segundo os homens nem seguimos as suas pisadas. Seguimos tão somente a Jesus que tem para nós uma vida eterna.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

ESPERANÇA DE VIDA ETERNA – TITO 1:1-4

Porventura não ardia o nosso coração? – Lucas 24:32-33

A resplandecente estrela da manhã – Apocalipse 22:16

O Evangelho Transformando o Homem

ORNAMENTO DA DOUTRINA – TITO 2:10-10



Alguma dúvida?