Pular para o conteúdo

Desperta, tu que dormes – Efésios 5:14-16

Culto de senhoras
TEMA: Desperta, tu que dormes. Efésios 5:14-16

Introdução

É necessário vigiar em todo tempo, não dormir. O cristianismo está na decadência espiritual, e aquele que deseja a eternidade precisa estar de pé, definido, pronto para subir. E ser sábio no andar, remindo o tempo, isto é, aproveitar a oportunidade que temos hoje de nos preparar para a volta de Jesus que se aproxima.

Desenvolvimento

Porque como na salvação sou ELEITO por Deus, depois CHAMADO por Jesus e no dia a dia acontece O PROCESSO DA SALVAÇÃO feito pelo Espírito Santo, de forma gradativa para o meu crescimento espiritual. A decadência espiritual também é um processo gradativo para a morte espiritual. Na história de Sansão, enquanto ele dormia, os inimigos foram o cercando pacientemente, até que o prenderam e fizeram dele escravo.

Pergunta da semana: O resultado da desobediência à operação do Espírito do Senhor, na vida de Sansão foi a sua decadência espiritual. Dê o significado profético:
1: PERDEU OS CABELOS: Juízes 16:19 e 20
2: PERDEU A FORÇA: Juízes 16:19
3: PERDEU OS OLHOS: Juízes 16:21
4: FOI PRESO: Juízes 16:21
5: FOI DIVERTIR OS INIMIGOS: Juízes 16:25
6: MORREU: Juízes 16:30

PERDEU OS CABELOS: Juízes 16:19 e 20

PROFÉTICO: CABELOS CORTADOS = PERDEU A DIREÇÃO DO SENHOR

Os cabelos de Sansão eram compridos, trançados, significa que seus pensamentos eram ordenados, ligados a Deus. Mas ele perdeu a direção do Senhor quando deixou de ouvir a voz de Deus e passou a ser guiado pelos desejos do seu coração, da sua carne. A decadência espiritual do homem começa através da desobediência.

PERDEU A FORÇA: Juízes 16:19

PROFÉTICO: A FORÇA DE SANSÃO = O PODER DO ESPÍRITO SANTO

Toda vez que Sansão tinha uma vitória, era uma ação do Espírito Santo, agindo diante das suas necessidades, mas quando ele desobedeceu, o Espírito Santo se retirou. O pior resultado da sua desobediência foi isso. Ele perdeu totalmente a sensibilidade a ponto de não saber que o Senhor já tinha se retirado dele. O Espírito Santo se faz presente nas nossas vidas para nos guiar,
porém se não obedecemos, Ele se retira de nós. E o homem fica então sem forças para lutar contra o pecado, para voltar para a presença do Senhor, desânimo na vida espiritual.

PERDEU OS OLHOS: Juízes 16:21

PROFÉTICO: PERDER OS OLHOS = PERDER A VISÃO ESPIRITUAL

Não vê mais as coisas espirituais, perde as revelações do Senhor (a profecia), não é usado nos dons espirituais, não tem discernimento, deixa de crer. Não vê mais o caminho da eternidade, fica cego espiritualmente.

FOI PRESO: Juízes 16:21

PROFÉTICO: PRESO = ESCRAVO DO ADVERSÁRIO

Sem o Espírito Santo o homem torna se escravo do adversário, moendo para ele, isto é, trabalhando para o inimigo, ou serve a Deus ou serve o adversário “Ninguém pode servir a dois senhores…” Mt 6: 24.

FOI DIVERTIR OS INIMIGOS: Juízes 16:25

PROFÉTICO: DIVERTIR OS INIMIGOS = SER MOTIVO DE ZOMBAÇÃO PARA O MALIGNO

Sansão foi trazido para alegrar os inimigos, numa festa idólatra, dentro do templo do deus Dagom. O homem quando perde o Espírito Santo vira escárnio nas mãos do adversário.

MORREU: Juízes 16: 30

PROFÉTICO: MORTE: CONDENAÇÃO ETERNA.

O projeto de Deus para Sansão não era esse. Deus o chamou para que em toda sua vida, livrasse o povo de Israel dos filisteus. Este é o fim da decadência espiritual do homem, a condenação eterna.

Conclusão

É tempo de orar e vigiar, pois a decadência espiritual é gradativa, aos poucos o servo vai deixando seu compromisso como Senhor. Todos os dias temos que fazer a nossa escolha: fugir do projeto de Deus ou aceitar e permanecer na vontade soberana de Deus. Essa escolha é individual! Lucas 9:23,24


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais conteúdo

Que farei eu por meu filho? – I Samuel 10:2-6

Louco! Esta noite te pedirão a tua alma – Lucas 12:20

O nascimento de Sansão – Juízes 13:1-5

Lucas 12:16-20 – O Rico Insensato


Marcações: